Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Debson

PC Dell Optiplex 380 reiniciando, tela azul e as vezes desliga

Recommended Posts

Boa tarde a todos, sou novo no Clube do Hardware, tenho mais ou menos 7 anos de experiência em TI, não sei tudo, gosto de aprender e recentemente estou em uma empresa que só tem eu na TI - Infra e tenho que cuidar de tudo, e muitas vezes não tenho recursos (equipamentos, ferramentas, etc), tenho que quebrar a cabeça e gastar o menos possível dos recursos da empresa (dinheiro, mandar arrumar, etc)... Vamos lá.

Tem um computador da Dell modelo Optiplex 380 que apresenta os seguintes comportamentos de acordo com o usuário: depois de um tempo de uso e com alguns programas aberto, o computador reinicia, dá tela azul e algumas vezes desliga também. Trouxe até minha sala e deixei ligado por muito tempo, mas não apresentou os problemas. Um detalhe é que quando ponho o cabo de energia na fonte, ele liga sozinho, depois desliga, dando a impressão que está em stand by. E outro detalhe, sempre dava mensagem de que a data da BIOS está desconfigurada. Pois bem, decidi deixar ligado da noite para o outro dia e quando cheguei, estava nesta tela da mensagem da data da BIOS, ou seja, não consegui pegar o erro da tela azul, mas deve ter log disso no Windows, porém não sei encontrar, então fiz o básico que é limpeza geral, passei borracha na memória, troquei pasta térmica (uso uma vencida, porque ainda não acabou e não vão comprar outra rs), troquei a bateria da BIOS por uma outra, mas a mensagem persistiu, então voltei a bateria original e por fim formatei o computador, depois deixei ligado por um bom tempo, depois desliguei, tirei da tomada, esperei uns minutos, liguei de novo e a mensagem da BIOS não apareceu mais. Repeti o teste de desligar, tirar da tomada e ligar novamente e parecia ter "sumido" o problema do horário da BIOS, e também não desligou nem reiniciou sozinho, dando a entender que a formatação e a limpeza resolveu tudo. Resolvi entregar para o usuário e no dia seguinte deu tela azul e reiniciou de novo segundo usuário, ou seja, os problemas voltaram e não tenho ideia do que pode ser, pois não consegui ver o erro da tela azul ainda.

De periféricos está faltando testar HD, fonte, processador, mas como falei, não tenho recursos e no caso me falta processador e uma boa fonte, pois tenho uma que funciona, mas é uma genérica e usada; testei esta fonte e não houve nenhuma diferença. HD tenho vários, poderia testar se for o caso. Memória tentei testar, mas as outras que tenho não funcionou nenhuma neste computador da Dell, e isso é estranho, só funciona a própria memória, mesmo elas sendo da mesma marca e frequência (as duas da Markvision 4GB DDR3 1333MHz e testei nos 2 slots da placa), e essas memórias eu tirei de computadores que estão funcionando. Quando eu ligo o PC com a outra memória, o PC emite um bip longo de uns 2 ou 3 segundos e fica sem imagem. Quando volto a memória original, fica tudo certo.

Falta testar em modo de segurança para ver se vai acontecer alguma coisa. Acredito que seja algum periférico, pois formatei ela já, mas tudo é bem vindo.

Estou sem ideias. Por favor se alguém puder ajudar ficarei grato, mesmo para dizer que o computador já não tem mais jeito, pois não posso simplesmente dizer para comprarem outro, mas se não tiver jeito, paciência.

Resumindo: computador dá tela azul, reinicia e as vezes desliga; formatei, limpei e resolveu, depois voltou os problemas; testei outra fonte, não houve diferença no comportamento; testei outra bateria, não houve diferença no comportamento; testei outra memória, apresentou um bip longo 2 ou 3s e sem vídeo; falta verificar mensagem da tela azul e os outros periféricos; falta deixar ligado em modo de segurança; acredito que só.

Estou a disposição se precisar esclarecer mais este caso.

Muito obrigado por enquanto, fico no aguardo.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia senhores,

Troquei o HD, deixei ligado uma noite e não reiniciou nem desligou e nada. Vou acompanhando aqui e qualquer novidade eu posto.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia

Realmente era o HD, não havia me atentado, e era um dos testes que não fiz.

Tópico resolvido.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais