Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados, bom dia.

Recentemente (Agosto) adquiri uma máquina para jogos, e ela segue a seguinte configuração:

Asus ROG STRIX X470 F-Gaming

Ryzen 5 2600x (não escolhi superior pois já visava a próxima geração dos Ryzen 3xxx)

EVGA GTX 1080 FTW (já tem  pouco mais de um 1 ano de uso, trouxe de outro PC)

G Skill 16GB TridentZ 3600Mhz

Fonte: Seventeam 750Z-AF (já carrego essa fonte comigo há 8 anos)

Desde umas semanas após a montagem do PC (que eu mesmo fiz), eu vinha tendo alguns problemas, que aos poucos fui descobrindo o que era (configurações do próprio sistema), e então resolvi.

Entretanto ultimamente venho tendo problemas de congelamento e crashs em diversos jogos. E nesses congelamentos não é necessário fazer um hard reset no sistema, o CTRL+ALT+DEL funciona, e então eu consigo deslogar da conta, e logar novamente.

Os congelamentos acontecem em diversos jogos: AC Odyssey, Dota 2, Overwatch, Fallout 4 e outros.

Segue abaixo os passos que já fiz para tentar resolver o problema:

1- Já atualizei Bios e todos os drivers da placa-mãe. O driver da NVidia é o mais atual também.

2- Já escaneei o PC por ameaças com o MalwareBytes e Eset 32, não foi encontrado nada.

3- Já olhei o log de eventos, havia alguns erros de permissão (distributedcom 10016). Mas já vi como resolver e segui os passos. Após um tempo os erros sumiram. Além desse erro, não existiam outros no log de eventos.

4- Meu PC tá limpo, não é poeira.

5- Já fiz passos como CHKDSK, sfc/scannow e dism restorehealth.

Coloco esse post nesta seção do Windows, pois não sei se podem ser drivers ou o próprio Windows.

Em questão de hardware, a única coisa que eu poderia apontar, seria minha fonte pela idade. Não acho que seja qualquer outro componente como cpu, gpu, memórias e mobo, porque 3 são novos e um relativamente novo. E no caso destes, acho eu que teria de fazer um Hard Reset no sistema, o que não é o caso.

OBS: Não tenho telas azuis.

E então pessoal, podem me ajudar? Eu tô achando que talvez seja a fonte, pela idade da mesma.

Isso acontece de forma bem aleatória, as vezes congela, as vezes não. Mas que vai congelar pelo menos umas 2 ou 3 vezes no dia, isso eu posso ter certeza. Só não sei quando.

OBS: Fiz over em CPU e memórias, então mexi com voltagens também. Mas nada agressivo, extremamento o recomendado para o over que fiz.

Postado
1 hora atrás, Salvinha disse:

Fonte: Seventeam 750Z-AF (já carrego essa fonte comigo há 8 anos)

Pode ser isso aqui, teste com outra fonte, ainda mais Seventeam que não tem a reputação das melhores.

• Curtir 1
Postado

Pessoal, após alguns dias de testes, descobri que realmente era a fonte.

A tensão no CPU estava mais alta do que deveria segundo o HWmonitor.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!