Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual é o propósito de um roteador WIFI AC 800 Mbps com uma porta WAN 100 Mbps ?


gtiguto
Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Olá a todos.

Para deixar o meu questionamento mais claro, vou apresentar o seguinte cenário para vocês.

 

Um cliente possui NET 240 Mbps. O equipamento fornecido pela empresa funciona perfeitamente no local onde está instalado e proximidades.

Porém, o cliente gostaria de ampliar a abrangência do sinal em sua residência, principalmente em cômodos onde não chega cabo ou o sinal WiFi está atenuado. Decidiu-se  instalar mais um roteador que receberá sinal de internet via porta WAN (Cabo Cat5e) e redistribuirá o sinal no novo local, podendo usufruir dos 240 Mbps quando conectado por cabo ou WiFi AC 5 GHz , como já acontece no local onde está instalado o equipamento da NET.

 

Recomendei um equipamento com característica semelhantes ao modem fornecido pela empresa, com antenas de 5 e 2 GHz e portas LAN e WAN Gigabit.

 

Porém, o cliente não se atentou aos detalhes e comprou um roteador TP-LINK AC 1350 Archer C60 que não possui portas Gigabit.

 

Nos testes via WiFi AC (5 GHz), a velocidade de internet não passa de 90 Mbps. O mesmo acontece quando conectado a porta LAN. Acredito que seja a limitação da porta WAN de 100 Mbps desse roteador TP-LINK.

 

Com esse cenário, deixo meu questionamento para vocês:

 

Qual o propósito de roteadores equipados com antenas de alto desempenho mas ao mesmo tempo com portas de 100 Mbps ? Qual perfil de cliente demanda de um equipamento assim?

As fabricantes não deveriam deixar claro que a velocidade de internet seria limitada pelo desempenho da porta WAN?

 

A única razão que eu vejo para roteadores assim seria para desempenho em rede local, como troca de arquivos entre dispositivos na mesma rede, etc.

 

Agradeço desde já a atenção de vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, blmmg disse:

Estabilizar e Manter a conexão quando cair demais

 

Mas nesse caso justifica a presença de antenas de 5 GHz ? Um roteador de referência e mais simples, com três antenas N de 2.4 GHz, não atenderia?

 

Eu acho que quem se interessa pela tecnologia AC quer justamente velocidade na conexão sem fio, o que não me faz compreender a ausência de portas Gigabit. Para cenários de conexões instáveis, acredito que abordagem deveria ser mais holística, e não simplesmente jogar um roteador com antenas AC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

O pensamento primário e a velocidade, porém essa velocidade não vai existir. se trata de uma maior cobertura de área ou zonas escuras onde a conexão tem dificuldade de chegar. Claro que a falta de uma porta gigabit é um projeto falho, Mas para alta velocidade dependeríamos de um bom projetor de sinal + um bom receptor + uma internet estável então no quesito velocidade vai sempre haver um ponto variável  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!