Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Caros membros do CDH, peço sua ajuda pra analisar a configuração de um novo PC pra minha cunhada.

Objetivo: edição de vídeos no Adobe Premiere Pro.

Grana disponível: R$ 2.800

R$ 000 CASE: Cougar reaproveitado.

R$ 350 MOBO: GIgabyte GA A320MA-M.2 (esse preço é openbox do Kabum, caixa que já foi aberta. preço normal é 420)

R$ 270 PSU: Corsair CX550 (Kabum)

R$ 730 CPU: Ryzen 5 1600 (Cissa Magazine)

R$ 250 GPU: XFX R7 260X (minha, usada, que estou vendendo pra ela)

R$ 910 RAM: 2 x 8GB Kingston HyperX FURY 8GB 2400Mhz DDR4 (Kabum)

R$ 180 SSD: Kingston 120GB A400 (Kabum)

R$ 000 HDD: 3 x 500GB 7200RPM (usados, formatados, que ela já tem)

R$ 150 FRETE: valor aproximado.

R$ 2.790 TOTAL

Observações: é certo que a GPU velha não é adequada, que vai gargalar em algumas aplicações, mas a ideia é fazer upgrade no futuro, quando ela ganhar mais dinheiro com o trabalho. Também quero deixar dois slots de memória livres pra upgrade no futuro.

Peço a gentileza da ajuda de vocês sobre possíveis incompatibilidades, principalmente. Apesar de eu ter estudado antes de fazer a seleção de componentes, posso ter perdido algum detalhe. Sobre a razão das minhas escolhas, se alguém quiser saber o porquê delas, pode perguntar que eu terei prazer em responder.

• Membro VIP
Postado

Tá tudo compatível, mas na RAM você pode economizar e pagar ~800 em 2x 8GB no ML, SSD 150 pilas, tudo frete free, e este frete Kabum/Cissa tá muito caro para o RJ.

Pesquisa no Boa Dica tmb, aí nem paga frete.

E se quiser pega a CX450, dá e sobra para uma 1060 por exemplo.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Phoenyx disse:

Tá tudo compatível, mas na RAM você pode economizar e pagar ~800 em 2x 8GB no ML, SSD 150 pilas, tudo frete free, e este frete Kabum/Cissa tá muito caro para o RJ.

Pesquisa no Boa Dica tmb, aí nem paga frete.

E se quiser pega a CX450, dá e sobra para uma 1060 por exemplo.

Muito boas dicas, Phoenyx. Posso economizar uma grana pra melhorar ou comprar algum outro componente. E valeu por validar a compatibilidade da configuração. Muito obrigado!

• Curtir 1
Postado

@mancuso tente deixar o ssd pra depois e veja uma mobo b350, pois vai permitir fazer OC que pode-se ajustar na bios de forma automática e proporcionar um ganho maior ainda, fora que vai poder ficar mais tempo com o procs.

• Curtir 1
Postado

@Angern é uma boa, sim. Eu não vinha considerando fazer OC porque implico um pouco com a questão de forçar o equipamento e ter que refrigerar melhor, mas é uma boa ideia.

Postado

@mancuso n se preocupe quanto a isson e o cooler box dele é excelente,vai aguentar tranquilamente, uma vez que você n vai trabalhar com OC extremo ^^

Agr vendo melhor esse r5 1600 tá quase o preço de um r5 2600 que é na faixa das 800,00, de uma pesquisada pra ver se n acha ele

• Curtir 1
Postado

@Angern agora que você falou da r5 2600 até fiquei com a pulga atrás da orelha.

Achei a r5 2600 hoje por R$ 840 à vista no boleto. São 14% a mais que os R$ 735 da r5 1600. Considerando que num comparativo menos específico (o que me interessa é a performance no Premiere) entre as duas, a versão mais nova tem superioridade um pouco menor que esse percentual, algo em torno de 10%, o preço é justo, e, se deixar, vamos aumentando de cenzinho em cenzinho até o endividamento.

O que acontece é que o computador não é pra mim, tô só ajudando uma parente, e o orçamento tá bem definido, R$ 2.800. Eu acabei comprando ontem à noite mesmo, depois que você e o @Phoenyx me ajudaram. As sugestões de vocês foram ótimas, mas mantive a configuração do post inicial e explico por quê:

1 - Precisava terminar essa tarefa de escolher uma configuração, ou seja, me livrar pra seguir a vida — apesar de achar divertido e ter gastado muitas horas durante uns três dias pesquisando. :) Essa já era minha terceira opção de configuração. Comecei com um AM3+ FX 8300 pra aproveitar componentes velhos, depois fui pra um Intel com o I3 8100 e acabei chegando aqui, no r5 1600. Se você tivesse sugerido o r5 2600 ontem, eu provavelmente teria trocado por ele. E assim vai... até a loucura. :D

2 - Phoenix sugeriu a compra de memórias e SSD mais baratos no ML e até fui olhar, mas confesso que morro de medo porque esses são dois dos componentes que mais tenho receio de ser enganado pelas falsificações que os chineses se sentem no direito de fazer. Pode ser mito, mas tenho medo e a economia era pequena pra valer o sofrimento. Ele também falou pra pesquisar no Boa Dica, mas os quiosques têm acesso aos mesmos produtos que a galera do ML e eu teria que ir no Centro do Rio pra comprar. Sem contar que o Kabum e Cissa tão super competitivos aos pequenos no pagamento à vista. Por último, ele sugeriu a fonte de 450, mas a diferença era de 50 reais e preferi deixar a folga sei lá por quê.

3 - Você, Angern, falou pra deixar o SSD pra depois, mas, como sou editor de vídeo e venho estudando o tema há bastante tempo, acredito que eu possa afirmar que o SSD é muitíssimo importante — pra games me parece que não, mas pro Premiere é muito. Não necessariamente pro OS, mas pra scratch files. O ideal seriam três SSDs. O Premiere melhora muito se ele puder escrever e gravar em vários discos ao mesmo tempo, desde que a gente saiba como configurar essa distribuição. Armazenamento lento ou ocupado é gargalo pro Premiere.

4 - Sobre o OC que você sugeriu, sou leigo, nunca fiz. Mas vou tentar subir pra esse novo nível quando for montar minha próxima máquina. Acho que é porque nunca me liguei em fps, só jogo Project Reality, mod do BF2. Pra edição acho que a galera não se liga muito nisso, não vejo ninguém falando sobre OC. E, como o PC em questão nesse tópico é pra minha cunhada, não quero que ela faça OC porque não quero complicar nem ter que cuidar desse assunto. Quero só uma máquina estável e robusta pro nível de trabalho que ela pega hoje.

Bom, muito obrigado pelo bondade e interesse.

Agora, mais uma pergunta: penso em escrever um tópico sobre o que sei — ou acredito saber — e o que não sei sobre configuração pra uso de Premiere e alguns outros programas de produção audiovisual. Pra trocar conhecimentos, discutir o assunto e, sobretudo, retribuir a ajuda que o Clube do Hardware sempre me deu. Não vejo muito material sobre isso na nossa língua. O lugar correto seria aqui mesmo em "Recomendação de desktops, workstations e servidores" ou tem outro lugar?

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...