Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade em Dell Inspiron 1525 com SSD + Caddy


Posts recomendados

Olá Pessoal, gostaria de uma opinião de vocês.

 

Tenho um Dell Inspiron 1525 que comprei em 2007 e uso ele até hoje no trabalho. Está rodando Windows 10 e me atende bem no uso que faço. É um Core 2 Duo, 4gb de ram e HD 500gb.

 

Por ele ser SATAII (sei que vai funcionar com metade de velocidade com SSD), gostaria de saber se vale a pena investir +/-300 Temers na compra de SSD + adaptador Caddy para o HD no lugar do CD. O que acham ?

 

Valeu, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
Em 19/07/2018 às 07:50, Marcelo_Perine disse:

Por ele ser SATAII (sei que vai funcionar com metade de velocidade com SSD), gostaria de saber se vale a pena investir +/-300 Temers na compra de SSD + adaptador Caddy para o HD no lugar do CD. O que acham ?

 

Valeu, obrigado.

Opa... vale sim! Ainda que não aproveite toda a velocidade por estar em SATA2, ainda é muito mais rápido que qualquer HD. Acabei de dar um upgrade maximo em um aqui que está com W10. Coloquei 6GB de RAM (sim, ele aceita.... 8 não), passei o HD pro caddy e deixei o SSD no lugar do HD original e troquei a placa wifi DW1490 b/g por um 1505 b/g/n.
Importante também é trocar a pasta termica do CPU e o thermal pad da GPU (eu comprei o K5-Pro, muito bom!). Com isso consegui baixar 12 graus do CPU no stress test.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Opá, achei que só só eu ainda usava esse bicho... hahaha

O meu é um amarelo, está com 11 anos de uso, inteirinho, nem parece que tem todo esse chão, roda muito bem e me atende para tudo que faço.

Dei uns upgrades nele com os anos.
- SSD 120GB EVO
- Processador Core2 Duo T9300 2.5 (Se não me engano, aceita até o T9500 2.6)
- 6Gb de Memória

Agora eu queria colocar Bluetooth nele, nunca fui de usar, mas agora até que tenho bastante coisinhas Bluetooth e as vezes quebra um galho, também queria dar um upgrade na placa wifi dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/07/2019 às 18:28, Andrei Drusian disse:

 

Agora eu queria colocar Bluetooth nele, nunca fui de usar, mas agora até que tenho bastante coisinhas Bluetooth e as vezes quebra um galho, também queria dar um upgrade na placa wifi dele.

 


Cara, eu pesquisei bastante e vi que a melhor opção é a Advanced-N 6235 da intel. Aguenta até 400Mbps y tem BT 4.0. Fiz o upgrade no meu e funcionou perfeitamente!

Aqui vai o Link Aliexpress.

Quando precisar veja sempre pelo Parts People que te dá todas (ou quase todas) as opções de upgrade pro seu Dell. Pelo menos todas as oficiais.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dudafc13
Achei a placa Wifi no mercado livre (usada) por um bom preço, acabei fechando.
Obrigado pela dica do site, não conhecia, gostei bastante.

O amigo @Marcelo_Perine disse que comprou em 2007, na verdade ele foi lançado em Janeiro de 2008, eu adquiri em fevereiro de 2008, tá inteiraço ainda. Tenho caixa, manual, nota, CD´s, na época arrumei uma briga na Dell porque não tinha versão sem sistema operacional. Eu comprei, nunca ativei a licença do Windows, instalei um Linux (Slackware) e entrei em contato com a Dell exigindo reembolso (vinha especificado em nota o valor do Windows) aleguei venda casada, foram cerca de 60 e poucos e-mails, ligações (tenho arquivado ainda) até que eles autorizaram a coleta, pediram o CD do Windows OEM, o adesivo o sistema operacional que vinha em cima e a licença que vinha colada embaixo. Pediram pra colar os adesivos em uma folha de papel, dias depois a transportadora passou para coletar.
Em pouco tempo recebi o dinheiro na minha conta, acho que foram quase 180 Reais na época de reembolso. hahahaha
Tem uma ***** história ainda :P

Apesar de eu trabalhar com TI, ter empresa na área de vendas, sou super saudosista, acho legal ter essa coisas desde sempre, o meu ainda me atende muito bem para o que uso em casa.

Abraços

adicionado 22 minutos depois

@dudafc13

Você tem o link para o Thermal Pad? Achei uns de cobre no mercado livre, será que vira?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Andrei Drusian disse:

 

@dudafc13

Você tem o link para o Thermal Pad? Achei uns de cobre no mercado livre, será que vira?

 

Comprei na Amazon e chegou direitinho. Aí vai o link
K5-PRO

 

Procure por uns vídeos no youtube que explica bem como funciona e os benefícios sobre os thermal pads normais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/07/2019 às 10:41, Andrei Drusian disse:

O amigo @Marcelo_Perine disse que comprou em 2007, na verdade ele foi lançado em Janeiro de 2008, eu adquiri em fevereiro de 2008, tá inteiraço ainda.

