Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, possuo um notebook da Asus  S46C I7 3537U 2Ghz e venho enfrentando problemas de lentidão constante e quedas de fps durante os jogos. As quedas de fps são bem recentes, o que me leva a crer que pode ser super aquecimento decorrido ao longo tempo de uso - esse notebook já tem 3 anos. Entretanto, vi que a CPU está com um consumo anormal e ele está recém formatado!!

Há pouco tempo instalei o win 10, antes usava o 8.1 e tinha uns problemas com disco em 100% e outras patifarias. Tentei desativar alguns serviços de acordo com uns vídeos do youtube, mas de nada adianta. Só de estar com o Firefox aberto e o gerenciador de tarefas, o consumo sobre para 100% instantaneamente. Outro fato curioso é que o jogo em questão é bem datado - WoW private - e não deveria apresentar esse tipo de travamento, pois já jogava antes e nunca ouve nada parecido, é só jogar por um tempo que o fps cai e eu preciso relogar para voltar aos 60 de fps.

adicionado 4 minutos depois

Ops. por causa dessa m@!$3 de gargalo eu já mandei sem querer. Continuando... Irei procurar alguma assistência pra efetuar uma limpeza, vocês acham que é válido? Eu não tenho nenhuma ferramenta minuciosa o suficiente pra abrir o note e acho que deveria trocar a pasta térmica dele. E quanto ao problema da CPU, será que devo restaurá-lo para as configurações de fábrica pra ver se retorna ao normal? Eu não sei se está sendo causado por algum arquivo malicioso, fiz apenas downloads "seguros" após a formatação - filmes, animes, ou um outro programa.

Agradeço desde já a atenção!!! Abraços

Postado

Não entendi direito mas vamos lá se está aquecendo muito troque a pasta térmica já que você joga direto e tem 3 anos de uso, travamentos e lentidão pode ser HD amigo que tá abrindo o bico 

Postado

@Curitibano Battousai

Teu HD pode ter algum setor ( pontinho no disco ) com dificuldade de leitura fazendo o firmware ficar tentando remapear ele e por isso vai a 100%.

Instala a versão gratuita do HD Tune e deixa aqui a imagem completa da aba " Health " para verificarmos.

O aquecimento excessivo deve ser resultado da combinação com esse problema do HD pois o sistema de arrefecimento acaba não conseguindo dissipar boa parte do calor gerado e acumulado ( pode estar havendo um desequilíbrio nesse sistema ).

Postado

Não consegui expandir, me desculpa!! Mas aqui vão todos os dados. Falando nisso, eu costumo mover meu notebook ligado as vezes, isso também pode ser prejudicial, né? Mas ele não tá fazendo nenhum barulho estranho, só o do funcionamento normal mesmo.

Obrigado pelas respostas!!!!!!!

HDTune_Health_TOSHIBA_MQ01ABD100.png

HDTune_Health_TOSHIBA_MQ01ABD1002.png

Postado

@Curitibano Battousai

Olha, notebook e semelhantes que usam disco rígido mecânico tem que se ter cuidado ao deslocar ele de um lado para outro principalmente quando em funcionamento.

Nessa tua imagem, tem aí no item C5, setores pendentes e devem ser eles que estão causando essa bagunça. Pode ser que com o tempo o firmware do próprio HD consiga resolver.

Mas se quiser tentar solucionar mais rápido, terá que fazer uso de algum programa. Pode tentar primeiro com o próprio chkdsk do Windows. É só entrar nas propriedades do HD e procurar lá pela reparação selecionando as duas opções de reparo. Depois reinicia a máquina que o chkdsk irá fazer o trabalho mais vai demorar muito para terminar especialmente sendo um HD de 1TB ( deixa ele trabalhando enquanto vai dormir. )

• Curtir 1
Postado

Irei pesquisar como fazer certinho e já colocar agora. Muito obrigado Henrique!!!!

adicionado 22 minutos depois

Pelo que andei lendo rapidamente é um processo extremamente longo, podendo até levar dias(?). Será que devo tentar mesmo assim ou é melhor restaurar para as configurações nativas de uma vez? Levando em conta que essa última opção funcionaria.

• Curtir 1
Postado

Cara primeiro manda fazer a limpeza e troca da pasta térmica , mas uma pasta térmica de qualidade . 

Depois faria essa restauração do sistema do HD . 

Já pensou em colocar um SSD , pro sistema  e um HD externo , para salvar os arquivos  ? 

• Curtir 1
Postado

Eu já resolvi um caso desse pra um cliente meu na seguinte situação particionei o HD em duas partições, peguei 100gb em uma partição e joguei fora praticamente e instalei o sistema na segunda partição até hj não deu retorno tem uns 2 anos que fiz isso 

Se a parte que estiver ruim estiver dentro desta partição morta amém

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
2 minutos atrás, maicon.andrade disse:

Eu já resolvi um caso desse pra um cliente meu na seguinte situação particionei o HD em duas partições, peguei 100gb em uma partição e joguei fora praticamente e instalei o sistema na segunda partição até hj não deu retorno tem uns 2 anos que fiz isso 

Se a parte que estiver ruim estiver dentro desta partição morta amém

O caso dele são poucos pontinhos ruins

• Obrigado 1
Postado

Legal mas no caso tem :thumbsup: aqueles programas que isolam esses pontos ruins mas demora demais essa opção lembro que na época fiz por causa disso dependendo do tamanho do HD e mais rápido criar partição e instalar sistema operacional 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
11 minutos atrás, maicon.andrade disse:

Legal mas no caso tem :thumbsup: aqueles programas que isolam esses pontos ruins mas demora demais essa opção lembro que na época fiz por causa disso dependendo do tamanho do HD e mais rápido criar partição e instalar sistema operacional 

Já pedi a ele para fazer um scan rápido por isso mesmo, saber onde estão esses pontos. Se estiverem logo no início a tentativa de reparo pode levar apenas alguns poucos minutos. Isso é possível com programinhas tipo HDD Regenerator, MHDD e HDAT2. Com chkdsk do Windows também é possível se abortar a verificação.

