Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Alguém me ajuda a entender os valores da imagem? Porque, nessa tabela, essa coluna largura de banda na minha opinião está mais para frequência que é medida em hertz e essa velocidade em bits/segundo, para mim, está mais para largura de banda, porque, por exemplo, quando falamos de banda de internet, estamos nos referindo justamente a isso, tipo, meu speedy é de 10 mb, significa 10 megabits/segundo, mas será que quando se trata de cabeamento, não seria bem assim?

Não entendi o porque da largura de banda do cabo ser medida em megahertz, que para mim seria a frequencia e também a velocidade que para mim seria a mesma coisa que a largura da banda, alguém pode me esclarecer esses valores? E outra coisa, o cabo par trançado cat 6 não seria de 1 Gb? sempre ouvir falar que cat 6 é 1 gb.

largura-da-banda.jpg

Postado

De onde veio essa figura? O que ela mostra é que existe uma relação direta  entre a largura de banda dos meios de transmissão e a capacidade de transmissão de dados equivalente, ou seja, para aumentar a velocidade de transmissão é necessário uma maior largura de banda do meio. A transmissão de dados digitais é feita em pulsos e quanto menor a largura do pulso maior a largura de banda necessária para transmiti-lo. A velocidade da figura seria a máxima para a tecnologia atual, o Gigabit foi normalizado em 1 Gbit/s para aplicação comercial, em modo experimental poderia chegar a 2,5 Gbit/s.

Postado

cara tava no material da faculdade sem mencionar que pesquisando no google você acha ela em vários sites facinho, facinho....

Pelo que estou entendendo, sua comparação é igual a de um processador, que também faz a transmissão por pulsos de clock, quanto mais pulsos, mais dados transmitidos, é isso? ainda insisto que pra mim o que o autor da figura chama de largura de banda pra mim é frequencia, que assim, como a do processador, é medida em htz.

Postado

Largura de banda é a banda de frequências que o meio comporta e é medida em Hz. Rádio AM por exemplo disponibiliza uma largura de banda de 10 kHz para cada emissora. Porém por características dessa modulação a largura do sinal máximo é de 5kHz. Por isso que a música fica ruim, ela não tem as frequências altas que correspondem aos sons agudos. Já FM tem largura de 15 kHz, o som fica muito melhor. Os pulsos são como o clock do processador, mas os pulsos também correspondem a uma soma de senóides (séries de Fourier) e quanto mais curto o pulso mais largura de banda ele tem, daí precisa de uma largura de banda maior para ser transmitido. No processador ou no PC como as distâncias são muito curtas isso é pouco relevante, mas em transmissão de sinais a distâncias maiores que alguns metros isso é de extrema importância.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!