Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Padrão UEFI e Legacy / Notebook Acer Atualização BIOS


fabiofc83

Posts recomendados

Boa tarde,

 

Comprei um note Acer e na BIOS vem com suporte para duas formas UEFI e Legacy.

 

Formatei com o Windows 10 e coloquei em Legacy porque era o que eu estava acostumado a usar. Mas me deparei com um problema, a BIOS do note veio com versão 1.15 e gostaria de atualizar para 1.20 que tem melhorias e esta disponível no site da Acer. O problema esta que o software de atualização somente roda em UEFI, ai comecei a explorar esse novo mundo (Pra mim).

 

Agora vem os problemas e dúvidas:

 

1. Apanhei muito na criação da HD externa com partição GPT para instalar o Windows por ela, no final das constas não consegui e acabei optando por usar um pendrive.

Gostaria da ajuda para saber como criar uma HD externa com 2 partições, uma NTFS com os arquivos de instalação do Win10 e outra maior em FAT32 com meus arquivos que uso e preciso que seja em FAT porque uso em dispositivos que leem somente este formato (Claro que a HD sera colocada em GPT ao invés de MBR)?

 

2. Para criar o tal pendrive bootavel foi o seguinte,

 

diskpart,

list volume

select volume

delete volume override

convert gpt

create partition primary

format fs=fat32 label="w10" quick

(Testei NTFS não deu certo, não foi reconhecido pela placa para boot não sei porque)

Copiei a instalação do Windows para o pendrive

 

Na BIOS mudei para UEFI para reconhecer o pendrive.

(Detalhe somente reconheceu o pendrive que tem arquitetura 2.0, na entrada 2.0, na entrada 3.0 a BIOS não o reconhecia, acredito que isso seria o correto)

 

3. Instalando o Windows

 

Na primeira tela de instalação do Windows,

Shift+F10

diskpart

list disk

select disk

clean

convert gpt

exit

 

Voltando na tela de instalação, cliquei em novo e defini o tamanho da partição porque não queria uma unica e sim duas, para facilitar no meu caso, ai a instalação criou varias outras necessárias para instalação, e ficou o espaço não alocado, cliquei no espaço não alocado e também dei novo.

 

Continuei com a instalação na primeira partição e tudo normal.

 

A dúvida esta aqui, quando cheguei no Windows a segunda partição não apareceu, então entrei no meu computador botão direito, gerenciar, e formatei ela para aparecer mas mesmo formatada ela não aparece? Ai fica a dúvida porque? Inicialmente achei que o problema seria que no momento que formatei ele formatou em MBR mas não faz sentido ja que estou em um sistema de HD GPT rodando em UEFI, não é?

 

Desculpe o texto longo é que foram varias dúvidas e tive que explicar os procedimentos para chegar até elas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!