Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, essa é a primeira vez que participo do fórum e peço desculpas previamente se estou publicando no lugar errado.

Comprei uma placa-mãe ASUS Rog Crosshair Hero VI x370 socket am4 e um processador Ryzen 5 2600X (a placa-mãe é de primeira geração, porém na caixa veio um adesivo colado "AMD RYZEN DESKTOP 2000 READY" q no caso ja veio com a BIOS atualizada para a segunda geração RYZEN.

Montei o PC, deu tudo certo, processador funcionando... realmente a BIOS era compatível!
PORÉM... apos algumas horas de uso ele deu tela azul, e isso se repetiu sempre desde então (as vezes demora 10 minutos para acontecer e as vezes algumas horas)

Obs: Os erros q apareciam foram diversos (memory managment apareceu mais vezes) porém pareciam ser bem aleatórios. foram uns 5 diferentes tipos.

Resolvi atualizar todos os Drivers diretamente pelo site da ASUS, baixei tudo (mais atual) e instalei. O problema continuou...

Percebi q a BIOS se tratava de uma versão de Janeiro de 2018, aparentemente a primeira BIOS disponível para os RYZEN de 2ª geração, e depois desta BIOS ja foram lançadas várias outras.

Resolvi pesquisar e vi q talvez esse problema seja solucionado com a atualização da BIOS! Minha placa oferece o recurso de BIOS FLASH, onde se é possível atualizar a BIOS via pendrive, pesquisei sobre e aprendi o procedimento, no entanto, descobri que ao atualizar a BIOS se faz necessário a reconfiguração do HD

Eu possuo um conhecimento de montagem de hardware, porém, configuração de HD, RAID e afins não entendo muita coisa.

RESUMINDO:

quero atualizar minha bios porém não sei como proceder após (configuração do HD)

Meu HD é um daqueles normais (antigo, ja tem 6 anos)
7200RPM 500GB

dividido em duas partições

PERGUNTA: Será necessário a formatação do HD?

meu setup:

- placa-mãe:                ASUS Rog Crosshair Hero VI x370 socket am4

- Processador:             Ryzen 5 2600X

- Memória Ram:           HyperX - 8GB DDR4 - 2666

- Fonte:                        Corsair CX500

- Placa de Vídeo:         Radeon - R7 265 - 2GB

Postado
13 minutos atrás, Kalligulah disse:

descobri que ao atualizar a BIOS se faz necessário a reconfiguração do HD

onde isso? bios nao tem nada a haver com isso ai..

fazendo os passos de atualizacao descritos no site, nao há como dar errado.. no maximo que pode acontecer é a bios voltar ao padrão de fabrica, mas nao chega a ser um problema

16 minutos atrás, Kalligulah disse:

PERGUNTA: Será necessário a formatação do HD?

nao

• Curtir 1
Postado

Então se eu atualizar a BIOS (se der tudo certo) e só ligar o PC q vai funcionar?

Por exemplo: Não vou precisar mexer em nada nas configurações para o Windows funcionar? Vai ser igual estava antes porém com a bios nova?

7 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

onde isso? bios nao tem nada a haver com isso ai..

Eu vi um tutorial onde o técnico diz q após a atualização de BIOS o windows nao vai bootar porque precisa reconfigurar o RAID

Por isso fiquei na dúvida de fazer...

• Membro VIP
Postado
3 minutos atrás, Kalligulah disse:

Então se eu atualizar a BIOS (se der tudo certo) e só ligar o PC q vai funcionar?

Isso.

3 minutos atrás, Kalligulah disse:

Por exemplo: Não vou precisar mexer em nada nas configurações para o Windows funcionar? Vai ser igual estava antes porém com a bios nova?

Exato.

4 minutos atrás, Kalligulah disse:

Eu vi um tutorial onde o técnico diz q após a atualização de BIOS o windows nao vai bootar porque precisa reconfigurar o RAID

OK, e seu HD está em RAID pra você se preocupar com isso? ;)

RAID não é o HD dividido em partições, são dois ou mais HDs pensando que são um só.

• Curtir 2
Postado
7 minutos atrás, Kalligulah disse:

você nao tem 2 hd's configurados nessa condicao, logo nao é algo a se preocupar..

Postado
24 minutos atrás, Kalligulah disse:

Por isso fiquei na dúvida de fazer...

Penso que sei onde quer chegar... como voce vai atualizar via pendrive correto ? voce vai ter que ir na bios pra o pc ao iniciar botar por ele e iniciar a instalação, correto ? entao apos atualizar a bios, voce so precisa ir na bios e colocar de novo o hd como boot primario caso ele nao o esteja detetando apos a atualizaçao... penso que seja essa a sua duvida ...

• Curtir 3
Postado

Muito obrigado a todos pelas respostas! :thumbsup:

Desculpa pela minha ignorância no assunto...

atualizarei a BIOS então! Espero q as telas azuis parem =)

Bom dia!

adicionado 4 minutos depois
4 minutos atrás, aeonflux513 disse:

Penso que sei onde quer chegar... como voce vai atualizar via pendrive correto ? voce vai ter que ir na bios pra o pc ao iniciar botar por ele e iniciar a instalação, correto ? entao apos atualizar a bios, voce so precisa ir na bios e colocar de novo o hd como boot primario caso ele nao o esteja detetando apos a atualizaçao... penso que seja essa a sua duvida ...

ISSSOOOO!!!

Era justamente isso, não sabia como explicar!
Meu conhecimento é muito leigo... 

Obrigado cara, me ajudou mt!

:wiggle:

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!