Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador para uso geral - R$ 7 mil máx., ideal até R$ 5 mil


Posts recomendados

Pessoal,

 

Estou pensando em comprar um computador novo. Péssima época, eu sei, com o dólar acima da 4 reais. Mas enfim... queria uma opinião sobre a configuração. Acabei fazendo um e-mail longo, então dividi em alguns tópicos para facilitar.

 

O que eu tenho hoje


Hoje eu tenho um mini PC da HP, o ProDesk 400 G3 (http://m.lojahp.com.br/informatica/computadores/computador-hp-prodesk-400-g3-mini-com-processador-intel-core-i5-7500t-windows-10-pro-4gb-hd-500gb-11641267.html) que uso como desktop. Fiz um upgrade nele e hoje ele tem um processador Core i5-7500T 2.7 GHz, 8GB RAM DDR4-2400, um SSD de 240GB, e placa de vídeo integrada HD Graphics 630.

Mesmo com o upgrade, percebo que ele não está dando conta totalmente do recado. Quando abro muitas abas no navegador (Chrome, Edge, Firefox, qualquer um), ele fica lento, com o consumo de memória acima de 3GB. Uso um monitor 4k (3840x2160) que também parece ser pesado para a placa integrada, mesmo para gerenciar as janelas do Windows. Jogos, então, nem se fala. Não é uma tragédia, mas poderia ser bem melhor.

Para que eu quero o computador

Estou vendo as configurações e tentando entender o que me atenderia. O computador é para uso geral. Navegar na Internet, usar aplicativos do Office (Word, Excel, PowerPoint), Acrobat Reader, etc. Apesar de parecer simples, não é tanto. Trabalho com arquivos em Word de mais de 500 páginas, com mais de 1000 notas de rodapé, e milhares de campos e referências cruzadas. Uso Acrobat Reader com vários PDFs abertos, de uma biblioteca de mais de 3000 arquivos, e mecanismos de busca que os indexam. E é comum ter mais de 100 abas abertas em navegadores. Enfim, tudo isso, aliado ao peso da resolução da tela, deixa o meu computador lento.

Quanto a jogos, não é minha prioridade. De vez em quando, jogo alguma coisa para me distrair. Mais jogos casuais, que podem ser jogados em pouco tempo, não tenho mais horas ou dias para me dedicar a isso. A placa de vídeo não vai ser a prioridade da minha configuração e não estou disposto a sacrificar outros componentes para ter mais fps ou rodar jogos em 4k.

 

Claro, sei que muitos vão dizer que qualquer computador consegue fazer o que preciso e que eu não preciso de mais do que eu tenho. Mas quero um computador muito rápido e com  respostas imediatas, instantâneas. Estou achando o meu computador lento. Quando eu usava um monitor de 2560x1440, o desempenho era mais razoável. Agora, com um monitor de 3840x2160, parece que a placa de vídeo integrada não está mais aguentando.

 

Algo que também gostaria é de um computador que não faça muito barulho e nem esquente muito. O último desktop decente que comprei foi em 2010: tinha um Core i7-870, uma Nvidia GTX 470, 8 GB RAM, SSD e um HDD. O maior problema é que ele esquentava muito, às vezes era até duro ficar do lado. Pelo que constatei, a principal razão para isso era a placa de vídeo, muito boa para a época, mas que também produzia muito calor.

 

Processador

 

Em primeiro lugar, penso em que processador escolher. Uso processadores da Intel há vários anos, seja em desktops ou em laptops. Me decepcionei seriamente com o desempenho fraquíssimo do AMD K6-2, que tive anos atrás, e que propagandeavam como sendo melhor que a concorrência (e não era). Hoje em dia tenho ouvido falar coisas boas do AMD Ryzen, e queria saber se ele realmente é um concorrente à altura dos Intel Core, ou se continua sendo fraco. O Ryzen 2600X parece, ao menos no papel, uma boa, já que tem 6 cores e 12 threads. O que fico com um pouco de receio é que o desempenho single core dos processadores da AMD parece ser fraco. Já me recomendaram até o Ryzen 2400G, que seria adequado para minhas necessidades. Fico com medo de ser fraco demais, até porque os benchmarks mostram que é 30% mais rápido do que eu tenho, e que a placa de vídeo integrada é só duas vezes mais rápida que a minha atual (e a memória da placa continua a ser compartilhada).

