Ir ao conteúdo

Memoria ram para ryzen7 2700x e asus rog x370

Ir à solução Resolvido por Pietro Luigi,

Posts recomendados

Postado

Bom dia, boa tarde e Boa noite.

estou montando um KIT DDR4 a partir de um RYZEN 7 2700x 3.7GHz que adquiri.

quero pegar uma ASUS ROG X370-F Gaming.
e entao estou com duvida de que memoria ram pegar, visto que a lista de memoria ram que o fabricante da placa-mãe disponibiliza é essa:
https://dlcdnets.asus.com/pub/ASUS/mb/SocketAM4/ROG_STRIX_X370-F_GAMING/ROG-STRIX-X370-F-GAMING-SUMMIT-Memory-QVL.pdf

e no site da AMD diz: 

Velocidade máxima da memória

2933MHz

Tipo de memória

DDR4

Canais de memória

2

essa lista é uma lista de memorias otimizadas ou funcionais?
posso por uma HYPERX 3200MHz por exemplo, mesmo ela nao existindo na lista de '3200' do fabricante da placa-mãe?

• Solução
Postado

@Padeco Boa noite e bem vindo ao fórum.

Olha, sinceramente essa questão de compatibilidade de RAM com a arquitetura Zen foi o pé no saco no lançamento, mais por conta das fabricantes que não entendiam bem a arquitetura ainda e ficavam batendo cabeça com essa compatibilidade e lançando beta de Bios uma mais zoada que a outra até acertarem a mão..

Mas hoje em dia, com o amadurecimento da arquitetura Zen e o lançamento do Zen+, é bem raro ouvir falar em incompatibilidade de RAM.

Eu mesmo sou um exemplo, utilizo uma Hyper X 1x8Gb 2400Mhz(HX424C15FB/8) que não está listada no site(Biostar B350 GT5), mas sempre rodou no XMP 2.0 normalmente, e esse fds estabilizei ela em [email protected].

1 hora atrás, Padeco disse:

essa lista é uma lista de memorias otimizadas ou funcionais?
posso por uma HYPERX 3200MHz por exemplo, mesmo ela nao existindo na lista de '3200' do fabricante da placa-mãe?

Eu diria que é mais uma lista simples de memórias funcionais, mas existem muito mais modelos que os listados ali, sempre há lançamentos e etc.

Quanto ao 3200Mhz, você terá de partir pro OC, já que esse R7 suporta até 2933Mhz e a Mobo suporta até 2666Mhz, mas é bem simples vio, só tem de ter muita paciência e persistência até achar o Mhz x Timing correto para o melhor desempenho, e tempo pra rodar testes pra confirmar a estabilidade.

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, Pietro Luigi disse:

@Padeco Boa noite e bem vindo ao fórum.

Olha, sinceramente essa questão de compatibilidade de RAM com a arquitetura Zen foi o pé no saco no lançamento, mais por conta das fabricantes que não entendiam bem a arquitetura ainda e ficavam batendo cabeça com essa compatibilidade e lançando beta de Bios uma mais zoada que a outra até acertarem a mão..

Mas hoje em dia, com o amadurecimento da arquitetura Zen e o lançamento do Zen+, é bem raro ouvir falar em incompatibilidade de RAM.

Eu mesmo sou um exemplo, utilizo uma Hyper X 1x8Gb 2400Mhz(HX424C15FB/8) que não está listada no site(Biostar B350 GT5), mas sempre rodou no XMP 2.0 normalmente, e esse fds estabilizei ela em [email protected].

Eu diria que é mais uma lista simples de memórias funcionais, mas existem muito mais modelos que os listados ali, sempre há lançamentos e etc.

Quanto ao 3200Mhz, você terá de partir pro OC, já que esse R7 suporta até 2933Mhz e a Mobo suporta até 2666Mhz, mas é bem simples vio, só tem de ter muita paciência e persistência até achar o Mhz x Timing correto para o melhor desempenho, e tempo pra rodar testes pra confirmar a estabilidade.

obrigado pela cordialidade, então estava na duvida entre uma Corsair lpx 3000 (nao lembro o modelo) e uma hiperx fury 3200

ambas estão dentro do meu orcamento. de investimento no momento, e estava na duvida de qual pegar.
ou voce acha melhor eu pegar um 2933 e eu fazer  o OC?

Postado
3 horas atrás, Padeco disse:

2933 e eu fazer  o OC?

Tudo é uma questão de preço e sorte. óBvio se a diferença de preço do 2933 p/ 3200 for pequena, vale mais a pena o de maior clock, mas leve em consideração também o chip da memória, tente sempre pegar o de melhor qualidade.

Depende muito com o chip que virá em cada RAM (Samsung, Hynix, Micro e etc), tem uns que a qualidade é muito melhor e sobe mais facilmente com menor tensão e timing, e outros que mesmo com 1.45v não passam de 3000Mhz.

O meu é um exemplo, pra pegar 3100Mhz precisa de 1.45v, preferi deixar 2933Mhz com os timings bem apertados e apenas 1.33v.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!