Ir ao conteúdo

Fonte de monitor 14VCC para carregar bateria 12v 7A/h

Ir à solução Resolvido por faller,

Posts recomendados

Postado

Bom dia!

Tenho duas fontes de monitor Samsung de 14VCC, uma delas fornece corrente máxima de 1,5A e a outra fornece corrente de 3,0A.

A minha dúvida é: Eu consigo utilizar alguma destas duas fontes para carregar uma bateria de 12VCC 7H/h?

A bateria que possuo é a da imagem abaixo:

Bateria_12v_7a_h.jpg

Desde já eu agradeço.

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Sim. Coloque em série com a fonte (do positivo da fonte ao positivo da bateria) um resistor de 3,9 ou 4,7 ohms x 7 Watts, que servirá como limitador de corrente e seja feliz.. Deixe a bateria carregando por mais de12 Horas..

O resistor é tipo esse dai:

https://www.soldafria.com.br/resistor-de-3r9-ohms-7w-p-6718.html?search=resistor 3r9

ou esse

https://www.soldafria.com.br/resistor-de-4r7-7w-5-p-6722.html?search=resistor 4r7

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Em ‎02‎/‎10‎/‎2018 às 12:22, rodrigo.ki disse:

@Luís Roberto C. da Silva Obrigado!

@faller Obrigado pela resposta e links!

Vou adquirir este resistor que você recomendou.

Por curiosidade, qual cálculo é utilizado para se calcular um resistor limitador de carga?

Pegue uma situação de extremos.. A bateria com digamos 1 volts abaixo dos 12 Volts nominais, com pouca carga portanto, e a fonte com 14 Volts. A corrente de carga típica de carga lenta para uma bateria com capacidade de 7Ah é de 0,7 Amperes, 10% do valor da capacidade da mesma).  Então calcule usando a tensão sobre o resistor e essa corrente de carga lenta..

Rlimitação = (14-11) / 0,7 = 4,28 Ohms (dai escolhi um resistor com valores padrão mais próximos possível desse dai, ou seja, 3,9 ou 4,7 ohms..

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!