Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema de Arquivos, RAID e Rede Windows/Suse


ebpavan

Posts recomendados

Olá, bom dia;

tenho um servidor OpenSUSE, onde tenho dois discos de 1,5T, e pretendo ter mais dois discos de 3tb, e cada par será gerenciado por uma controladora RAID da Intel, em RAID 1.

Gostaria de saber que melhor opção de formato de arquivos utilizar para que estes discos no servidor sejam acessados por clientes windows. NTFS, BTRFS, EXT4? Tanto faz? Sei que há restrições devido ao tamanho dos discos, mas gostaria de ajuda de vocês que tem mais experiência para não aprender na tentativa-erro.

Obrigado, E.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado!

 

A partição BTRFs que formatei, o Windows lê, mas em tamanho muito menor (coisa de 40Gb, não lembro). Por outro lado, tive já meus problemas para montar uma partção NTFS com mais de 2tb no Linux. No seu lugar que opção você escolheria: formatar os discos em NTFS no servidor linux, ou em EXT4, instalando no cliente windows o EXT2FS? Que você acha melhor? @ilkyest

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@ebpavan  eu não tenho como te dizer o que é melhor meu caro.

 

Eu uso ntfs no linux, leitura e gravação, em 3 discos de 3Tb... visto que uso windows também. Desde que instale o NTFS-3G (no arch linux não vem nativo, tem de instalar) vai embora. Até onde sei, sem programas alternativos, BTRFS não é nativo windows.  O EXT2FS é leitura e gravação, mas... ele é para uso comum. Abrir arquivos, ler algo, etc...

 

No teu caso, se tu vais usar windows e linux, cada macaco no seu galho, essa seria a minha escolha. Tu vais montar o server em windows? NTFS. linux? BTRFS para o sistema operacional, e ext4 para as demais partições. Isso eu tenho no meu pc com linux. Eu não irei acessar o root do windows, mas os arquivos sim.... então ext4 neles.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!