 

As alternativas seriam os Intel Core, a opção que sempre me pareceu óbvia até eu ler tanta coisa boa sobre os Ryzen. Poderia escolher o Core i5-8400, i5-8500, i5-8600, enfim. O Core i7-8700 parece bom, com 6 cores e 12 threads, mas é caro e não sei se compensa. Não quero gastar uma fábula para ter um desempenho equivalente. Mas também não quero algo fraco como o que tenho hoje. Menos do que um Core i5-8400 já acho que começa a ficar complicado para o meu uso. A Intel parece ser bem melhor no desempenho single core, mas mais fraca em multicore. Qual dos dois beneficia o tipo de aplicativos que uso?

 

O que não abro mão

 

Um SSD é absolutamente fundamental para mim, para garantir o bom desempenho. Um com 240GB seria o mínimo, mas o ideal é que tenha 480GB ou mais. Ter só um HDD para mim está fora de cogitação, mas quero um para garantir espaço de armazenamento (pelo menos uns 2TB, mas mais seria preferível).

 

Memória RAM para mim também é importante. Como estou tendo problemas com 8GB, com navegadores abertos consumindo quase 4GB, penso que 16GB seria o mínimo aceitável. Quanto à velocidade da RAM, li que um processador Intel Core precisaria de 2666MHz, mas um AMD Ryzen se beneficiaria de memórias mais rápidas, então deveria pensar em 3200MHz (o que encarece a máquina).

 

Placa de vídeo

 

É um tópico que os gamers adoram, e tenho dúvidas também. Já ouvi dizerem que só preciso de uma placa de vídeo integrada. Mas quero uma que dê conta tranquilamente do meu monitor de 3840x2160 e de mais outro de 2560x1440 (a atual claramente não está dando conta nem do primeiro). E quero rodar uns jogos casuais de vez em nunca (não precisa ser em 4K).

 

Pensei em uma GTX 1060, mas quem sabe uma GTX 1050 possa também dar conta do que preciso. Uma GTX 1080 é exagero, e creio que uma GTX 1070 seja também. Vi que as placas da AMD têm desempenho em geral bem inferior.

 

Outras coisas

 

Algo para prestar atenção na placa-mãe? Não vou fazer overclock, mas quero várias portas USB.

 

É bom comprar um cooler? E fonte?

 

Orçamento

É bem flexível. Não quero jogar dinheiro fora. Mais de R$ 7 mil acho exagero, e o ideal seria que não passasse de R$ 5 mil (sem contar monitor, teclado e mouse, que já tenho). Quanto mais barato melhor, mas não quero comprar algo que eu vá me decepcionar depois. E eu tendo a me arrepender das configurações fracas que compro: este computador é um exemplo, estou com ele há um ano e pouco e já quero trocar.

 

Devo esperar mais um pouco, tendo em vista que a Intel pode lançar a nova geração de processadores nos próximos meses? E a Nvidia de placas gráficas?

 

Sugestões?

 

Obrigado e abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Skaertus2 disse:

Processador

 

 

Em primeiro lugar, penso em que processador escolher. Uso processadores da Intel há vários anos, seja em desktops ou em laptops. Me decepcionei seriamente com o desempenho fraquíssimo do AMD K6-2, que tive anos atrás, e que propagandeavam como sendo melhor que a concorrência (e não era). Hoje em dia tenho ouvido falar coisas boas do AMD Ryzen, e queria saber se ele realmente é um concorrente à altura dos Intel Core, ou se continua sendo fraco. O Ryzen 2600X parece, ao menos no papel, uma boa, já que tem 6 cores e 12 threads. O que fico com um pouco de receio é que o desempenho single core dos processadores da AMD parece ser fraco. Já me recomendaram até o Ryzen 2400G, que seria adequado para minhas necessidades. Fico com medo de ser fraco demais, até porque os benchmarks mostram que é 30% mais rápido do que eu tenho, e que a placa de vídeo integrada é só duas vezes mais rápida que a minha atual (e a memória da placa continua a ser compartilhada).