@Andrei Drusian se não me falhe a memória, eu comprei ele em Agosto/2007.

Ainda tenho o notebook mas está parado em casa. Vendos seus posts dos UPs, dei comichão de fazer o meu também 😁😁😁

adicionado 1 minuto depois
agora, Marcelo_Perine disse:

@Andrei Drusian se não me falhe a memória, eu comprei ele em Agosto/2007.

Ainda tenho o notebook mas está parado em casa. Vendos seus posts dos UPs, dei comichão de fazer o meu também 😁😁😁

 

agora, Marcelo_Perine disse:

@Andrei Drusian se não me falhe a memória, eu comprei ele em Agosto/2007.

Ainda tenho o notebook mas está parado em casa. Vendos seus posts dos UPs, dei comichão de fazer o meu também 😁😁😁

 

Pensando aqui...  agora não sei se foi 2007 ou 2008  🤣😂🤣

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo_Perine
Lembro que acompanhei o lançamento, estava de olho no modelo anterior, resolvi esperar.
Também tem informação na Wikipedia, se quiser dar uma olhada:  https://en.wikipedia.org/wiki/Dell_Inspiron_1525

Eu ainda tenho a nota fiscal do meu, hahahahaha 26 de Fevereiro de 2008.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
10 minutos atrás, yurimm disse:

@Andrei Drusian

Qual modelo de memória tu está usando para conseguir 6GB nele? Eu estou procurando DDr2 667 de 4GB e não encontro...
 

Fala Yuri,

Cara, eu comprei já 3 pente de DDR2 PC2-6400 800MHz no Aliexpress da marca Kembona (funcionam perfeitamente, com benchmarks dentro do esperado, ja que o sistema vai ler o barramento até 667MHz, então não vai ser aproveitado completamente os 800MHz).

Procurei agora para te passar mas acho que eles não têm mais.

Encontrei essas meio sem marca, se quiser tentar....

Laptop memory 4GB PC2-6400 DDR2 800MHz (e sim, é cara mesmo... hehe)

Outras opções

opção 1

opção 2

opção 3

opção 4

opção 5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Boa noite!

Sou bastante leigo. Gosto muito dele - tem um teclado macio e uma tela brilhante. Comprei o meu em fevereiro/2009, com 6GB de RAM. Veio com o Vista. Com o tempo, passou a ficar lento e acessar HD continuamente - a Dell disse que era normal. Depois troquei por W7 - uma licença original, mas OEM(!?)... Vejo que há alguns rodando W10. Gostaria então de fazer um upgrade principalmente para W10 e SSD no lugar do HD mesmo. Qual marca/modelo eu poderia comprar? Penso em 250GB - li alguma informação de que a "controladora" não é compatível com toda a velocidade dos SSDs. Ele veio com Wi-Fi - se for simples e interessante, posso trocar.

Acho que ele não possui botão para desabilitar o touch pad. Como se faz - via gerenciador?

Resumo:

1) Instalar SSD no lugar do HD - qual marca/modelo? Como transferir o SO? Tenho todos os discos essenciais, inclusive SO e drivers - copiar SO para o SSD antes de instalar este e depois basta ligar o note?

2) Instalar W10 - voltar com o Vista e tentar o W10 no site da MicroSoft? Ou como pergunta 1, começar com o Vista do DVD para o SSD?

3) Convém atualizar o Wi-Fi interno? Ou um adaptador externo vai bem? Tenho o link (https://downloads.dell.com/manuals/all-products/esuprt_laptop/esuprt_inspiron_laptop/inspiron-1525_service manual_en-us.pdf) do manual, mas não tenho chave plástica (?) e  tenho medo da eletricidade estática (risos)

4) Idem bluetooth?

 

Agradeço desde já.

adicionado 26 minutos depois

O meu está parado há cerca de um ano. Acabei de ligar. Como estava inativo, pediu para configurar data/hora. Verifiquei que SATA Operation (Onboard Devices) está como AHCI.

adicionado 28 minutos depois

ah. consta da bios 4gb/ram. não são 6gb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, Georgino disse:

Boa noite!

Sou bastante leigo. Gosto muito dele - tem um teclado macio e uma tela brilhante. Comprei o meu em fevereiro/2009, com 6GB de RAM. Veio com o Vista. Com o tempo, passou a ficar lento e acessar HD continuamente - a Dell disse que era normal. Depois troquei por W7 - uma licença original, mas OEM(!?)... Vejo que há alguns rodando W10. Gostaria então de fazer um upgrade principalmente para W10 e SSD no lugar do HD mesmo. Qual marca/modelo eu poderia comprar? Penso em 250GB - li alguma informação de que a "controladora" não é compatível com toda a velocidade dos SSDs. Ele veio com Wi-Fi - se for simples e interessante, posso trocar.

Acho que ele não possui botão para desabilitar o touch pad. Como se faz - via gerenciador?

Resumo:

1) Instalar SSD no lugar do HD - qual marca/modelo? Como transferir o SO? Tenho todos os discos essenciais, inclusive SO e drivers - copiar SO para o SSD antes de instalar este e depois basta ligar o note?

