Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, boa tarde pessoal.

Estava tentando resolver um exercício em de lista encadeada aqui, mas estou com muita duvida ainda. Principalmente que parece para a resolução dão problema a gente deve ir criando varias outras struct's.

No exercício proposto pelo professor ele pede que seja retirado o ultimo elemento da lista. No entanto não estou conseguindo resolver o problema.

(Estou buscando ajuda em um livro que tenho aqui( de Waldemar Celes, introdução a estrutura de dados) e pela própria Internet. Mas confesso que esta muita difícil assimilar algo.)

Caso possam, olhem o o meu código.

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

/// o l é o nó, que liga as cadeias.

struct lista{
    int info;
    struct lista* prox;
};
typedef struct lista Lista;
void inserir(Lista *l){
    Lista* novo= (Lista*)malloc(sizeof(Lista));
    if(!novo){
        printf("SEM MEMORIA!\n");
        exit(1);
    }
    printf("\nInforme um valor: ");
    scanf("%d", &novo->info);
    if(l!=NULL){
        l->prox=novo;
    }
    else{
        Lista *aux = l-> prox;
        while(aux->prox!= NULL){
            aux=aux->prox;
        }
        aux->prox=novo;
    }
}

Lista *retira_ultimo(Lista *l){
    if(l!=NULL){
        printf("Lista vazia.\n");
        return NULL;
    }
    else{
        Lista *ultimo = l->prox, *penultimo = l->prox;
        while(ultimo->prox!=NULL){
            penultimo=ultimo;
            ultimo=ultimo->prox;
        }
        penultimo->prox=NULL;
        return ultimo;
    }
}
main(){
    int op=1;
    Lista *l= (Lista*)malloc(sizeof(Lista));
    l ->prox = NULL;

inserir(l);
    while(op==1){
        printf("Inserir novo elemento: 1 <sim> outro valor <nao> : ");scanf("%d", &op);
        if (op==1)
            inserir(l);
    }

retira_ultimo(l);

printf("\n\nA lista depois de retirar o ultimo numero digitado e o seguinte.\n\n");
    if(l!=NULL){
        printf("Lista vazia.\n");
    }
    Lista *aux = l->prox;
    while(aux!=NULL){
        printf("%d\n", aux->info);
        aux=aux->prox;
    }

return 0;
}

Tenho muita dificuldade na estrutura "cabeça" e na necessidade de se criar um monte de struct a partir dela. 

• Curtir 1
Postado

Uai porque nao estou conseguindo fazer o programa rodar no code blocks, parece esta demorando mais do que o necessario (demorando como nas funcoes recursivas kkkk), mas no site Repl.it esta funcionando o código. Se alguem puder me dar uma luz.

(E uma leve explicacao. Esse conteudo confunde muito.)

• Curtir 1
Postado

@AnsiC Você conseguiu rodar e deu tudo certo?

Na verdade peguei uns programas parecidos e tentei analisa-los e tentei fazer o meu, que nao funcionou direito, so que ainda nao entendo isso de uma estrutura cabeça e um monte de estruturas que fazem uso dela. (nao sei se da para entender, mas no codigo por exemplo a Lista l e a Lista novo vem da lista Lista, não consigo compreender muito bem isso.)

Aqui no meu compilador nao deu para rodar nao, so no site https://repl.it/repls/BlueSilverShell .

Ainda me perco com essas Listas, pois a Lista l parece ser mais importante por ser o nó, mas é na Lista novo que as informações estão e a nó parece que serve apenas para ligar. Nao sei.....

Aí funcionou???

adicionado 17 minutos depois

Tem uma funcao que um monte de codigo usa que e a seguinte.

int vazia(Lista *node){
    if(node->prox==NULL){
        return 1;
    }
    else
        return 0;
}

Tentei substituui-la pelo if (l!=NULL), nao sei se e a mesma coisa. Julguei ser esse o motivo do meu problema de o codigo nao rodar. To muito perdido.

• Curtir 1
Postado

Cara o que me ajudou a entender listas encadeadas foi desenhar ela . E entender do zero o que cada função/estrutura esta fazendo. Se tiver dúvidas eu tenho uma lista com algumas funções.

https://github.com/igorvargasp/C--codes

Sua função inserir pode ser algo mais simples. Pequena sugestão.

Lista* inserir(Lista *l, int valor){
    if(!novo){
        printf("SEM MEMORIA!\n");
        exit(1);
    }
   	novo->dado = valor;
   	 novo->prox = l;
	return novo;
    }
}

• Curtir 1
Postado

Inserir, para mim, deve ser somente a inserção de No para Lista, e mais nada.

Assim:

Tipo de Dados Abstrato No

/* minha estrutura no */
typedef struct Note $node; /* definir alias para estrutura */
struct Note { int     informacao;
              $node * proximo; };

Função Novo no

/*  Alocar um novo no */
$node * node( int informacao )
{
    $node * novo= malloc(sizeof ($node));

if( nov != NULL ){ * novo= ($node){ informacao, NULL }; }
    return novo;
}

Função Adicionar a lista no.

/* adicionar um no a lista */
bool lista_adicione( $node * p$node, $node ** lista )
{
    if ( (p$node == NULL) || (lista == NULL) ){ return false; } else
    if (* lista  == NULL){ * lista= p$node; } else { p$node->proximo= (* lista); 
                                                  * lista= p$node; }
    return true;
}

main

int main( void )
{
    /*  Declaro alguns ...  */
    $node * lista= NULL; /* < lista vazia com NULL */

lista_adicione( node(1), &lista );
    lista_adicione( node(2), &lista );
    lista_adicione( node(3), &lista );
    lista_adicione( node(4), &lista );

/* Simples rotina de impressão para teste */
    volatile $node * i= lista;
    while ( i != NULL ){ printf(" %d\n", i->informacao);
        i= i->proximo; }

return EXIT_SUCCESS;
}

Alguma pergunta?

Já com relação ao seu código "o consertei": @AnsiC/CProgramming

Postado

@AnsiC  A struct que inicia o codigo e obrigatoria no exercicio bem como o retirar elemento.

Em relação ao seu codigo, achei muita mais difícil. Nao sei se pelos nome que voce usou. e sobre o adicionar a lista, no caso seu já vem pronto. Eu queria que o usuario escrevesse seu numero. O que concertou no meu codigo?

Realmente nao entendi sua funcao adicionar, e ele ainda é do tipo bool. Não sei o que é isso.

Nao sei o que é isso de volatile.

Porque?Porque?

adicionado 12 minutos depois

@Igor Vargas Realmente sua função inserir está muito mais fácil, até de entender. Aí no caso a variável valor iria passar para a lista e função a valor que foi digitado no main. Pois quero que o usuário digite o valor, e não já esteja pré-definido. 

Mas e o resto da função, tudo certo ou tem algum erro? 

Sobre a dica de desenhar, acho que vou segui-lá pois realmente não estou entendendo esse tanto de função para ler somente uma variável.

adicionado 16 minutos depois

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Uma coisa que realmente não entendo é isso de na hora de fazer o novo apontar para o proximo elemento da lista seguir o seguinte modelo:

novo->prox = l   ;

Para mim parece que o "novo" está recebendo tudo o que tem no 'l' , e dessa forma parece que o "novo->info" perde o valor que eu coloquei.

Não é intuitivo entender essa matéria.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Josesousa disse:

Uma coisa que realmente não entendo é isso de na hora de fazer o novo apontar para o proximo elemento da lista seguir o seguinte modelo:

novo->prox = l   ;

@Josesousa

"novo" = novo nó

"prox" = ponteiro que guarda a memória do prox valor inserido.

"l" =cabeça da lista.

"l" é a lista, mas como ela vai estar vazia ele vai receber NULL ou seja o ponteiro  novo->prox= l  vai apontar pro vazio que no momento é "l" pois não tem nada dentro ainda . No próximo valor inserido que vai ser o seu novo "NOVO" teu "NOVO->prox = l" recebe o resto da lista ou seja  "l" vai ter o nó anterior e o teu "NOVO->prox" vai apontar pra ele.

EX: 1->2->NULL quero adicionar o numero 3. passo o valor "novo->dado = 3", "l =1->2->NULL", "novo->prox=l" quando for adicionado meu novo "novo->prox "  vai apontar pro numero "1"  então 3->1->2->NULL.

A a inserção de valores é sempre no inicio então se já tiver um nó na lista o próximo valor vai ser inserido atrás dele.

Espero ter ajudado de alguma forma se ficou muito confuso desenhar é a melhor forma e praticar bastante.

• Obrigado 1
Postado

@Igor Vargas  Acho que estou entendendo. 

Entao a lista Lista serve apenas para criar outras struct...? Pois em seguida a usei para criar a "l" e a "novo" e as auxiliares.

Minha maior duvida era com isso de apontar para o proximo. Vou tentar praticar mais. E desenhar como sugerido.

Valeu, amigo...

• Curtir 1
Postado

@Josesousa

6 horas atrás, Josesousa disse:

Entao a lista Lista serve apenas para criar outras struct...?

isso é mais questão de se você escolhe ou não usar o typedef. Porque se não usar tem que escrever struct lista e o nome da variável.

• Obrigado 1
Postado

@Igor Vargas Uai, estava estudando por meio de vídeos no youtube e alguns site e livro, pensei que era "obrigatório". 

(Na verdade pensei que não faria diferença)

Pois no caso eu escrevi struct lista e usei Lista como nome da variavel, só que com a inicial maiúscula. Parte obrigatoria do exercicio.

Valeu, Igor,

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...