Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
#include <stdio.h>
int main(){
int octal,i,decimal,n;

printf("Digite  o valor em octal: ");
scanf("%i",&octal);

n=0;

for(i=0; i<n; i++){
    decimal=octal*n;
}

printf("O valor em decimal eh: %i",decimal);
}

Bom galera eu preciso fazer um exercicio que transforma octal em decimal, eu até consigo quando tem apenas 1 digito o octal porém e quando ele possui mais de um? Como eu faço o algoritmo ler o numero todo algarismo por algarismo?  *(depois preciso elevar cada algarismo por n+1 mas isso sei fazer)*, o problema é que precisa ser feito da direita pra esquerda, alguém pode ajudar ae :/

Postado

Se você digitar um número octal o scanf já vai fazer a conversão, por padrão números octais são identificados colocando um 0 a esquerda do número. Ou seja:

020octal  =  10decimal

Teste esse código digitando o número 020:

#include <stdio.h>

int main()
{
    int n;

printf("Digite um número: ");
    scanf("%i", &n);
    printf("Octal: %o\nDecimal: %d", n, n);

return 0;
}

O especificador %i no scanf aceita qualquer formato válido de número inteiro, seja decimal, octal ( 0ddd ), hexadecimal (0xddd).

O especificador %o no printf imprime o número na base octal, e %d imprime na base decimal.

• Obrigado 1
Postado
4 horas atrás, MatheusINF disse:

LOL cara é muito fácil e eu me matando pra fazer de outro modo

Ás vezes esse é o objetivo do problema que tem por meta não a solução e sim o procedimento, o que estou querendo dizer é que a intenção é avaliar dada a necessidade e sentido, cabendo realmente implementar do conceito até a resolução. "Reinventar a roda" como dizem. Ainda existe pelo menos mais um outro modo a conhecer; essa é também uma outra questão, mas não deveria, pois possivelmente traria / traz um pouquinho mais de benefício porque envolve outros fatores, enfim ...

• Obrigado 1
Postado

@isrnick Eu fiz ele assim porém quando resultado do decimal ou do próprio octal é 8 ou 9 ele entra em loop infinito, mesmo eu colocando um if(n==8 || n==9); break; , porém estou tentando com outros comandos de repetição.

Postado
6 horas atrás, MatheusINF disse:

@isrnick Eu fiz ele assim porém quando resultado do decimal ou do próprio octal é 8 ou 9 ele entra em loop infinito, mesmo eu colocando um if(n==8 || n==9); break; , porém estou tentando com outros comandos de repetição.

Não entendi o que você quis dizer, mas na base octal não existe 8 ou 9, pois cada dígito só vai de 0 a 7, e os números decimais 8 e 9 na base octal viram 10 e 11 respectivamente.

• Curtir 1
Postado

@isrnick É que tipo no exercicio pede pra transformar octal em decimal, porém como fazer pra caso a pessoa digite 8, não executar nada?, pois no caso não é só um número pra transformar é uma sequencia N de elementos :/

Postado
2 horas atrás, MatheusINF disse:

@isrnick É que tipo no exercicio pede pra transformar octal em decimal, porém como fazer pra caso a pessoa digite 8, não executar nada?, pois no caso não é só um número pra transformar é uma sequencia N de elementos :/

Ainda não entendi... Não tem 8 em octal, então se o usuário digitar 8 deveria ser entendido como um erro de entrada, se quiser tratar a possibilidade do usuário digitar algo inválido terá que fazer algo para detectar a entrada inválida e lidar com o erro...

Posta o código que você está tendo problemas, e que números está testando, talvez assim fique mais claro o que você está dizendo. (Se está entrando em loop após ler dados com o scanf imagino que seja apenas uma questão de limpar o lixo que ficar no buffer de entrada padrão.)

Postado

adicionado 13 minutos depois

@isrnick Aê mnw até consegui com apenas um número porém se coloco esse algoritmo em algum ciclo de repetição e digito 8 ou 9 ele buga tmb :/

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main()
{
    int n,decimal;

printf("------------------------------------\n");
    printf("         OCTAIS PARA DECIMAIS\n");

printf("\n\nDigite um numero: ");
    scanf("%o", &n);
    printf("Octal: %o",n);

decimal=n;

printf("\nDecimal: %d\n\n",decimal);

return 0;
}

• Curtir 1
Postado

e digito 8 ou 9 ele buga tmb :/

Como falei 8 e 9 não são octais válidos.

Aê mnw até consegui com apenas um número porém se coloco esse algoritmo em algum ciclo de repetição

Tenta colocar esse em um ciclo de repetição:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

void limpa_stdin(){
    int c;
    while( (c=getchar()) != '\n' && c != EOF );
}

int main()
{
    int n,decimal;

printf("         OCTAIS PARA DECIMAIS\n");

printf("\n\nDigite um numero: ");
    scanf("%o", &n);
    limpa_stdin();
    printf("Octal: %o",n);

decimal=n;

printf("\nDecimal: %d\n\n",decimal);

return 0;
}

Só adicionei uma chamada a uma função para limpar o stdin após o scanf.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!