 

As alternativas seriam os Intel Core, a opção que sempre me pareceu óbvia até eu ler tanta coisa boa sobre os Ryzen. Poderia escolher o Core i5-8400, i5-8500, i5-8600, enfim. O Core i7-8700 parece bom, com 6 cores e 12 threads, mas é caro e não sei se compensa. Não quero gastar uma fábula para ter um desempenho equivalente. Mas também não quero algo fraco como o que tenho hoje. Menos do que um Core i5-8400 já acho que começa a ficar complicado para o meu uso. A Intel parece ser bem melhor no desempenho single core, mas mais fraca em multicore. Qual dos dois beneficia o tipo de aplicativos que uso?

 

A AMD oferece o dobro de threads e 5% a menos em performance single-core. Dependendo da faixa de preço até ganha em single core. Chamar de fraco é um exagero total.

 

Citação

Placa de vídeo

 

É um tópico que os gamers adoram, e tenho dúvidas também. Já ouvi dizerem que só preciso de uma placa de vídeo integrada. Mas quero uma que dê conta tranquilamente do meu monitor de 3840x2160 e de mais outro de 2560x1440 (a atual claramente não está dando conta nem do primeiro). E quero rodar uns jogos casuais de vez em nunca (não precisa ser em 4K).

 

Pensei em uma GTX 1060, mas quem sabe uma GTX 1050 possa também dar conta do que preciso. Uma GTX 1080 é exagero, e creio que uma GTX 1070 seja também. Vi que as placas da AMD têm desempenho em geral bem inferior.

AMD só não concorre diretamente em performance com a GTX1080Ti e GTX Titan. O resto, é pau a pau.

 

 

 

Eu recomendaria um Ryzen 5 1600 6C\12T que da para achar por uns R$650,00 com um pouco de sorte, com uma placa-mãe B350 e 2x8Gb DDR4 2400Mhz.

 

Para acompanhar um SSD 240Gb, fonte CX550 e uma RX580 4Gb(da para achar por uns 1050~1100 na CissaMagazine).

Um HD 1Tb para acompanhar, questao de dados. E um gabinete que voce achar bonitao.

 

Jogos leves, Dota, LoL, etc, a RX580 até leva em 4K, a minha 480 leva Dota2 em 4K a 60~70FPS por exemplo. Mas jogos como Battlefield 1 e V teria que reduzir para 1440p ou 1080p.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Atretador disse:

A AMD oferece o dobro de threads e 5% a menos em performance single-core. Dependendo da faixa de preço até ganha em single core. Chamar de fraco é um exagero total. 

 

Na verdade, eu não conheço o desempenho dos processadores AMD. Conheci o desempenho de alguns processadores no passado, e realmente achei fraco. Por conta disso, compro computadores e laptops com processadores Intel já faz mais de dez anos, mas reconheço que muita coisa pode ter mudado desde então.

 

Pelos benchmarks do site da PassMark (https://www.cpubenchmark.net/), um Core i5-8400 é 9% mais rápido do que um Ryzen 2600X em single core, e este é 50% mais rápido em multicore; um Core i5-8600K é 18% mais rápido em single core que o 2600X, e este é 12% mais rápido em multicore. Pelo que vi, o desempenho dos processadores Ryzen em single core não muda tanto entre os modelos (ao contrário do que acontece com a Intel), e a diferença parece ser mesmo no desempenho multicore. Também sei que essa performance pode ser relativa, já que muitos programas usam apenas dois ou quatro cores, e não estão otimizados ainda para fazer uso de seis ou oito cores. Enfim, queria apenas saber qual configuração me beneficiaria mais tendo em vista o meu uso.

