Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, estou iniciando agora em Linguagem C e estou com uma dúvida. Quero informar no segundo número o valor de "0" para aparecer a mensagem "Valor Inválido". Mas quando eu digito o "0" e teclo enter, o programa da erro. Mas se eu colocar "-1" por exemplo, executa da forma correta. Como faço para o programa aceitar o valor de "0"?

Obrigado.

image.thumb.png.1feb36f7cbf2807f3ee2ee24e4304202.png

• Curtir 1
Postado

Boa noite,

Não tenho muita experiência com linguagem C, mas acredito que o erro causado esteja sendo o famoso division by zero, onde não é possível dividir um valor por zero, o que ocasiona um erro. Acredito que você já tenha conhecimento disso e exatamente por causa disso, queira tratar esse tipo de input. A sua lógica está correta, pelo que vi, em questão de tratar os números recebidos, o único problema é a ordem que você desenvolveu o algoritmo.

Note que você está realizando a divisão e atribuindo seu valor na variável resultado, antes mesmo de realizar a validação dos dados, então seguindo essa lógica, é normal que o seu programa não funcione. Portanto, a solução seria realizar essa divisão apenas após validar os números, atribuindo o valor da divisão à variável no else. Acredito que a mesma coisa deva ser feito com a variável contador, para contabilizar apenas os inputs que realmente foram calculados, conforme suas regras.

Outra coisa, o operador que você realiza a comparação dos números válidos, me parece inválido, você está usando >-. Não sei se existe algo na linguagem, pois dei uma breve pesquisada e não encontrei nada a respeito, então seria legal validar isso também.

Se me permite uma última dica, lembre-se sempre de identar o seu código, fica muito mais legível e bem estruturado. 

Por último, lembre-se de colocar o seu código com o elemento de inserir código aqui do próprio fórum, ao invés de uma imagem, é muito mais fácil para o pessoal analisar e te dar uma força.

Qualquer coisa, só postar.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...