Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou aprendendo meio que na raça.. Tentei mexer há um tempo, mas acabei tendo que parar, então agora que estou retomando.

Queria montar um formulário HTML no qual eu poderia incluir dados em um banco de dados mySQL (para consultar também pela página). Eu tenho um domínio com um banco de dados instalado.

Gostaria de não utilizar PHP, pois quero aprender primeiramente sem ele.

Como é possível fazer isso com javascript/java?  Eu consegui fazer a conexão com o banco de dados, usando isto:

Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver");
Connection con = DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://IP:Porta/Banco","usuario","senha");
Statement st = con.createStatement();

Mas me perdi a partir daí...

• Moderador
Postado

@Mauricio Caldeira Olá, 

6 horas atrás, Mauricio Caldeira disse:

Gostaria de não utilizar PHP, pois quero aprender primeiramente sem ele.

Por você não quer utilizar o php, mas quer utilizar java?  O código que postou acima é fragmento da linguagem java. Ambas são para server-side. 

Diferente do Javascript.  Um erro comum de muitos, é achar que JAVA é o mesmo que JAVASCRIPT.  As duas linguagens são diferentes, onde uma é voltada para server-side e outra é voltada  para client-side. De semelhança somente a parte "java" do nome.

Se você realmente quer aprender MySQL, vai ter que aprender junto uma linguagem de programação server-side.

Como seu foco é WEB, é altamente recomendado o PHP e ainda mais pela facilidade de lidar com o banco de dados.

Depois disso, você pode aumentar o "nível" e fazer requisições assíncronas com javascript(puro) ou jQuery e ajax, onde você usará o PHP, para pegar os dados do banco de dados e inserir em um código HTML.

Postado
Em 06/11/2018 às 01:16, DiF disse:

@Mauricio Caldeira Olá, 

Por você não quer utilizar o php, mas quer utilizar java?  O código que postou acima é fragmento da linguagem java. Ambas são para server-side. 

Diferente do Javascript.  Um erro comum de muitos, é achar que JAVA é o mesmo que JAVASCRIPT.  As duas linguagens são diferentes, onde uma é voltada para server-side e outra é voltada  para client-side. De semelhança somente a parte "java" do nome.

Se você realmente quer aprender MySQL, vai ter que aprender junto uma linguagem de programação server-side.

Como seu foco é WEB, é altamente recomendado o PHP e ainda mais pela facilidade de lidar com o banco de dados.

Depois disso, você pode aumentar o "nível" e fazer requisições assíncronas com javascript(puro) ou jQuery e ajax, onde você usará o PHP, para pegar os dados do banco de dados e inserir em um código HTML.

Na verdade, não quero utilizar o PHP (ainda) porque onde eu trabalho precisam do Java. Mas consegui me virar e estou aprendendo o JSP. Com ele, estou conseguindo fazer o que eu preciso (apanhando aqui e ali, mas tá indo!)

Mas valeu pelas dicas! Depois, com um pouco mais de tempo, vou aprender o PHP e aí aumentar o nível, como você disse!

Obrigado!

Postado

Usando uma maneira prática do que se trata o exemplo acima citado por DiF?

Se for jQuery então gostaria de saber: há uma maneira de tratar um formulário comum html com jQuery?

Se eu quiser fazer um tipo de formulário que seja tratado pelo script como no exemplo citado pelo amigo que abriu o tópico, teria que usar alguma função de conexão etc?

Caso não haja entendimento poderia eu esclarescer novamente minha dúvida com algum tipo de ponto de vista diferente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!