Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

C++ exercicios de string e struct


victorenderman

Posts recomendados

Strings

1) Leia 3 nomes de alunos quaisquer (aluno1, aluno2 e aluno3) e imprima estes nomes em ordem alfabética.

 

2) Leia um nome de uma pessoa e imprima este nome invertido. Ex: Nome = PROGRAMA - Invertido = AMARGORP.

 

3) Leia os dados de N alunos incluindo o nome e a nota final. O programa deve calcular a média de notas dos alunos e mostrar uma lista de nomes dos alunos que tiveram notas acima da média.

 

4) Leia um conjunto de N nomes de pessoas e mostre o nome que viria primeiro (menor nome) e o nome que viria por último (maior nome) em uma ordem alfabética.

 

5) Leia uma lista de N pessoas de uma agenda incluindo NOME e TELEFONE de cada um. Após ler os dados o programa deve ordenar esta lista por NOME em ordem alfabética e imprimir a lista completa contendo o nome e o telefone das pessoas.

 

Estruturas heterogêneas – Structs

 6) Um programa que lê os valores do comprimento dos dois catetos de um triângulo retângulo, e uma função calcula o valor da hipotenusa, e a função main imprime este valor com uma mensagem explicativa. Use a estrutura para representar o triangulo retângulo:

typedef struct {
  float a;
  float b;
  float hip;
} triang_ret;

 

 7) Defina uma estrutura empregado para armazenar nome, data de nascimento, idade e salário de um empregado de uma empresa. Leia informações sobre N empregados da empresa usando estruturas. Atualize o campo salário de cada empregado, aplicando um reajuste salarial, de acordo com a tabela abaixo, e em seguida imprima os dados de cada funcionário. O programa devera ter as seguintes funções: le_empregado, mostra_empregado e atualiza_salario

 

8 ) Um racional é qualquer número da forma p/q, sendo p inteiro e q inteiro não-nulo. Assim, é conveniente representar cada racional por uma estrutura:

typedef struct {
  int p;
  int q;
} racional;

Usando a esta estrutura, escreva funções que:

  •  receba dois inteiros x e y e devolva o racional que representa x/y;
  • receba dois racionais x e y e devolva o racional que representa a soma de x e y;
  • receba dois racionais x e y e devolva o racional que representa o produto de x por y;
  • receba dois racionais x e y e devolva o racional que representa o quociente de x por y; A função principal deve ler quatro números inteiros e, a partir deles, obter dois números racionais. Em seguida deve chamar as funções e imprimir os resultados das operações de soma, multiplicação e divisão desses dois números racionais.

 

 9) Uma Universidade deseja fazer um levantamento a respeito de seu concurso vestibular e, registrou algumas informações sobre os seus N cursos, tais como: código do curso, número de vagas, número de candidatos do sexo masculino e número de candidatos do sexo feminino. Implementar um programa em C que:

  • leia as informações para cada curso, armazenando em um vetor de estrutura contendo:
  • os códigos dos cursos COD;
  • os números de vagas VAGAS;
  • os números de candidatos do sexo masculino e do sexo feminino, respectivamente, na primeira e segunda posição do vetor NUM com 3 posições.
  • calcule para cada curso, o número de candidatos inscritos; estes números deverão estar armazenados na terceira posição do vetor NUM;
  • calcule e imprima, para cada curso, o número de candidatos por vaga, deverá ser armazenado no vetor CAND;
  • determine o maior número de candidatos por vaga e imprima este número juntamente com o código do curso correspondente (supor que não haja empate);
  • dado o código de um curso qualquer, imprima o número de vagas e o número de candidatos por vaga, juntamente com o código do curso. Caso o código desejado não esteja cadastrado, imprima: 'CURSO INEXISTENTE'.

 

 10) Fazer um programa que leia os dados de pessoas de uma agenda incluindo NOME e TELEFONE de cada um. O programa devera usar estruturas e ter um menu as seguintes opções: • Função le_pessoa que deverá cadastrar uma pessoa no sistema;

  • Função lista_pessoas que deverá listar todas as pessoas cadastradas no sistema;
  • Função ordena_pessoas que deverá ordenar todas as pessoas cadastradas em ordem alfabética pelo nome utilizando o método de ordenação de seleção;
  • Função busca_pessoa que deverá ler um nome pelo teclado e se a pessoa existir mostra o telefone cadastrado desta pessoa;
  • Uma função apaga_pessoa que deverá ler um nome pelo teclado e se a pessoa existir mostra o nome e telefone cadastrado desta pessoa. A função deve confirmar com o usuário se quer mesmo excluir a pessoa apresentada. Se sim, a função apaga a pessoa da seguinte forma. o Seja o índice da pessao encontrada como sendo i de um conjunto de N pessoas; o Fazer um laço da variável x de i+1 até N;
  • Copiar os dados da estrutura na posição x na posição x-1;
  • Incrementar x; o Decrementar N indicando que uma pessoa foi excluída; o Apresentar mensagem de exclusão da pessoa.

 

11) O sistema de avaliação de uma determinada disciplina é definido por 4 notas no valor de 25 pontos cada uma, assim distribuídas: um trabalho, prova1, prova2, e prova3. A nota final do aluno é calculada pela soma das 4 notas, número reais, que o aluno tirou no semestre. O aluno será aprovado se sua nota final for maior ou igual a 60 e o número de faltas for menor que 18. Faça um programa em C(++) onde:

  1. A função le_dados que lê os seguintes dados dos alunos: o número de matrícula (caractere), nome, o código do sexo ('f' para o sexo feminino ou 'm' para o sexo masculino), as 4 notas e o número de faltas.

  2. A função calcula_nota_final que calcula a nota final de cada um dos alunos (soma das notas), e armazena na estrutura no campo nota_final.

  3. A função calcula_media que calcula a média aritmética das notas finais da turma.

  4. A função aprovados_Fem que calcula quantidade de alunos aprovados, do sexo feminino.

  5. A função aprovados_Masc que calcula quantidade de alunos aprovados, do sexo masculino. 6.

  6. A função porcentagem_aprovados que calcula a porcentagem de alunos com nota final acima da nota média da turma.

  7. A função ordena_nota que classifica os alunos em ordem crescente de suas notas finais.

  8. A função gera_boletim que gera os boletim dos alunos com os dados: número de matrícula, nome, nota final, faltas e situação de aprovação (Aprovado ou Reprovado).

  9. A função main lê o valor de N, lê os dados dos alunos usando a função le_dados e calcula a nota final dos alunos usando a função calcula_nota_final. De acordo com uma opção do usuário, fornecido na execução da função menu, ativa a execução das outra função (itens 3 a 8 ) imprimindo os resultado obtido pela função.

  10. A função menu imprime o menu e lê a opção do usuário: Menu de opções:

    1 - Nota media da turma.

    2 - Numero de alunos, do sexo feminino, aprovados.

    3 - Numero de alunos, do sexo masculino, aprovados.

     4 - Porcentagem de alunos com nota final acima da nota media.

    5 - Classificar os alunos, pela nota final.

    6 - Gerar os boletins.

    7 - Sair do programa. Qual a sua opcao?

    Obs. Use um vetor de estruturas para armazenar os dados dos N alunos, considerem N<=10

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@victorenderman, escolha um exercício... Tente fazer e poste o código do que conseguiu fazer. Caso tenha dúvidas, indique em que parte. Faça por exemplo o primeiro.

 

5 horas atrás, victorenderman disse:

1) Leia 3 nomes de alunos quaisquer (aluno1, aluno2 e aluno3) e imprima estes nomes em ordem alfabética.

 

No aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...