Ir ao conteúdo

Instalar Windows 10 no SSD do Caddy do DVD

Ir à solução Resolvido por mattaus,

Posts recomendados

Postado

Olá a todos

Primeiramente, sou iniciante...

Tenho um Notebook Asus X751LJ e desde que comprei percebi a lentidão exagerada no HD. Decidi que assim que acabasse a garantia de um ano eu iria comprar um SSD e um "Caddy" desses que você coloca no lugar do DVD no Notebook para instalar só o Windows e Aplicativos prioritários. Continuo com o outro HD para armazenar outras coisas maiores.

A garantia acabou. Esperei os preços dos SSD baixarem e agora comprei um Kingston de 120GB, desse que foi testado aqui no Clube do Hardware, e um Caddy genérico, tudo no Kabum. Achei um vídeo no YouTube mostrando como abrir o Notebook, retirar o DVD e colocar o Caddy com o SSD dentro. Com muito cuidado (e medo...) consegui abrir o Notebook e fazer todo o processo com sucesso.

Após instalado, fui no "Criar e Gerenciar Partições de Disco", formatei o SSD e ele agora já aparece no Meu Computador.

O problema é a partir de agora: O QUE FAÇO?

Já fiz o backup do HD original, tenho todos os arquivos fora dele. E não posso "clonar", pois o SSD é só de 120GB. Já baixei o Media Creator Tool e tenho um PenDrive com o Windows 10 Home para fazer a formatação, mas não sei como instalar direto no SSD e fazer o Notebook iniciar pelo SSD e não pelo HD, como faz hoje.

Alguém pode ajudar? Desde já, agradeço.

• Solução
Postado

Primeira coisa. De preferência, coloque o SSD no lugar do HD e o HD no caddy. Em alguns notebooks a conexao Sata do leitor de DVD é mais lenta.

Com o SSD no local e o pendrive com a ISO do Windows 10 vá na Bios e veja se as configurações de boot UEFI e SecureBoot estão ativas (ou se o note está com o Windows 10 instalado, não precisa alterar nada).

Remova o HD mecânico e com apenas o SSD instalado insira o Pendrive e ligue o notebook. O sistema automaticamente vai dar boot pelo pendrive. Na hora de escolher a partição apague todas as existentes no SSD e escolha o disco inteiro. Siga a instalação normalmente. Quando terminar, instale todos os drivers do site da Asus e insira o Caddy com seu disco. E Veja se as opções de boot da Bios não mudaram.

• Curtir 1
Postado

@mattaus Muito obrigado pelo rápido retorno.

Eu poderia formatar do jeito que tá, e depois trocar o SSD para o local do HD e o HD no Caddy?

Edit: No caso, teria que alterar o Boot para iniciar pelo "DVD", que é o SSD atual?

Não sou muito jeitoso, fiquei até surpreso por ter conseguido trocar o DVD pelo Caddy.

Postado

Novas informações:

Baixei o Crystal Disk Info 7.7.0 e nas informações deles aparece as duas SATAS como SATA 600/SATA 600, tanto a do Caddy com SSD como a do HD original do computador. Isso é garantia de que as duas tem a mesma performance?

Postado
56 minutos atrás, E F OLIVEIRA disse:

Novas informações:

Baixei o Crystal Disk Info 7.7.0 e nas informações deles aparece as duas SATAS como SATA 600/SATA 600, tanto a do Caddy com SSD como a do HD original do computador. Isso é garantia de que as duas tem a mesma performance?

Sim, nesse caso tem a mesma performance. voce vai colocar o boot como o HD mesmo. Provavelmente vai aparecer as duas unidades na BIOS. Na dúvida, faça a formatação sem o HD, apenas com o SSD

• 2 semanas depois...
Postado

Obrigado Mattaus pelas orientações

Formatei hoje e deu tudo certo, mas tem uns procedimentos a fazer antes para inicializar pelo SSD:

- Acessar a BIOS apertando F2  ao ligar o Notebook

- Entra na aba "Security" e desabilita a opção "Secure Boot Control"

- Salva as alterações, reinicia o Notebook e entra na BIOS novamente

- Entra na aba "Boot" e habilita a opção "Launch CSM"

- Entra na aba "Boot", vai em "Boot Options 1" e coloca o SSD como primeira opção

- Salva as alterações, reinicia o Notebook e já pode inicializa ele pelo PenDrive do Windows para formatar

Achei essas instruções nesse vídeo e deu 100% certo:

https://www.youtube.com/watch?v=v0qsQg5oO5Y

Postado
23 horas atrás, E F OLIVEIRA disse:

Obrigado Mattaus pelas orientações

Formatei hoje e deu tudo certo, mas tem uns procedimentos a fazer antes para inicializar pelo SSD:

- Acessar a BIOS apertando F2  ao ligar o Notebook

- Entra na aba "Security" e desabilita a opção "Secure Boot Control"

- Entra na aba "Boot" e habilita a opção "Launch CSM"

- Entra na aba "Boot", vai em "Boot Options 1" e coloca o SSD como primeira opção

- Salva as alterações, reinicia o Notebook e já pode inicializa ele pelo PenDrive do Windows para formatar

Achei essas instruções nesse vídeo e deu 100% certo:

https://www.youtube.com/watch?v=v0qsQg5oO5Y

Geralmente o certo é fazer a instalação com todas as opções que voce desativou, ativadas para que o Windows 10 seja instalado no modo nativo UEFI. Mas se isso resolveu seu problema, perfeito.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Não sei te dizer exatamente, mas fique tranquilo, se está funcionando normalmente pode manter em Legacy. voce perde algumas funções e o boot mais rápido, mas não sao vitais para o uso normal da máquina.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...