Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Boot lento Windows 10


joaoprn99

Posts recomendados

Possuo o notebook da Positivo, Stilo XCI7660:

  • Processador i3-6006U 2 GHz
  • Intel(R) HD Graphics 520 / OpenGL 4.5 / Directx 12
  • Memória 1x4 GB
  • HD 1 TB
  • Windows 10 Pro (10.0.17134)

Desativei todos serviços que não são da Microsoft, não há nenhum software inicializando junto com o sistema, desativei também o superfetch e a cortana, formatei e também fiz instalação limpa. Porém, ainda sofro com a lentidão no boot, quando finalmente chega na tela do logon insiro a senha ainda há lentidão e após alguns minutos, quando aparece a barra de tarefas, o computador voa baixo, fica rápido como deveria ser.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, joaoprn99 disse:

Possuo o notebook da Positivo, Stilo XCI7660:

  • Processador i3-6006U 2 GHz
  • Intel(R) HD Graphics 520 / OpenGL 4.5 / Directx 12
  • Memória 1x4 GB
  • HD 1 TB
  • Windows 10 Pro (10.0.17134)

Desativei todos serviços que não são da Microsoft, não há nenhum software inicializando junto com o sistema, desativei também o superfetch e a cortana, formatei e também fiz instalação limpa. Porém, ainda sofro com a lentidão no boot, quando finalmente chega na tela do logon insiro a senha ainda há lentidão e após alguns minutos, quando aparece a barra de tarefas, o computador voa baixo, fica rápido como deveria ser.

 

 

Olá, entendo que está tendo problemas com seu sistema, tentarei lhe ajudar.

 

Abra o processador de comandos do Windows (cmd.exe), e digite os comandos a seguir em ordem, um de cada vez:

SFC /SCANNOW
Reiniciando...
shutdown /r /t 60 /c "Fixing Files Corrupt" /f /d p:4:1

netsh winsock reset
net localgroup administradores localservice /add
fsutil resource setautoreset true C:\
Netsh int ip reset resetlog.txt
Netsh winsock reset all
Netsh int 6to4 reset all
Netsh int ip reset all
Netsh int ipv4 reset all
Netsh int ipv6 reset all
Netsh int httpstunnel reset all
Netsh int isatap reset all
Netsh int portproxy reset all
Netsh int tcp reset all
Netsh int teredo reset all
bitsadmin /Reset
gpupdate /force

Reiniciando...
shutdown /r /t 60 /c "Fixing Internet Troubleshooting" /f /d p:4:1

CHKDSK /X /F
CHKDSK /F /sdcleanup
DISM.exe /Online /Cleanup-image /Restorehealth
Defrag.exe C: /H /K /O /U /V
DISM.exe /Online /Cleanup-Image /StartComponentCleanup
cleanmgr.exe (marque tudo e clique, OK)

Reiniciando...
shutdown /r /t 60 /c "Fixing and Optimize Sistem" /f /d p:4:1

Normalmente, isto resolve problemas de lentidão na tela de login e de boot no, Microsoft - Windows 10. Caso não resolva irei poupar tempo digitando e lhe passar um link de ajuda: https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/windows_10-performance/bootrec-rebuildbcd-arquivo-ou-pasta-corrompido/3ece9339-58a4-4f2c-b92e-643c61222c29

 

Obs: Ative o SuperFetch - você tem 4GB de memória. A função dele é: manter cache de programas mais utilizado na memória para abrir mais rapidamente futuramente. Ele só causará problema, se seu sistema estive com problemas e se for o caso, efetuar um reparo do sistema é a melhor opção do que sair desativando recursos do Windows.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, joaoprn99 disse:

Um note com essas configurações razoáveis não deveria necessitar de um SSD para inicializar o S.O, em menos de um minuto, um minuto e trinta segundos. 

você poderia ter o PC mais forte do mundo com 2080ti e um TR2990WX e 128GB de RAM que se ter um HD, vai demorar um pouco pra iniciar.. principalmente quando você começar a instalar programas e etc.. uso HD no Windows e é assim.. quando inicia fica lento e depois que carrega tudo fica tranquilo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, joaoprn99 disse:

Um note com essas configurações razoáveis não deveria necessitar de um SSD para inicializar o S.O, em menos de um minuto, um minuto e trinta segundos. 

 

Eu tenho bancadas de teste rodando Windows 10, com Intel(R) Pentium(R),  HD de 320GB memória RAM 2 e 4GB DDR2 e DDR3, funcionando com entrada Sata II, e inicia muito mais rápido que o muito Computador com SSD, a questão é o que o usuário faz com o hardware que possui.

 

Adianta em nada, o usuário ter um SSD e quebrar todo o sistema instalando diversos programas e configurando o sistema erroneamente, fazendo o Boot lembrar os HDD todo fragmentado e com badblock. Os usuários ficam desabilitando serviços do Windows seguindo tutorias no YT, em vez de pesquisar o porque que aquela serviço existe ainda em fontes confiavas como a própria fornecedora Microsoft.

 

Cuidar também quando for instalar drivers, um driver errado pode dar uma dor de cabeça...

 

E outra o particionamento do disco tem que ser feita de forma correta, caso contrário, não vai ter outra o S.O. vai ficar lento, não adianta ter SSD, HD.