 

21 minutos atrás, Atretador disse:

AMD só não concorre diretamente em performance com a GTX1080Ti e GTX Titan. O resto, é pau a pau.

 

 

Pelo mesmo site, o desempenho da GTX 1060 parece ser marginalmente superior ao da RX 580 (3% a 7% mais rápida, dependendo da memória). Nos sites que vi, a GTX 1060 de 3GB parece ser um pouco mais barata do que a RX 580 e a de 6 GB, um pouco mais cara. Alguma razão para preferir uma em vez da outra? O consumo de energia como é? E qual esquenta mais durante o uso?

 

26 minutos atrás, Atretador disse:

Eu recomendaria um Ryzen 5 1600 6C\12T que da para achar por uns R$650,00 com um pouco de sorte, com uma placa-mãe B350 e 2x8Gb DDR4 2400Mhz. 

 

Obrigado, mas algum motivo para o Ryzen 5 1600 em vez do Ryzen 5 2600X, por exemplo?

 

Quanto à memória, o processador da AMD não deveria se beneficiar se fossem mais rápidas?

 

26 minutos atrás, Atretador disse:

 

Para acompanhar um SSD 240Gb, fonte CX550 e uma RX580 4Gb(da para achar por uns 1050~1100 na CissaMagazine).

 

Obrigado. Essa loja monta os computadores? Não estou disposto a montar o meu. Não tenho problema em pagar um pouco mais caro e o computador vir montado.

 

26 minutos atrás, Atretador disse:

Um HD 1Tb para acompanhar, questao de dados. E um gabinete que voce achar bonitao.

 

OK. Estou pensando num HDD até maior.

 

26 minutos atrás, Atretador disse:

 

Jogos leves, Dota, LoL, etc, a RX580 até leva em 4K, a minha 480 leva Dota2 em 4K a 60~70FPS por exemplo. Mas jogos como Battlefield 1 e V teria que reduzir para 1440p ou 1080p. 

 

OK, obrigado. Parece bom em termos de desempenho. Ela aquece mais que uma GTX 1060?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Skaertus2 R5 1600 da para achar por R$300,00~400 a menos que o 2600X normalmente, por 10% a menos de performance.

 

RX580 vs GTX1060, depende muito do jogo, no GTA V a 1060 ganha, no Battlefield a RX580 ganha. No Doom 2016 a RX ganha, etc.

 

Sobre temperatura da RX vs GTX, depende do modelo. Ambas tem modelos com cooler ***** e com cooler bom. Para AMD, evite Gigabyte, para nVidia, não conheço muito, mas Galax normalmente é uma boa.

 

userbenchmark, é um site terrivel para comparações. Sao dados de sistemas diferentes, com drivers\Windows diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 07/09/2018 às 12:17, Atretador disse:

@Skaertus2 R5 1600 da para achar por R$300,00~400 a menos que o 2600X normalmente, por 10% a menos de performance.

 

 RX580 vs GTX1060, depende muito do jogo, no GTA V a 1060 ganha, no Battlefield a RX580 ganha. No Doom 2016 a RX ganha, etc.

  

Sobre temperatura da RX vs GTX, depende do modelo. Ambas tem modelos com cooler ***** e com cooler bom. Para AMD, evite Gigabyte, para nVidia, não conheço muito, mas Galax normalmente é uma boa.

 

 userbenchmark, é um site terrivel para comparações. Sao dados de sistemas diferentes, com drivers\Windows diferentes.

 

Obrigado. Minha preocupação não é com a temperatura dos componentes internos, e se isso afeta o desempenho. A minha preocupação é com o calor dissipado, e quanto isso vai tornar o quarto mais quente. Por tudo o que já li, a qualidade do cooler e da ventilação não faz a menor diferença no calor do ambiente, mas apenas na temperatura interna do computador. O que eu quero é manter o quarto resfriado.

