Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sony LBT N355 - CD não gira (spindle)


Posts recomendados

Possuo um Sony LBT N355 o qual não funciona o leitor de CD.

O problema observado é: o motor que gira o CD não está sendo acionado (spindle).

Ao ligar o aparelho, o motor do sled gira, a leitora toca o sensor de início de curso e a bobina de foco é acionada. Filmei o emissor do laser com o celular pra ver se ele estava emitindo o laser ou não. A gravação do vídeo mostrou o feixe de laser sendo emitido.

Apesar do laser ser emitido e do foco ser acionado, o motor spindle não gira.

Troquei a placa controladora do leitor (laser) e motores, placa BD, e o problema persiste.

Testei todas as tensões indicadas no diagrama esquemático tanto da placa BD (todos os ICs) quanto do MC (master controller - IC 701) na placa principal e estão todas corretas.

Testei as tensões nos transistores Q101, Q102 e Q103 e estão corretas.

Testei os motores e ambos estão funcionando.

Verifiquei todas as formas de onda indicadas e a forma de onda número 4 não está certa. Apesar da tensão estar 2,5V no pino 3 do IC103 (conforme especificado no diagrama), a forma de onda esperada (trem de pulsos curtos) não está presente.

Outra diferença que observei foi a tensão da forma de onda número 5. No esquema, mostra que é de 5,1mVp-p. No meu osciloscópio, medi 5,1Vp-p. Como no esquema aponta 2,5V no pino do IC103, penso que é um erro de impressão o mV no esquema de formas de onda.

O capacitor eletrolítico C209 perto do conector do flat na placa principal estava com fuga e ESR de 10ohms. No esquema informa que o capacitor é de 470uF. No aparelho havia uma capacitor de 1000uF. De qualquer forma, como estava com fuga, troquei por um de 470uF.

Recapitulando:
o defeito é: o motor spindle não está sendo acionado
a forma de onda 4 é justamente a que vai no pino 4 do IC102 da placa BD e essa forma de onda foi a única que não foi possível confirmar no osciloscópio. O pino 4 do IC102 é a input para as outputs do motor spindle!!!

Pergunto:
Alguém já teve experiência semelhante com esse aparelho?
Alguém pode ajudar a encontrar o problema?
Como testei as tensões, formas de onda, substituí a placa BD toda, substituí a óptica (outra leitora) e o problema continua o mesmo, acredito não ser defeito na placa BD e sim na placa principal.

Mas, onde na placa principal?

Os flat cables também estão funcionando. Fiz teste de continuidade em todos eles.

Se puderem ajudar a encontrar o problema, agradeço antecipadamente.

 

circuitoBD1.jpg

circuitoBD2.jpg

formasDeOnda.png

leitorCD.jpg

motoresCD.jpg

placaBD.png

placaPrincipal.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 4 anos depois...

Ola, eu não sei se ainda estás consultando este tópico, mas eu arrumei 2 placas dessa, não com o mesmo defeito, as minhas ficavam sempre acelerando o cd e soltavam ele rodando mas não liam o toc, nem reproduziam o cd, eu arrumei elas trocando esses 3 capacitores de metal da parte de cima, por algum motivo eles ficam ruins e causam varios problemas, fiquei sabendo de casos iguais ao seu, troque os capacitores de metal e provavelmente vai voltar a funcionar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!