Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, junto com meus amigos eu queria criar um programa em Python que registrasse as pessoas que pegassem os livros da biblioteca, simplesmente alguém pegava o livro e um responsável digitava o nome da pessoa e o livro que ela pegou, o programa automáticamente gravava os dados, o problema é que ao fechar o programa as variáveis resetam, como eu faço para armazenar esse dados, que quando fechar o programa, na próxima vez que executa-lo, os dados irão voltar!

• Membro VIP
Postado
6 horas atrás, Kauan Maia da Silva disse:

[...] o problema é que ao fechar o programa as variáveis resetam, como eu faço para armazenar esse dados, que quando fechar o programa, na próxima vez que executa-lo, os dados irão voltar!

Além do possível uso do Banco de Dados (DB), poderia utilizar "arquivos de textos" ou "arquivos binários"

Obs.: banco de dados utiliza conceitos mais avançados e configurações extras. Sugiro trabalhar com arquivos mesmo... a depender da evolução do programa (e sua também), se julgar necessário, migraria para bancos.

• Obrigado 1
Postado

Eu também recomendo usar arquivos de texto!

como exemplo veja esse código de um programa simples de tirar pedido:

if veNd == 1:
  cram = open('VENDEDORES/ANA.txt', 'r')
  l1 = cram.readline()
  l2 = cram.readline()
  cram.close()
  somaV = float(l2) + float(nValor)
  somaV = str(somaV)
  cram = open('VENDEDORES/ANA.txt', 'w')
  cram.write(l1)
  cram.write(somaV)
  cram.close()
  vendedor = 'Ana Paula'

primeiro o programa imprime na tela uma lista de vendedores, o usuário digita o numero correspondente ao vendedor que esta vendendo ai eu fiz uma serie de if para analisar qual deles foi escolhido 

Depois de saber qual foi ele executa o bloco do if escolhido

para abrir o arquivo usa-se o open() como fiz ali em cima:

cram = open('VENDEDORES/ANA.txt', 'r')

Dentro dos parenteses se informa qual o diretório e qual o método em que vai ser aberto 

Os métodos são os seguintes:

r = abre o arquivo somente para leitura ou seja só para ler o que esta escrito

EX:

teste = open("DIRETORIO", "r")

arquivo lido = teste.readline()

teste e a variável para controlar o arquivo de texto

READLINE lê uma linha já o READ lê o texto todo e armazena numa variável

w = abre o arquivo para gravação, somente para gravação e se o arquivo não existir ele o cria

Bem temos alguns problemas a usar o w, ele ignora o que esta escrito no arquivo, por exemplo eu tenho um arquivo que tem um texto escrito se eu abrir o arquivo com o método w ele vai deletar o que esta escrito e escrever o que eu mandar

EX:

teste = open("DIRETORIO", "w")

texto = 'OLA MUNDO'

teste.write(texto)

Aqui ja podemos ver uma coisa diferente do r, para escrever não é necessário armazenar numa variável

Outra coisa ao usar o w você tem que ter alguns cuidados para não dar erro como nao usar , dentro dos parenteses

Não usar o format dentro dos parenteses porque o format é para o print()

Para escrever variáveis com texto use o + 

Para pular uma linha use o \n

se eu esqueci algo pode perguntar

w+ ele abre pra leitura e escrita

a = usar para anexar dados no final do arquivo

Meio que ele deixa o cursor no final do arquivo

e o r+ que é a junção do r com o w só que só funciona nas mais novas versões do python

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...