Link de ajuda:

https://docs.microsoft.com/en-us/windows-hardware/manufacture/desktop/hard-drives-and-partitions

https://docs.microsoft.com/en-us/windows-hardware/manufacture/desktop/optimize-windows

 

Vale executar este comando como administrador:

DISM.exe /Online /Cleanup-Image /StartComponentCleanup /ResetBase 

Para redefinir a base de componentes substituídos, o que poderá reduzir futuramente o tamanho do repositório de componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Marques Santos

Fiz todos os procedimentos e nada, embora o win 10 tenha muitos penduricalhos este note está nem nada, nem OneDrive, comprei-o exclusivamente para meu pai ler e-mails e editar documentos. Não entendo porque demora 3 ou mais minutos para dar boot, sendo que tenho um note da Acer, com hardware inferior, que possui mais de 5 anos e está cheio de programas fúteis que atrapalham o desempenho do pc, que dá boot em 1~2 minutos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MeninoMaluco Todo esse "bê-a-bá" eu já sei, o disco rígido não tem nada além do SO, nem apps nativos como o OneDrive, além disso todos procedimentos básicos já foram adotados.

 

Vim ao forum em busca de ajuda afim de encontrar alguém que já passara pelo mesmo e solucionara o problema sem ter de fazer o downgrade ao win 8.1. Embora no site da Positivo diz que o XCI 7660 suporte a arquitetura do Win 10 há um enorme hiato entre ser compatível e ter um bom desempenho. Não é nenhuma super máquina, porém possui hardware extra para rodar um SO como o win 10. Dei boot em várias distro de Linux, e até no win 8.1, o boot é feito em questão de segundos, só no SO mais recente da Microsoft acontece esse problema. Chequei meu HD, rodei o software da própria western digital que é a marca dele, fiz zero fill, troquei, e o problema não é nele.

 

Nas minhas próximas aquisições vou passar longe da Positivo e de seus produtos OEM. Tenho um Acer de 5 anos, sem placa gráfica alguma, cheio de penduricalhos que inicia mais rápido o Win 10 que o XCI 7660, com intel graphics 520 de 1 GB, sem nenhum software no arranque. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, joaoprn99 disse:

@MeninoMaluco Todo esse "bê-a-bá" eu já sei, o disco rígido não tem nada além do SO, nem apps nativos como o OneDrive, além disso todos procedimentos básicos já foram adotados.

 

Vim ao forum em busca de ajuda afim de encontrar alguém que já passara pelo mesmo e solucionara o problema sem ter de fazer o downgrade ao win 8.1. Embora no site da Positivo diz que o XCI 7660 suporte a arquitetura do Win 10 há um enorme hiato entre ser compatível e ter um bom desempenho. Não é nenhuma super máquina, porém possui hardware extra para rodar um SO como o win 10. Dei boot em várias distro de Linux, e até no win 8.1, o boot é feito em questão de segundos, só no SO mais recente da Microsoft acontece esse problema. Chequei meu HD, rodei o software da própria western digital que é a marca dele, fiz zero fill, troquei, e o problema não é nele.

 

Nas minhas próximas aquisições vou passar longe da Positivo e de seus produtos OEM. Tenho um Acer de 5 anos, sem placa gráfica alguma, cheio de penduricalhos que inicia mais rápido o Win 10 que o XCI 7660, com intel graphics 520 de 1 GB, sem nenhum software no arranque. 

Entendo sua situação caro João, já tentou desfragmentar a unidade de disco rígido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu fiz zero fill com o software da fabricante do HD, também já desfragmentei. E não há necessidade de desfragmentar, o disco é novo, está 0% fragmentado. E como já disse o problema não é nele, mesmo que todos programas falhassem, HD tune, crystaldiskinfo, western digital launchguard etc, eu fiz a troca do hardware. Como disse amigo, o bê-a-bá desse mundo eu conheço e também já adotei todos procedimentos básicos. Já fiz o downgrade para o win 8.1 e o problema foi resolvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/12/2018 às 12:16, joaoprn99 disse:

@Eduardo Marques Santos

Fiz todos os procedimentos e nada, embora o win 10 tenha muitos penduricalhos este note está nem nada, nem OneDrive, comprei-o exclusivamente para meu pai ler e-mails e editar documentos. Não entendo porque demora 3 ou mais minutos para dar boot, sendo que tenho um note da Acer, com hardware inferior, que possui mais de 5 anos e está cheio de programas fúteis que atrapalham o desempenho do pc, que dá boot em 1~2 minutos.

 

@joaoprn99

É meu caro. pelo jeito tente permanecer no Windows 8.1, efetuando a instalação das ultimas atualizações de segurança e desabilitando o IE pra evitar problemas com threats. Instale um bom Antivírus recomendo assim como grandes empresas os A.Vs da ESET.

 

Se for utilizar MS Office recomendaria uma versão paga com as ultimas atualizações (MS Office é muito inseguro sem as atualizações). Ou utilizar uma alternativa gratuita pro MS Office.

 

Utilizando conta não Administrador, para navegação Web (É coisa de leigo doido navegar na Web com conta Admin).

 

Qualquer coisa, estarei disposto a lhe ajudar!

🎄

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!