 

Por isso, estou pensando em um processador Intel e em uma placa de vídeo Nvidia, por produzirem menos calor. Estou tentando configurar um computador com o máximo desempenho possível e com o mínimo aumento de temperatura no quarto. Por tudo isso, já descartei processadores de 95W, e overclock nem pensar. Agora, estou pensando em uma placa GTX 1060 em vez de uma GTX 1070, por esquentar menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Atretador disse:

@Skaertus2 Pega o R5 1600 ou 2600 e usa em Stock entao, tem TDP de 65W e sao soldados.

 

E casa com uma 1070 mesmo.

 

A GTX 1070 não vai gerar muito calor? Ela tem um TDP de 150W, contra 120W da GTX 1060 e 75W da GTX 1050. Sinceramente, prefiro perder desempenho do que passar calor.

 

Os processadores da AMD valem a pena sob esse ponto de vista? Sei que eles tem o mesmo TDP da Intel (65W). Mas também li em algum lugar que eles esquentam mais, por rodarem a clocks mais altos. Ou seja, os processadores da Intel seriam mais eficientes e portanto produziriam menos calor para alcançar o mesmo desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Skaertus2

1 minuto atrás, Skaertus2 disse:

 

A GTX 1070 não vai gerar muito calor? Ela tem um TDP de 150W, contra 120W da GTX 1060 e 75W da GTX 1050. Sinceramente, prefiro perder desempenho do que passar calor.

 

Os processadores da AMD valem a pena sob esse ponto de vista? Sei que eles tem o mesmo TDP da Intel (65W). Mas também li em algum lugar que eles esquentam mais, por rodarem a clocks mais altos.

E o contrario na verdade. Como a Intel esta empacada no processo de 14nm, ela vem subindo os clocks sem parar desde a 6a geração, tudo depois da 6a foi so refresh e relancamento com nome diferente, consumindo e esquentando cada vez mais.

 

Processo atual da AMD em 14nm e/ou 12nm, e mais voltado a eficiencia, rodando com clocks mais baixos. Mas tambem oferecendo mais threads. E ano que vem, voce vai poder por um processador de 7nm, que vai permitir 50% menos consumo na mesma performance ou 25% mais performance no mesmo consumo.

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Atretador disse:

@Skaertus2

E o contrario na verdade. Como a Intel esta empacada no processo de 14nm, ela vem subindo os clocks sem parar desde a 6a geração, tudo depois da 6a foi so refresh e relancamento com nome diferente, consumindo e esquentando cada vez mais.

  

 Processo atual da AMD em 14nm e/ou 12nm, e mais voltado a eficiencia, rodando com clocks mais baixos. Mas tambem oferecendo mais threads. E ano que vem, voce vai poder por um processador de 7nm, que vai permitir 50% menos consumo na mesma performance ou 25% mais performance no mesmo consumo.

  

 

 

 

Obrigado. De qualquer maneira, acho que o maior gerador de calor vai ser mesmo a GPU. Intel e AMD ambas têm processadores de 65W, o que acho que mantém a quantidade de calor em um nível razoável. A GPU me preocupa mais. 150W para a GTX 1070 é bastante, e mais que o dobro do TDP do processador...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Skaertus2 Problema e que a Intel usa TIM ate a 8a gen, entao os CPUs deles ja esquentam mais por padrão.

Enquanto a AMD usa solda, assim esquentando menos por ter uma transferencia termica mais eficiente.

 

Ja na 9a eles usam solda mas em excesso meio que nao ajudando muito e os clocks vem la em cima, entao acabam esquentando mais.

 

O TDP da Intel e uma mentira. Por exemplo, um i7-8700/8700K, tem TDP de 95W, mas puxa em torno de 150W. Um 9900K tem TDP De 95W tambem, mas puxa em torno de 250W.

 

 

GPUs tem refrigeracao direta ao die, tornando a transferencia termica mais eficiente. A 1070 e uns 30% melhor que a 1060.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...