Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal. Comprei uma estação de ar e solda yaxun 881d para hobby.

Aproveitei para substituir um mosfet em curto de uma gtx970 da gigabyte, agora vem o problema. A solda não derrete nem a pau, uso fluxo, uso pasta torro a placa mas o Mosfet não sai da placa, até para retirar capacitores smd é complicado...

Obs: Tenho uma placa de vídeo simples e retiro mosfets e smds  dela, arrumei uma placa-mãe quebrada e em 15 seg estáva retirando os mosfets da placa-mãe, só está bendita gtx que nao dessolda nada.

Obs2: Uso 400º e ar no 4 ou 5 e os componentes saem das outras placas, também uso 350º e o componente também sai, mas nessa GTX nada... ja fiquei 3 minutos esquentando e não sai do canto.

Me deem uma luz 

Abrass

só posso responderao tópico as 20h, pois estou na uni( só p n pensarem que não respondo ou abandonei) kkk.

• Membro VIP
Postado

A explicação é que sua placa é multicamada - além das externas há muitas folhas de cobre internas - o que fazem dissipar o calor, tiram-no do ponto onde quer que funda a solda. você pode tentar aquecer por baixo um pouco - uma pré aquecida - algo que se faz na troca de um bga p.ex.

Uma alternativa nada ortodoxa é você trabalhar com duas ferramentas: o ar quente e um ferro de soldar. Os calores se somariam no ponto certo e meio que espalharia nos arredores pra não dar choque térmico. Algo como: o ar quente dá uma bela mornada geral e o soldador completa a missão. Cuidados óbvios devem ser tomados.

Não me lembro... acho que nunca fiz isso... ou fiz... sei lá...

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

A explicação é que sua placa é multicamada - além das externas há muitas folhas de cobre internas - o que fazem dissipar o calor, tiram-no do ponto onde quer que funda a solda. você pode tentar aquecer por baixo um pouco - uma pré aquecida - algo que se faz na troca de um bga p.ex.

Uma alternativa nada ortodoxa é você trabalhar com duas ferramentas: o ar quente e um ferro de soldar. Os calores se somariam no ponto certo e meio que espalharia nos arredores pra não dar choque térmico. Algo como: o ar quente dá uma bela mornada geral e o soldador completa a missão. Cuidados óbvios devem ser tomados.

Não me lembro... acho que nunca fiz isso... ou fiz... sei lá...

então se eu esquentasse a placa/componente com o soprador por muito tempo conseguiria retirar o componente? porque tipo, ja passei 2-3 minutos e nada...

mas antes irei fazer o que voce disse. Preaquecer mais a placa...

a questão do ferro+ estação... funcionaria como? o ferro em cima dos contatos do mosfet+o ar em cima dele?

ah, e obrigado pela ajuda

• Membro VIP
Postado
51 minutos atrás, s3pt0s disse:

então se eu esquentasse a placa/componente com o soprador por muito tempo conseguiria retirar o componente?

Se atingir a temperatura de fusão da solda, sim. Algumas são lead free (sem chumbo) e precisam de mais calor. Pode ser que o ar não esteja quente o suficiente. Tente derreter um fio de solda no ar p.ex. E deixar muito tempo, claro não é muito bom pois pode danificar a pci.

Veja se ele não está aparafusado ou arrebitado ou travado ou algo do gênero.

51 minutos atrás, s3pt0s disse:

o ferro em cima dos contatos do mosfet+o ar em cima dele?

tipo isso sim mas ao contrário. Primeiro o ar aquece, depois o ferro age. E tem que fundir nos 3 contatos do mosfet. Acho que fiz isso com 3 mãos. Uma segurava o soprador, outra o soldador e outra a pinça.

Como disse, não existe método padrão.Crie o seu, treine, erre um pouco, detone alguma placa detonável, melhore com o tempo, e o principal: compartilhe!

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Se atingir a temperatura de fusão da solda, sim. Algumas são lead free (sem chumbo) e precisam de mais calor. Pode ser que o ar não esteja quente o suficiente. Tente derreter um fio de solda no ar p.ex. E deixar muito tempo, claro não é muito bom pois pode danificar a pci.

