Ir ao conteúdo

Qual é o propósito de um roteador WIFI AC 800 Mbps com uma porta WAN 100 Mbps ?

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Olá a todos.

Para deixar o meu questionamento mais claro, vou apresentar o seguinte cenário para vocês.

Um cliente possui NET 240 Mbps. O equipamento fornecido pela empresa funciona perfeitamente no local onde está instalado e proximidades.

Porém, o cliente gostaria de ampliar a abrangência do sinal em sua residência, principalmente em cômodos onde não chega cabo ou o sinal WiFi está atenuado. Decidiu-se  instalar mais um roteador que receberá sinal de internet via porta WAN (Cabo Cat5e) e redistribuirá o sinal no novo local, podendo usufruir dos 240 Mbps quando conectado por cabo ou WiFi AC 5 GHz , como já acontece no local onde está instalado o equipamento da NET.

Recomendei um equipamento com característica semelhantes ao modem fornecido pela empresa, com antenas de 5 e 2 GHz e portas LAN e WAN Gigabit.

Porém, o cliente não se atentou aos detalhes e comprou um roteador TP-LINK AC 1350 Archer C60 que não possui portas Gigabit.

Nos testes via WiFi AC (5 GHz), a velocidade de internet não passa de 90 Mbps. O mesmo acontece quando conectado a porta LAN. Acredito que seja a limitação da porta WAN de 100 Mbps desse roteador TP-LINK.

Com esse cenário, deixo meu questionamento para vocês:

Qual o propósito de roteadores equipados com antenas de alto desempenho mas ao mesmo tempo com portas de 100 Mbps ? Qual perfil de cliente demanda de um equipamento assim?

As fabricantes não deveriam deixar claro que a velocidade de internet seria limitada pelo desempenho da porta WAN?

A única razão que eu vejo para roteadores assim seria para desempenho em rede local, como troca de arquivos entre dispositivos na mesma rede, etc.

Agradeço desde já a atenção de vocês.

Postado

Estabilizar e Manter a conexão quando cair demais

Postado
4 horas atrás, blmmg disse:

Estabilizar e Manter a conexão quando cair demais

Mas nesse caso justifica a presença de antenas de 5 GHz ? Um roteador de referência e mais simples, com três antenas N de 2.4 GHz, não atenderia?

Eu acho que quem se interessa pela tecnologia AC quer justamente velocidade na conexão sem fio, o que não me faz compreender a ausência de portas Gigabit. Para cenários de conexões instáveis, acredito que abordagem deveria ser mais holística, e não simplesmente jogar um roteador com antenas AC.

• Solução
Postado

O pensamento primário e a velocidade, porém essa velocidade não vai existir. se trata de uma maior cobertura de área ou zonas escuras onde a conexão tem dificuldade de chegar. Claro que a falta de uma porta gigabit é um projeto falho, Mas para alta velocidade dependeríamos de um bom projetor de sinal + um bom receptor + uma internet estável então no quesito velocidade vai sempre haver um ponto variável  

Postado

Ok. Então eu posso concluir que um roteador N 300 Mbps de duas antenas 2.4 GHz, apesar de ter uma porta WAN 100 Mbps, vai atender melhor a cobertura do sinal (em relação a um roteador N 150 Mbps de apenas 1 antena 2.4 GHz) e não tanto o desempenho?

Postado

Exatamente minhas antenas tem 8dbi desempenho é quase nulo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...