Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal.

Sou novo aqui,é meu segundo post aqui no fórum,e também sou novo na área da programação.

Eu estou tentando fazer um pequeno RPG de texto para treinar o (pouco) que eu já sei,e está me ajudando muito,pois estou me familiarizando com a linguagem!

Eu tenho uma dúvida boba;

Alguém sabe como eu posso colocar a ''Vida'' e outra coisa,por exemplo, o ''Dinheiro'' do personagem no programa,de modo que ele sempre vai poder ler enquanto jogar? E caso seja atacado ou gaste dinheiro,o valor mude de acordo?

Também gostaria de saber se tem como eu dar a opção do jogador salvar o progresso. Eu tive a ideia de dar um código pra um jogador quando ele chegar em uma certa parte,e,quando ele iniciar o jogo,vai ter a opção de ele inserir o código. Se ele inserir,o jogo vai diretamente pra parte designada. Não é a mesma coisa que salvar/carregar o progresso,mas  vai funcionar bem.

Esto usando o DevC++ e sou novo em programação,por favor respondam da maneira mas simples possível.

Obrigado!

• Amei 1
Postado

Vida pode ser variável inteira, bem como o dinheiro, se for um jogo básico. O sistema de salvamento pode ser o que sugeriu, usando "passwords". Criando uma array de senhas (strings), então no menu do jogo além das opções normais, colocar outra opção de usar senha. Mas teria que fazer um "backup" das variáveis vida e dinheiro, pra não ter que começar do zero.

Você já aprendeu sobre arquivos e estrutura/orientação a objetos?

• Obrigado 2
Postado

Olá amigo! Obrigado pela resposta!
Quantos ao salvamento/carregamento do jogo, acho que vou usar esse esquema das senhas mesmo! Mais pra frente eu tento fazer algo elaborado.
Eu estou começando a aprendar Programação Orientada a Objetos agora, então tenho noções bem básicas! O meu jogo é todo de texto, super basico, Só peço pro usuário tomar as decisões pelo personagem principal e uso "if" pras diferentes consequências de cada decisões.
Eu só gostaria de colocar a vida e o dinheiro do personagem de modo que eles sempre estariam expostos na tela, e não sei como fazer isso...
Obrigado pela ajuda!

Postado

Eu estou um pouco perdido tentando fazer a vida aqui.

Vou mandar uma parte do código pra você,se conseguir me ajudar eu agradeço!

Eu não sei fazer a subtração das variáveis de vida que eu criei...

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

#include <stdio.h>
using namespace std;

main (void) {
    int vida,vida2;
    vida= 15;  //Vida do jogador
    vida2 = 10;   //Vida do inimigo
    string luta;

cout << "\n\nO que voce faz?\n\n";
    cout << "\n1* = Ataca";
    cout <<"\n2* = Corre\n";
    cin >> luta;

if (luta == "1")
    {
        cout <<"voce atacou o monstro e causou 8 de dano!";
        cout << "\n\nO monstro te ataca de volta causando 5 de dano!";
        //FAZER A SUBTRAÇÃO DA VARIAVEL VIDA E VIDA 2 AQUI

cout << "voce agora tem " <<vida<< " pontos de vida!";
     cout << "O monstro agora tem " <<vida2<< " pontos de vida!";
    }

else if (luta == "2"){
        cout << "voce escapou da batalha!";
        }
    return 0;

Postado
vida -= 8;
vida2 -= 5;

Essas são formas simplificadas. Veja mais sobre atribuições na internet que vai entender melhor.

Uma dica que dou é colocar nomes sugestivos às variáveis, como vida_jogador e vida_inimigo.

• Obrigado 1
Postado

O problema é que elas não funcionam... Quando eu  tento imprimir a vida correta depois do ataque,elas não saem o valor atualizado,saem só os valores que eu defini na variável int lá em cima.

6 horas atrás, BL4CK disse:

cout << "voce agora tem " <<vida<< " pontos de vida!";
     cout << "O monstro agora tem " <<vida2<< " pontos de vida!";

Postado

Mas esse código que postou as variáveis não estão sendo modificadas. Coloque o que postei abaixo do seu comentário sobre a subtração.

E na verdade acho que inverti os valores das variáveis, mas é só consertar.

• Curtir 1
Postado

Cara,me ajudou demais,demais mesmo!

Eu não sabia que o comando pra subtrair de uma variável era .''-=''

Imagino que para somar a fazer outras operações matemáticas deve ser a mesma coisa!

Muito obrigado!!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!