Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Patrick Teixeira Fonseca

MHDD - Scan Parameters - significado

Recommended Posts

Olá!

 

Gostaria de fazer uma verificação com o MHDD e reparar os clusters defeituosos caso existam.

 

Estou com dúvidas em relação ao parâmetros da opção SCAN. Alguém saberia me esclarecer o que significa cada um desses parâmetros:

 

- Start LBA

 

- End LBA

 

- Timeout (sec)

 

- Spindown after scan

 

- Loop test/repair

 

- Erase Delays *Destructive*

 

 

Obs.: Remap vi que significa remapear (fazer o reparo de clusters defeituosos)

 

Grato pela atenção! 

 

 

 

MHDD_scan_parameters.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Patrick Teixeira Fonseca

 

Quer saber, parabéns, é assim que se aprende.

Em português acho que não vai encontrar nada que te informe tecnicamente.

Vou tentar te passar o que eu entendi de alguns desses itens por leituras que fiz de sites traduzidos e de experiências que tive.

 

Start LBA

Entendo como o setor do disco de onde se quer começar o escaneamento. Tem HD de alta capacidade e ás vezes não interessa escanear desde o setor zero pois demora demais. Então o usuário determina o setor de onde quer que comece.

 

End LBA

Aqui você determina qual o último setor a ser escaneado. Novamente você pode escolher até onde irá o escaneamento.

 

Timeout (sec)

Entendo como o tempo em segundos que o programa fica tentando ler/escrever um setor. Isso pode ser útil para tentar reanimar um setor com dificuldade de leitura/gravação. Deixando ajustado para 1 segundo por exemplo, caso encontre algum setor deficiente, o MHDD fica tentando ler/escrever por 1 segundo o que pode dar em mais de uma centena de tentativas.

 

Spindown after scan

Aqui é caso você queira que o programa desligue o HD após o escaneamento.

 

Loop test/repair

Você pode querer que o programa repita o escaneamento automaticamente após terminar.

 

Erase Delays *Destructive*

Neste caso, se ativada esta função, acredito que o MHDD irá apagar o dado do setor que apresentar demora na leitura/gravação como tentativa de reativá-lo ( para caso de bad blocks difíceis de remapeamento ).

 

Remap

Se ativado ( ON ), o programa irá tentar substituir o setor deficiente do disco por outro de reserva caso consiga ler o dado gravado nele. Caso não consiga ler esse dado desse setor ( 4KB ) o programa não fará o remap ( daí a importância de ajustar o "Timeout" para 1 ou mais segundos que desconfio que fará aumentar as tentativas de recuperação ).

 

Esse programinha russo é muito bom para tratamento de HDs com bad blocks que teimam em ficar mas não faz milagre.

 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 @Henrique - RJ, realmente não encontrei quase nada em português a respeito do programa na internet. Só havia encontrado breves descrições para que servia e um ou dois comandos que posso usar.

 

Sua explicação foi extremamente útil. 

 

Muito obrigado!

 

Eu havia me esquecido de comentar sobre a primeira tela que aparece ao inciar o programa. Ao iniciar o MHDD, aparecem as seguintes opções: "start computer with adaptec scsi adapter support" ou "start computer without scsi support". Segue imagem (a opção abaixo não dá pra ver - está escrito "start computer without scsi support"). Meu HD é SATA. Escolhi a segunda opção.

5b5f485572566_start_computer_with_adaptec_scsi_adapter_support_ou_start_computer_without_scsi_support.thumb.jpg.9832aa096a017a5865a08947da84b261.jpg

 

Em relação aos "scans" tive diferentes resultados. (Em todos os scans deixei o tempo padrão em "Timeout (sec)": 240 e habilitei a opção "Remap").

 

Seguem imagens dos resultados.

resultado_um.thumb.jpg.0e4a0fc5985c73f2bf32e5fd65f6073f.jpgresultado_dois.thumb.jpg.18ce9edf86acd8b34ce2926bd833bb8d.jpg

 

(Antes do terceiro scan, deixei ativada a opção "Erase Delays *Destructive*". Dessa vez não apareceu nada em "UNC")

 

resultado_tres.thumb.jpg.0ca4de18b9a7a4b2a413e9add5ee27a8.jpg

 

Pelo que encontrei em "UNC" aparece o número de clusters que não puderam ser lidos.

 

BBK acredito ser Bad blocks.

 

Os tempos que aparecem à direita na parte superior se referem ao tempo que determinados números de clusters demoraram para ser lidos. Ex.: no scan 1, 3792072 clusters demoraram menos de 3ms para serem lidos.

Corrijam-me se eu tiver interpretado errado.


Quanto aos itens "Time" (sim, tempo - porém o que apareceria aqui?), "ABRT", "IDNF", "AMNF" e "TONF" não sei o que significam. Alguém saberia me dizer?

 

Se puderem me deem principalmente uma explicação em relação ao terceiro resultado. 

 

Será que dessa vez não apareceu nenhum erro de leitura (UNC) porque habilitei a opção "Erase Delays *Destructive*"?

 

Meu HD está OK devido ao procedimento feito com o MHDD?

 

Obrigado pela atenção!

 

 

Editado por Patrick Teixeira Fonseca

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×