Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como calcular carga drenada da bateria


jean_mira

Posts recomendados

Tenho uma bateria do tipo LiFePO4 (lithium iron phosphate) com capacidade de 1100mAh e tensão nominal de 6,6 V (duas células de 3,3 V ). Quero calcular a carga drenada por um servo Tower Pro SG9, tensão de operação: 4,8 V (~5V). Como calcular a carga drenada em um determinado tempo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

Considerando que o dispositivo alimentado tenha um consumo constante, sem variação de temperatura ou de rotação voce pode simplesmente ligar um amperímetro em série entre a bateria e este dispositivo.

 

uma leitura ( hipotética )  de 300mA significa que ele drena 0,3Ah , então  escolha a fração de tempo  desejada e faça uma regra de tres. 

 

Exemplo ... leitura de 300mA significa que em 15 minutos vai gastar 1/4 disso, ou seja   , algo em torno de 75mA

 

Me corrijam os mestres caso eu tenha falado alguma caquinha ...

 

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade seu servo tem de ser alimentado por 5V, então você vai usar um BEC ou algo semelhante para isso.

 

Primeiro, você tem e saber o consumo do servo em repouso, que é pequeno.

Depois, o consumo quando o servo está acionado e girando, que é significativo.

 

Agora, o mais difícil : qual a percentagem de tempo que o servo fica em repouso, em relação ao que ele está acionado e girando ?

 

Por exemplo, suponha que o servo fica acionado ( melhor dizendo... fica movendo ) cerca de 12 segundos a cada  minuto, e que ele consuma 5 mA em repouso e 100mA quando movendo.

 

A conta de consumo em mAH é feita assim :

 

(12*100 + 48* 5 )/60 =  24 mA a cada segundo. Esse é o seu consumo médio.

 

Então, se sua bateria tiver a capacidade de 1100 mAH, ela vai sustentar 1 servo nessas condições de trabalho por cerca de 1100/24 = 45 horas.

 

Claro que por segurança eu costumo tirar 10% desse tempo se a bateria é relativamente nova, e 20% se ela já tem mais uso.

 

Se o seu uso é em algum RC, tem de multiplicar pelo total de servos, e somar os consumos do motor , da placa controladora, e dos circuitos de tx/rx do módulo de rádio utilizado.

 

Paulo

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado Tito e Paulo :thumbsup:

adicionado 19 minutos depois
5 horas atrás, aphawk disse:

Por exemplo, suponha que o servo fica acionado ( melhor dizendo... fica movendo ) cerca de 12 segundos a cada  minuto, e que ele consuma 5 mA em repouso e 100mA quando movendo.

 

A conta de consumo em mAH é feita assim :

 

(12*100 + 48* 5 )/60 =  24 mA a cada segundo. Esse é o seu consumo médio.

 

Seria:

(tempo movimento * corrente em movimento + corrente em repouso * 48(o que é esse valor?)) = Consumo médio.

Desde já agradeço

Jean

5 horas atrás, aphawk disse:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...