2) Instalar W10 - voltar com o Vista e tentar o W10 no site da MicroSoft? Ou como pergunta 1, começar com o Vista do DVD para o SSD?

3) Convém atualizar o Wi-Fi interno? Ou um adaptador externo vai bem? Tenho o link (https://downloads.dell.com/manuals/all-products/esuprt_laptop/esuprt_inspiron_laptop/inspiron-1525_service manual_en-us.pdf) do manual, mas não tenho chave plástica (?) e  tenho medo da eletricidade estática (risos)

4) Idem bluetooth?

 

Agradeço desde já.

Fala Georgino, td bem?

 

Cara, mexi bastante nesse laptop e tenho um rodando bem aqui com todos os upgrades possíveis. Vou comentar abaixo por itens e você comenta se quer mais detalhes. Ou me manda uma msg interna e falamos pelo whatsapp... estou fora sempre e fica um pouco complicado ficar entrando pelo forum.
Vamos lá...

1. Qualquer SSD vai funcionar, mas a interface desse Dell é SATA2, mais lenta que a SATA3 que tem os SSDs, mas ainda que a diferença entre ambas seja grande, para rodar Windows o apps básicos praticamente não vai ter diferença. Como já não vai aproveitar a velocidade total do SSD sugiro comprar um econômico, como oA400 (Aliexpress / Kabum) da Kingston (chineses com marcas genéricas ou de baixa qualidade não recomendo, não significa que não funcionem - tenho um Kingspec há 4 anos e vai bem, mas esquenta feito o diabo!).
Normalmente para ter ZERO risco na migração do SO, eu uso um case externo com o drive novo e clono o disco original usando um programa de clonagem (como o Aomei Backupper). Tendo seu disco original clonado, basta substituir o antigo e ligar o laptop normalmente, é quase 100% seguro que vai ligar normalmente, mas caso de algum problema é só reverter, formatar o disco novo e refazer o processo.

2. Se tiver ele original realmente não sei se vai aguentar o W10, eu instalaria o W7 (melhor opção entre vista e W8). Se tiver com um processador melhor, pode mandar ver o W10 que ele aguenta tranquilamente. Sugiro estar com pelo menos processador T7800 e 4GB de RAM (o meu tá com um T9500 e 6GB). Como o seu veio com Vista, dá para achar na internet o W7 com chaves validas (me chame por mensagem que te passo o arquivo, tenho guardado aqui). Se tiver ou for fazer upgrade, baixe do site da Microsoft mesmo o atualizador para o W10, você salva num pendrive, espeta, reinicia e ja instala direto.

 

3. Sim, se tiver o original vale a pena atualizar o wifi, justamente porque o antigo se não me engano é 802.11 B/G, e dá uma boa diferença instalar pelo menos um N (Diferenças A/B/G/N). você acha no Aliexpress por uns 7-8 dólares (eu tenho um Intel Advanced-N 6235 A/B/G/N). Dá para abrir tranquilamente, só ter cuidado para não ficar tocando em todas as placas, faça o necessário (lembre-se de ter um cabo ethernet, de repente o W pode não ter os drives e você não terá como busca-lo na internet). Bluetooth vem junto com o wifi.

Abs

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Georgino disse:

Core 2 Duo T6400 2.0GHz, 800MHz FSB

Gostaria de tentar aumentar a memória também (667MHz), DDR2 SDRAM, Memory Channel Mode = Dual

6GB é o máximo para esse note. Tentei já 8GB mas não boota.

adicionado 2 minutos depois
3 minutos atrás, Georgino disse:

Core 2 Duo T6400 2.0GHz, 800MHz FSB

Gostaria de tentar aumentar a memória também (667MHz), DDR2 SDRAM, Memory Channel Mode = Dual

Esse T6400 pode ser que aguente... eu tentaria.
Qualquer coisa compare no Userbenchmark. Mesmo que não entenda os valores, dá para ter uma noção pelo esquema que eles mostram, como esse exemplo abaixo:

 

T9500

image.png.f99f69d6062bd398fd022a01e669ce90.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Georgino disse:

Puxa, muito obrigado!

valeu mesmo.

Vou providenciar e falo depois.

Ah, uma ultima sugestão... depende muito do seu uso.

Se precisar de armazenamento, e trocar por um SSD de 250, com certeza vai precisar de algo extra. Eu troquei o leitor optico por um caddy e deixei o HD original como backup (também pode usar só como armazenamento). Dá para fazer tranquilamente também, procure uns tutoriais no youtube que te mostra claramente como fazer.. são tipo 2 parafusos.

Resumindo, eu faria nessa ordem:

 

1. Clonar HD original para o SSD (se precisar de mais espaço que o tamanho do SSD, terá que fazer um backup extra dos arquivos para a clonagem poder ser feita).

2. Upgrade pro W10 através do programa do site da Micrsoft.

3. Instalar hardware novo - wifi, processador, etc

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!