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C++ Problema com multiplicao de dois vetores


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Meu codigo multiplica vetorA por vetorB até 4 de indice ele multiplica certinho porém se eu botar 2 vetores de 5 se multiplicando o [0] x [0] da errado a multiplicação.

#include<stdio.h>

int main () {
	int Indice,i,Xvalor;
	int VetA[Indice];
	int VetB[Indice];
	int VetC[Indice];
	
	printf("Quantos indices desejas nos vetores?\n");
	scanf("%d",&Xvalor);
	Indice = Xvalor - 1;

	for (i=0;i<=Indice;i++){
		printf("Digite um numero para o indice:%d do VetorA. \n",i);
		scanf("%d", &VetA[i]);
	}
	
	for (i=0;i<=Indice;i++){
		printf("Digite um numero para o indice:%d do VetorB. \n",i);
		scanf("%d", &VetB[i]);
	}
		
	for(i=0;i<=Indice;i++){
		VetC[i]= VetA[i] * VetB[i];
	}
	
	for(i=0;i<=Indice;i++){
		printf("VetC[%d]=%d\n",i,VetC[i]);
	}
	}

Resposta para vetorA[4]=1,2,3,4 e VetorB[4]=1,2,3,4

VetC[0]=1
VetC[1]=4
VetC[2]=9
VetC[3]=16

Resposta para vetorA[6]=1,2,3,4,5,6 e VetorB[6]=1,2,3,4,5,6

VetC[0]=5      //????
VetC[1]=12    //????
VetC[2]=9
VetC[3]=16
VetC[4]=25
VetC[5]=36

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int Indice,i,Xvalor;
int VetA[Indice];
int VetB[Indice];
int VetC[Indice];

Você usa a variável Indice para determinar o comprimento dos vetores, mas essa variável não ainda não recebeu valor algum nesse ponto do programa, então o programa usa um valor aleatório, que está lá na memória que ficou de lixo de outros programas que usaram esse lugar da memória, pra usar como comprimento dos vetores...

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46 minutos atrás, guilherme.cabrals disse:

@isrnick mesmo eu declarando o valor de indice e so usando a variavel depois?

 

Você teria que definir o tamanho do vetor(se quiser definir o tamanho do vetor com entrada de valores teria que fazer uma alocação dinâmica)

 

E você poderia fazer tudo isso em apenas um for.

 

int main() {
    
    int i, Xvalor;
    

    printf( "Quantos indices desejas nos vetores?\n" );
    scanf( "%d", &Xvalor );
    
    int* VetA = ( int* )malloc( Xvalor * sizeof( int ) );
    int* VetB = ( int* )malloc( Xvalor * sizeof( int ) );
    int* VetC = ( int* )malloc( Xvalor * sizeof( int ) );

    for ( i = 0; i < Xvalor; i++ ) {
        printf( "Digite um numero para o indice:%d do VetorA. \n", i );
        scanf( "%d", &VetA[ i ] );
    }

    for ( i = 0; i < Xvalor; i++ ) {
        printf( "Digite um numero para o indice:%d do VetorB. \n", i );
        scanf( "%d", &VetB[ i ] );
    }

    for ( i = 0; i < Xvalor; i++ ) {
        VetC[ i ] = VetA[ i ] * VetB[ i ];
    }

    for ( i = 0; i < Xvalor; i++ ) {
        printf( "VetC[%d]=%d\n", i, VetC[ i ] );
    }

    free( VetA );
    free( VetB );
    free( VetC );
}

 

 

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@guilherme.cabrals O tamanho do vetor é fixado no momento em que ele é criado, um vetor com tamanho variável depende do valor da variável entre os colchetes no momento em que o vetor é declarado.

 

Você poderia definir os vetores após obter o valor da variável:

#include<stdio.h>

int main () {
    int Indice,i,Xvalor;
    
    printf("Quantos indices desejas nos vetores?\n");
    scanf("%d",&Xvalor);
    Indice = Xvalor - 1;
    
    int VetA[Xvalor];
    int VetB[Xvalor];
    int VetC[Xvalor];
    
    for (i=0;i<=Indice;i++){
        printf("Digite um numero para o indice:%d do VetorA. \n",i);
        scanf("%d", &VetA[i]);
    }
    
    for (i=0;i<=Indice;i++){
        printf("Digite um numero para o indice:%d do VetorB. \n",i);
        scanf("%d", &VetB[i]);
    }
    
    for(i=0;i<=Indice;i++){
        VetC[i]= VetA[i] * VetB[i];
    }
    
    for(i=0;i<=Indice;i++){
        printf("VetC[%d]=%d\n",i,VetC[i]);
    }
    
    return 0;
}
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2 horas atrás, isrnick disse:

@guilherme.cabrals O tamanho do vetor é fixado no momento em que ele é criado, um vetor com tamanho variável depende do valor da variável entre os colchetes no momento em que o vetor é declarado.

 

Você poderia definir os vetores após obter o valor da variável:


#include<stdio.h>

int main () {
    int Indice,i,Xvalor;
    
    printf("Quantos indices desejas nos vetores?\n");
    scanf("%d",&Xvalor);
    Indice = Xvalor - 1;
    
    int VetA[Xvalor];
    int VetB[Xvalor];
    int VetC[Xvalor];
    
    for (i=0;i<=Indice;i++){
        printf("Digite um numero para o indice:%d do VetorA. \n",i);
        scanf("%d", &VetA[i]);
    }
    
    for (i=0;i<=Indice;i++){
        printf("Digite um numero para o indice:%d do VetorB. \n",i);
        scanf("%d", &VetB[i]);
    }
    
    for(i=0;i<=Indice;i++){
        VetC[i]= VetA[i] * VetB[i];
    }
    
    for(i=0;i<=Indice;i++){
        printf("VetC[%d]=%d\n",i,VetC[i]);
    }
    
    return 0;
}

Esse código não compila em alguns compiladores pelo fato da variável Xvalor não ser uma constante, um exemplo disso é no Visual Studio 2017:

 

Citação

1>c:\users\admin\source\repos\ch\ehhelper\main.cpp(460): error C2131: expression did not evaluate to a constant
1>c:\users\admin\source\repos\ch\ehhelper\main.cpp(460): note: failure was caused by a read of a variable outside its lifetime
1>c:\users\admin\source\repos\ch\ehhelper\main.cpp(460): note: see usage of 'Xvalor'

 

O ideal é usar alocação dinâmica para evitar esses problemas.

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@cyer Sim, o compilador da microsoft ainda não tem muita conformidade com os padrões C (C99 e C11), e vetores com comprimento variável é uma das coisas do C que ainda não implementaram, pois eles focam mais em conformidade do C++, então para programar em C usar outros compiladores é uma melhor opção.

 

https://visualstudio.uservoice.com/forums/121579-visual-studio-ide/suggestions/11580261-support-c99-variable-length-arrays

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