Veja se ele não está aparafusado ou arrebitado ou travado ou algo do gênero.

tipo isso sim mas ao contrário. Primeiro o ar aquece, depois o ferro age. E tem que fundir nos 3 contatos do mosfet. Acho que fiz isso com 3 mãos. Uma segurava o soprador, outra o soldador e outra a pinça.

Como disse, não existe método padrão.Crie o seu, treine, erre um pouco, detone alguma placa detonável, melhore com o tempo, e o principal: compartilhe!

acabei de chegar em casa e testarei agora.

o problema é que em placas de vídeo comuns e placas mãe dessoldei qualquer componente smd (ci's, resistores, capacitores, mosfets etc) em 15 seg. Somente nessa gtx970 que o ar fica 3 min em cima  de qualquer componente e nada acontece kkkkkk. estou emcabuladíssimo( e muito irado) com isso kkkkkkkkkk

valeu

Postado

@Isadora Ferraz acabei de retirar o Mosfet (milagre)

-Pré aqueci a placa

-Aqueci bem o mosfet

-Coloquei solda nos terminais dele

-Continuei pre aquecendo tanto a placa como o mosfet, alternando de um para outro

-As vezes esquentava as pontas dos terminais com o ferro também

-Consegui retirar

acho que a dificuldade em retirar esse mosfet foi pro causa que primeiro saiu a parte preta dele e depois a carcaça metálica, pois ela ficou na placa...

acho que também estava com medo de torrar a placa... rsrs

enfim.

consegui retirar

Muito obrigado pela ajuda

adicionado 2 minutos depois
13 minutos atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Muito provavelmente esses smd da placa são colados.

Creio que não, pois vejo muitos vídeos de conserto de Pc e placas de vídeo e até hoje não vi menção sobre tais serem colados.

Acredito que existam sim mosfets colados as placas, mas esse não era 🤣

• Membro VIP
Postado

Legal . Bem lembrado também pelo amigo @Ricardo S Ferreira . Seria algo como o

5 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

ou travado ou algo do gênero.

A cola é válida pra peças que vão do lado de baixo.

4 minutos atrás, s3pt0s disse:

primeiro saiu a parte preta dele e depois a carcaça metálica, pois ela ficou na placa...

Se fosse reaproveitar hein... já era. Com o tempo - e umas queimadurazinhas -  você aprende a remover peças sem ... desintegrá-la kk.  Agora durma em paz.

abç

• Haha 1
Postado
29 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Legal . Bem lembrado também pelo amigo @Ricardo S Ferreira . Seria algo como o

A cola é válida pra peças que vão do lado de baixo.

Se fosse reaproveitar hein... já era. Com o tempo - e umas queimadurazinhas -  você aprende a remover peças sem ... desintegrá-la kk.  Agora durma em paz.

abç

Quem sabe um dia eu n desintegro né? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

• Haha 1
  • Membro VIP
Postado

Não sabia. Não sei. Não sei porquê. Não sei se quero saber. Mas não conte pra ninguém! Vai atrapalhar o ganha pão de alguém mas o pior, comprometer a adrenalina da possibilidade de consertar algo!

Mas de fato este tipo de serviço não é pra qualquer um. É muito mais fácil e rápido você trocar a placa toda.

off 1/2 on:

Recentemente tentei consertar uma fonte de uma tv led que queimou com um raio. Pensei: fonte? moleza! Identifiquei, comprei peças (ci's) duas vezes (2!! na 1ª não funcionou) no m.l. Derrota total. Com o ego técnico ferido e contra meus princípios, comprei a placa da fonte e... eureka. Cobrei só preço de custo e mais uma família feliz.

ok... porque que você acha que...

12 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

aproveitar algum desses componentes removidos não poderá mais

de onde tirou isso?

• Membro VIP
Postado

Ah tá. Aí sim. Achei que era generalizado. Neste caso tens razão e mais uma razão pra aprimorar sua técnica de remoção pra não destrutiva kk. P.ex. você pode desenvolver uma ponta especial que dê contato derretendo simultaneamente os 3 terminais do mosfet já preaquecido.  Rápido e indolor. Me lembro (ó o passado sempre presente) que fazia algo como isso com uma ponteira em L num ferro 100W pra remover ci dip16. Quando difícil, também havia ponta em U com 2 ferros de 100W.

Em breve você estará trocando e reaproveitando microBGA com um chumbão - ferro tipo machadinha - kk.

• Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!