Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, Fiz uma pesquisa no site e não encontrei nenhum tópico referente ao assunto.
Mas com é minha primeira postagem posso ter me enganado,

Começando do começo,
Sou dono de um notebook HP pavilion DV4 2040 br. (https://support.hp.com/br-pt/product/hp-pavilion-dv4-2000-entertainment-notebook-pc-series/4031721/model/4170916/advisories)
Como foi adquirido em 2010 é de se esperar que seu desempenho não seja lá muito espetacular hoje em dia, mas no geral é um bom notebook e minha esposa o utiliza para a pós-graduação. Gostaria de dar uma incrementada no desempenho dele mas sem aumentar o peso, por isso estava procurando um SSD do tipo stick pra colocar nele. (Ela tá me enchendo querendo um novo, ultrafino, $$$$$$$)
Acontece que como ele já é bem antiguinho, não tem portas de expansão m.2, nem mSATA dedicadas a esse fim.
Porém ele tem uma porta Mini PCI express não utilizada que em outros sub-modelos pode ser usada por um adaptador WWAN ou de TV.
Pesquisando um pouco encontrei o padrão mSATA que se encaixa perfeitamente (número de pinos e posição da trava). Porém continuando minha pesquisa encontrei esse artigo:https://www.electronicdesign.com/memory/what-s-difference-between-mpcie-and-msata

Procurando no manual de serviço não achei nenhuma menção a suporte a mSATA, então acredito que não funcionaria. http://h10032.www1.hp.com/ctg/Manual/c01597750.pdf
Até encontrei na internet um RARISSIMO modelo de SSD que opera nativamente no padrão mPCIe  (https://www.innodisk.com/en/products/flash-storage/mini-pciedom/Mini_PCIeDOM_1ME3) porém não achei nenhum a venda no Brasil.

Se possível eu queria evitar colocar um SSD 2,5" pois precisamos da capacidade de armazenamento do HD e colocar um adaptador na baia do DVD iria aumentar consideravelmente o peso do notebook, e como minha esposa é pequena e o carrega pra cima e pra baixo, isso seria indesejado. (SSD de 240 GB ou maior está bem carinho)
Gostaria de saber se alguém aí já tentou usar um SSD mSATA num slot mPCIe e qual foi o resultado?
Minha dúvida é se tem tem alguma opção viável ou invariavelmente vou cair no combo Adaptador + SSD 2,5" ?

Desde já agradeço a atenção.

EDIT:
Pensei em usar um adaprador M.2 pra mPCIe desses mas fico com medo de ficar muito espesso e a tampa do compartimento não fechar. 

Postado

Vou compartilhar algumas informações adicionais que podem ajudar a esclarecer o assunto um pouco mais. O fator de forma (form factor) mSATA foi criado para aproveitar a interface existente dos cartões mPCIe, como os cartões Wi-FI para notebooks, mas gerenciado pelo controlador SATA em vez do controlador PCI.

A interface dos cartões Wi-Fi e seus slots compatíveis com mPCI foram criados anos atrás quando não havia um tamanho tão pequeno para os SSDs. Naquela época, acreditava-se que uma boa ideia seria usar esses mesmos slots de cartões Wi-Fi para SSDs. E esse é o principal motivo pelo qual o tamanho ou fator de forma é o mesmo, olhe para os pinos, eles parecem iguais.

WI-FI Card:

image.thumb.png.8098aaa172f8e73777afd460a860f691.png

mSATA SSD:

image.png.290cc81370eee1ce22b2147c042c8eae.png

Mini PCIE vs mSATA:

image.png.53d0e436d7250eee047c64bd682d51f8.png

O padrão mSATA está desaparecendo, foi substituído nos últimos anos por um novo padrão criado apenas para SSDs chamado M.2. Este novo padrão para SSDs corrige problemas criados pelo mSATA e se ajusta melhor, lembremos que o mSATA foi uma ideia criada sobre um padrão existente que foi criado para cartões Wi-Fi sem ter os SSDs em mente. Portanto, havia a necessidade de criar um novo padrão que também fosse pequeno, mas projetado com os SSDs em mente.

Toda esta informação para você significa o seguinte:

• Você não pode conectar uma unidade mSATA em um slot mPCIe, mesmo que seu formato (form factor) ou tamanho seja o mesmo, eles têm uma interface diferente, eletronicamente eles são diferentes, um é SATA e o outro é PCI. E eles são gerenciados por controladores diferentes, então não vai funcionar.
  • mSATA foi substituído pelo padrão M.2.
  • Seu computador provavelmente não tem M.2, e se ele tiver uma porta M.2, compre um SSD M.2 e evite os adaptadores.
  • Há SSDs M.2 com interface SATA, e há outros SSDs M.2 mais caros e mais rápidos, mas com interface NVMe e duvido que seu computador tenha um slot M.2 NVMe.

Espero ter conseguido ajudar, se precisar de esclarecimentos sobre qualquer assunto, por favor poste suas perguntas aqui, fico feliz em responder.

• Obrigado 1
  • 11 meses depois...
Postado

Pessoalmente, prefiro não usar adaptadores porque implica mais suporte e atualizações de firmware e driver. Na medida do possível, prefiro usar outras alternativas...

• 3 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!