Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema de aquecimento no processador


Posts recomendados

Olá galera gostaria de pedir para vcs seus conhecimentos para me ajudar nesse problema no meu PC . Acabei de montar um setup novo de AMD A4 6300 3,7 GHz / 3,9 GHz e uma 9500 GT com uma fonte de 250w da positivo sei que é genérica e meu processador está esquentando muito não liguei mais até agora  trocar a fonte seria o motivo 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trocar fonte genérica o mais rápido possível é bom mais pode não ter relação com seu processador esquentando. Pode ser pasta termina mal colocada, ou de baixa qualidade, instalação da ventoinha, bagunça de cabos dentro do gabinete. Problemas de superaquecimento, fonte geralmente não é um dos primeiros a serem culpados. Pelo menos não em minha experiencia. Você diz que está esquentando muito mas, Quão muito? 70C ? 80C ? 90C ? Talvez em realidade os números não sejam tão ruim. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Falanga Stifler disse:

102 graus tudo é novo nunca tinha usado nada qual seria outro problema sem ser a fonte ? 

 

adicionado 1 minuto depois

Pasta térmica eu já coloquei tanto no processador quanto no cooler 

 

 

A essa temperatura teu BIOS já teria desligado o PC ou reduzido o clock do processador prejudicando tua jogatina.

 

Está obtendo essa temperatura por algum programa ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bem o que o colega @Henrique - RJ mencionou. Se a temperatura estivesse 102ºC mesmo, seu sistema já teria desligado muito, mas muito antes de chegar a mais de 100ºC... se estás tendo essas leituras por software, desencane disso.

 

Olhe na BIOS/UEFI que é "menos pior" mas ainda não dá certeza exata. Coloque seu dedo no dissipador do cooler e veja se realmente está muito quente. Verifique bem o encaixe do CPU cooler, veja se não está inclinado e/ou com pasta térmica ressecada. Se possível troque a pasta, limpe o cooler bem na parte de baixo e na ventoinha/dissipador e reinstale tudo.

 

Boa sorte!

 

EDIT: Outra coisa IMPORTANTE: TROQUE IMEDIATAMENTE essa fonte vagabunda aí por uma de qualidade antes que ela queime algo caro aí no seu PC amigo. Não dê sopa para o azar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Speccy, HWMonitor e CoreTemp (Somente CPU esse) são bons programas de monitoramento. Eu sempre deixo os 3 aberto quando ligo o PC. É melhor do que ficar indo na BIOS toda hora.

 

102C ainda sendo bastante alto, pode não ser o máximo do seu processador. O máximo que é quando o processador desliga pra prevenir danos. No CoreTemp dá pra você ver algo chamado TJ MAX que é a temperatura máxima do seu processador. Pelo que eu saiba, chegando muito perto do máximo o clock speed abaixa consideravelmente e lhe daria uma baita lagasso em qualquer jogo até leve como fortnite. Chegando no máximo e/ou ultrapassando é que o trem desliga. TJ Max do meu processador é 100C. Antigamente fazia OC que fazia o processador chegar até 90-95C sem redução de clock ou nada do tipo. Quando descobri que os 90-95C do processador tava afetando a placa-mãe e a fazendo subir perto dos 65C eu tirei o OC. placa-mãe é bem mais sensível a temperaturas altas e não aguenta o tanto quanto processador e placa de video aguenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou olhando pelo hmw monitor e não estou jogando nem nada troquei a pasta e agora fica em 80 para baixo eu cheguei a conclusão que minha fonte não está alimentando ele corretamente assim fazendo o mesmo receber altas cargas assim fazendo ele esquentar . Tirei essa conclusão olhando pelo programa citado acima as ondas de w não estavam nem um pouco estáveis . Fiz um teste e abri o lol para fazer a instalação e atualização e foi para 95c trocar a fonte resolveria o problema ? Obrigado desde já 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma fonte ruim, de acordo com Tom's Hardware, não seria capaz de dar as cargas necessárias pro processador e não seria nem capaz de superaquecer e iria rodar com baixo funcionamento. Mais se tratando de uma fonte genérica acho que seu pensamento possa ser possível. Mais de qualquer maneira, a fonte genérica tem q ser trocada mesmo que não seja a raiz da causa do seu problema de temperatura. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ

 

Não trocar nada? Nem fonte genérica? Sheesh

 

Não tenho conhecimento de erros sobre HWMonitor. Claro, duvido que o app seja perfeito mais os 3 aplicativos que mencionei, pelo menos no meu lado, mostram temperatures idênticas. São apps populares. Se fossem tão prones a erros sua reputação seria diferente. Me foram recomendados no Tom's Hardware a um longo tempo atrás.

 

@Falanga Stifler

 

Tenta também HWInfo ou AIDA64. São outros app bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Falanga Stifler disse:

Mais todos os outros programas monstram isso 

 

 

16 minutos atrás, Falanga Stifler disse:

Então troco apenas a fonte e permaneço usando ou posso usar mesmo com essa fonte até comprar um novo 

 

 

Diz aí qual é o teu PC e que fonte exatamente está usando.

 

Os outros programas devem usar o mesmo driver de leitura e por isso dão o mesmo erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trocar a fonte genérica o mais rápido possível e sempre bom. Mais não há 100% de certeza que tenha relação a temperatura do seu processador. Minha sugestão seria, trocar a fonte genérica, dai continua usando o PC e vê se algo muda na temperatura. Se não mudar, pelo menos se já se livrou de algo que lhe traria problemas no futuro. Quanto mais você usa o PC com a fonte genérica é mais tempo pra algo adicional dar errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Falanga Stifler

 

Se ela não esquenta muito, é sinal de que não é tão ruim como as genéricas em geral.

 

Pode ser que seja uma STi ( Semp Toshiba ) ou semelhante que parece entregar o que declara em seu rótulo.

 

Tenho uma STi que era de PC desses de grande rede de lojas que já me surprendeu e só ficou morninha até hoje quando mais exigida ( o calor emitido indica a grosso modo se está sendo forçada o que aumenta o risco de surtos e ruídos, os primeiros é que podem danificar ).

 

Por isso seu PC vem funcionando até hoje. Aliás, não foi percepção só minha, outro participante também já relatou isso aqui no fórum com fontes desse tipo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...