• Obrigado 1
Postado
2 minutos atrás, maicon.andrade disse:

Ok tudo é válido, o que eu fazia bastante também em HD era remover a placa lógica do HD e borracha nos contatos sempre fazia isso os últimos casos uns 20% voltavam a vida 

Bem lembrado, o caso dele pode ser isso mesmo e até os cabos com mal contato precisando ser remanejados ou trocados mas geralmente é o próprio HD.

Mas pode ser que sejam apenas uns poucos pontinhos no disco com alguma dificuldade magnética passageira que com simples testes de leitura/gravação voltem ao normal sem se quer haver remapeamento.

• Obrigado 1
Postado

Sim é que geralmente nenhum HD é zero por completo sempre tem um cluster ou outro zoado, quando você comprar um HD 1T, 500Gb, faça o teste que você verá que vai encontrar erros, tem uma tendência a acontecer isso em HD de 320 pra baixo nunca peguei esse problema sempre de 500 pra cima mas vamos esperar o amigo responder se vai resolver o problema dele abraço

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Galera, quero agradecer novamente todas as respostas! Fico muito feliz por vocês estarem dedicando um tempo ajudando alguém que nem conhecem, obrigado de coração!

@moraesandre1975 Então mano, eu já possuo um SSD que eu não uso, mas ele tem 22gb, o sistema operacional caberia aí? Desde que eu formatei ficaram duas repartições: o SSD e o HD.

@Henrique - RJ e @maicon.andrade Aqui vai o resultado do quick scan

hd.png

Postado

Tá zero caso o HD continuar a dar problema desmonte ele dá máquina e tire a placa lógica do HD e limpeza nos contatos da placa lógica do HD com borracha 

Se não resolver faça o procedimento que eu tinha mencionado 

Particione o HD em dois e instale o sistema na segunda partição 

Matando a primeira partição ok

Espero que dê certo e resolva o problema aí 

• Obrigado 1
Postado

@Curitibano Battousai

Faz um escaneamento normal no HD Tune ( Quick scan desmarcado ) pra ver se aparece algum quadradinho vermelho pois nesse escaneamento rápido ele não detectou nada ( talvez só precise escanear o início do disco para eles aparecerem e não ter que esperar até o final para não demorar muito ).

• Obrigado 1
Postado

@Curitibano Battousai

Isso não é grave não, é muito comum.

Levou quanto tempo para escanear em modo lento ?

O jeito mais simples é tentar com o chkdsk do Windows ativando ele nas propriedades do drive C: selecionando as duas opções de verificação no próximo boot mas só faça isso quando for dormir que de manhã deverá estar pronto.

Pode ser que com esse escaneamento do chkdsk resolva.

• Obrigado 1
Postado

Entra no prompt 

Como administrador 

Digita 

chkdsk /f /r ou é

chkdsk /r /f

Não sei se a ordem importa 

Se pedir pra confirmar 

S

Deixa rodar 

Mas eu ainda daria a partição do HD 

Seu HD é de 1tera correto

Mate 200gb que acho que vai ficar bom

Aí e com você parceiro beleza 

• Obrigado 1
Postado

Levou duas horas e treze minutos, @Henrique - RJ. Botei pra fazer o chkdsk nos dois comandos, como você disse @maicon.andrade. Tô com a impressão que travou em 10%, mas acho que essas coisas demoram mesmo, agora só esperar e torcer pra dar certo!!!

Sobre as partições do HD, como fazer com que a parte bichada fique isolada?  Se não houver solução, é o melhor jeito, já que acabo nem ocupando tanto o HD. Muito obrigado a vocês dois!!!

Postado

Entra no prompt 

Como administrador 

Digita 

chkdsk /f /r ou é

chkdsk /r /f

Não sei se a ordem importa 

Se pedir pra confirmar 

S

Deixa rodar 

Mas eu ainda daria a partição do HD 

Seu HD é de 1tera correto

Mate 200gb que acho que vai ficar bom

Aí e com você parceiro beleza 

Quando você colocar a mídia como fosse fazer a formatação ali você pode dividir o HD criar a partição cria uma partição de 200gb, e na outra que sobrar 800gb você formatação e instala o windows e boa sorte

Postado

Não saiu dos 10% mas "terminou", infelizmente, nada mudou. Gostaria de tentar algum outro programa pra tentar solucionar isso. Você citou o HDD Regenerator, @Henrique - RJ, mas andei lendo que não dá pra utilizá-lo onde o sistema operacional tá instalado, certo? Irei scanear novamente com o HD Tune pra ver

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...