Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou passando por algumas dificuldades com meu computador, pois sei que minha placa de video tem um desempenho muito acima do meu processador e do restante das peças, porém estou tentando reduzir o máximo que posso dos gargalos encontrados, porém estou precisando de ajuda com relação ao o que fazer com estes problemas.

Configuração do meu computador:

Intel® Core™ i5-3470 3,20Ghz

GeForce® GTX 1060 6GB

2x 4GB DDR3 1333mhz

placa-mãe ASUSTeK H61M-A/BR

HD Seagate SATA 3,5´ BarraCuda 1TB 7200RPM 64MB Cache SATA 6Gb/s - ST1000DM010

Fonte PowerX PX500 com 500W Reais

(Imagens do CPU-Z E GPU-Z em Anexo) - Obs: SpeedStep está ativo

1.png.80062cbee799dfbf8f6f69d2cbd86a0e.png2.png.291e5822b7067d39fbdffc77ea8f98cf.png

Não é o melhor do melhor computador, mas da pra jogar vários jogos com FPS realmente alto (80~120), embora as vezes durante meio segundo da algumas "travadinhas" ou queda brusca de FPS (de 120 para 10 por exemplo). Realizando os testes para identificar gargalo eu pôde identificar várias coisas:

1° Com relação a CPU, em diferentes jogos eu percebo um desempenho totalmente diferente, da pra sentir a variação de otimização dos mesmos, e eu reconheço que em alguns a CPU fica constantemente em 100% gargalando a placa. Em testes nestes jogos eu pôde observar que com os gráficos no mínimo, aumenta a frequência de gargalos ocorridos, e gráficos mais elevados diminuem os gargalos, porém deixa o fps mais instável.

2° Em relação a memória acredito que esteja tudo OK.

3° Em relação ao HD eu acreditava estar tudo bem, porém com um teste de benchmark, apontou o uso de até 12% nos rápidos 2:35min que testei (Segue em Anexo), e pelo que pesquisei não deveria atingir um nível mais elevado que 3% em média, e não deveria ter nenhuma diferença de picos, que foi o que me pareceu apontar no gráfico.

3.thumb.jpg.af30af3dd978687a52fbc16addc98ee3.jpg

4.thumb.jpg.28c367eaa6bc14e16b70863039ec848e.jpg

4° Em relação a temperatura, testando em um jogo mais pesado e sem gargalos (Dead by Daylight), o jogo rodou em flúidos 80 FPS em média, porém atingiu cerca de 95°C, alguns me apontaram como normal pelo alto processamento, mas não acho saudável usá-lo nesta temperatura por horas em um jogo como esse por exemplo. (Segue em Anexo a foto com o uso do MSI AfterBurner)

5.thumb.jpg.c8f095808ccd9e64c17531d76b9c7115.jpg

5° Minha fonte que é nova, pois troquei quando a velha não estava suportando. Quando a testei com o programa AIDA64 Engineer, me apresentou várias discrepâncias no +12V, -12V e -5V, sendo as voltagens restantes normais, porém não possuo nada para testar manualmente. É possível que a fonte esteja realmente fornecendo esta quantidade bem abaixo da mínima normal de energia para o computador? (Segue em Anexo a foto da fonte e das voltagens no AIDA)

6.thumb.png.7d45dcfd3c876c3fa748b6a92fa1b838.png

7.png.0043b729be12940f75ba92ed6a612b9f.png

Gostaria de ajuda para melhorar o máximo possível destes erros, se possível sem precisar trocar o equipamento, apenas reduzindo os erros e gargalos, pois não entendo muito bem de como solucionar estes erros de desempenho.

adicionado 26 minutos depois

hd tune

8.png

adicionado 30 minutos depois

9.png

Postado

@PhoenixOwner

Tua fonte nova é um lixo, pra ser educado.. 14 amperes na linha de 12V, isso é uma fonte de 200 Watts.. Genérica, das brabas.. Grana jogada fora.. Tirando isso, medição via software não é confiável..

O limite térmico dessas CPUs é na casa dos 100ºC.. A CPU já deve estar em throttling, pra não desligar..

Tem dois pontos críticos no seu PC: fonte e temperatura.. Fonte é questão de segurança.. O que pode estar matando seu PC seria temperatura: muito quente, clock cai, desempenho vai junto..

Dependendo do jogo, use V-Sync.. Não tem jeito..

Postado

@RS Faria

Primeiramente obrigado pela ajuda, eu comecei a ter alguns problemas de piques de energia no computador depois de comprar a gtx1060, e eu tinha uma fonte de 400W não reais. Então conversando com um amigo ele apenas me orientou de que eu precisava de uma fonte de 500W reais para guentar ela, e eu sem saber que era uma genérica comprei essa e não sabia que transmitia apenas 200W, estou aprendendo tudo por agora, então desculpe a ignorância.

Quanto a respeito da temperatura, já tenho um cooler normal auxiliando no gabinete, e alterei a curva da fan da GPU pelo msi Afterburner para trabalhar melhor, como mostra na imagem ela está apenas com 71°C, mas não consegui alterar a fan da CPU por nenhum software e não sei como fazer.

o que mais posso fazer para diminuir?

Postado

@PhoenixOwner

Fonte é sempre dar uma olhada na Internet, antes de comprar, pois tem muita tranqueira à venda..

Sobre a temperatura da CPU, já é coisa pra abrir o gabinete e ver a situação do cooler e pasta térmica.. Como a 1060 é nova, naturalmente as temperaturas dela ficarão sobre controle, por uns dois anos, pelo menos..

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!