Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite. Estou terminando um circuito, com o receptor do carregador na placa e a bateria. Como devo fazer a ligação, do coector e da bateria no circuito? Em paralelo com a bateria? Em serie, estando o conector entre a bateria e o circuito, ou o conector antes da bateria? Obrigado.

Como eu tenho visto nas imagens de esq de placas, com bateria e receptor de carregador, parace que não simples. O conector e a bateria não ficam diretamente conectados, em série ou em paralelo. A corrente que chega ao conector passa por trecho do circ. até chegar para a bateria. Então não é apenas ligar a bateria a esse conector ou o conector com a bateria em serie ou paralelo... É isso? 

• Confuso 1
Postado

De que circuito estamos a falar? Seja mais claro. Mostre imagens ou links do projeto que tipo de controle para controlar o que? Você fez o circuito ou comprou pronto? Dependendo da ligação você tanto pode queimar o circuito ou destruir a bateria ou ambos...basicamente... 

Postado
4 horas atrás, Bommu Perneta disse:

De que circuito estamos a falar? Seja mais claro. Mostre imagens ou links do projeto que tipo de controle para controlar o que? Você fez o circuito ou comprou pronto? Dependendo da ligação você tanto pode queimar o circuito ou destruir a bateria ou ambos...basicamente... 

Segue a imagem do circuito.

Um detector de metais. Não botei  os detalhes ou imagens iniciais, porque achei que isso era padrão nos circuitos.

Mas, novamente: Eu estou montando esse equipamento, e tenho a placa, comprada. Quanto ao circuito, as conexões que devem ser feitas são os dois fios, um vermelho e o outro preto, provenientes da parte superior da placa, para a energização. Outro fio, com duas vias, para se conectar à bobina. E os componentes estruturais, mas não são o alvo.

O problema é quanto à conexão     desses        dois fios da energia, o positivo e  o negativo: A bateria, de Litio, é recarregável. Então não é apenas conectar a bateria nesses fios mencionados. Ainda tem o conector, que é o receptor , entrada, in, input... para o carregador. Esse conector deve ser ligado á placa também. Mas ai é a questão que gera a pergunta:

Onde e como conectar o conector nessa placa: Em outros modelos de circuito, sejam de outros detectores, ou outros equipamentos, ( por isso não botei imagem, porque achei que esse sistema de a ligação do conector com a placa era separado do da bateria com a placa, em todos os circuitos. ) a bateria era conectada ao circuito, com auxilio dos dois fios ( o fio preto negativo e o outro, positivo) e esse conector era ligado à placa por outra      entrada, ou seja, embora fosse também uma fonte para o circuito, e para a bateria, não ficava ligado nesse trecho. Não estava ligado aos fios preto e vermelho.     O problema é que nesse circuito do detector que está na imagem não encontro nenhuma fiação ou entrada  para conectar   esse  conector ao circuito, então eu acho que essa peça deve ser ligada na mesma entrada da bateria, fios mencionados. Então, é isso? E se for, como ocorre: A bateria fica conectada ao conector e esse conector aos fios, ou o conector ligado com a bateria, e da bateria saem outros dois fios para se ligarem com os fios preto e v. ? Como ocorrem   essas  lig     ????????????

Fui o mais explicativo que consegui. Na minha visão, AGORA, não está confuso. Espero que consigam entender e saber dizer.

Obrigado.

p.jpg

Postado

Hum... ok.

Uma breve pesquisa parece que é um produto independente e só agora que os carinhas colocaram um forma de impedir o povo de ligar a bateria errada e queimar alguma coisa... tenso... Mas tirando isso a placa não tem indicação de ser ter alguma entrada de carregamento da bateria e tanto é que no anúncio do Mercado Livre o cara tem um link que indica um circuito Chinês de carregamento da bateria a parte. Ou seja, são dois circuitos separados e não tem uma conexão própria... então você NÃO deve ligar os dois ao mesmo tempo... já que o projeto não fez algo tão básico como colocar um diodo para evitar de você ligar errado a bateria imagine colocar em paralelo um circuito para carregamento... Apesar de eu não ter feito uma análise do circuito, coisa que demora e tem que desenhar... porém eu to vendo um regulador na placa de tensão... pode ser que ele segure a tensão mais elevada da bateria caso você ligue em paralelo na mesma entrada a bateria e a saída do carregador, mas pode ter outra parte do circuito ligada a ela e por de dar problema... pode dar problema como disse... 

Em resumo: Você liga o circuito com a bateria como no vídeo... depois de descarregada tira a bateria e liga no carregador em separado. 

adicionado 6 minutos depois

Ainda em atraso anúncio do mercado livre 

Citação

boa noite. Como conectar a bateria e o conector do carregador? Porque eu vi em outros circuitos que normalmente a corrente do carregador, através do conector, vai para um pequeno circuito antes de chegar ao conjunto de baterias. Entao não é apenas ligar a bateria e o conector em série ou paralelo ne. Como ligar?

Denunciar

Bom dia, sim, de tem fato existe este circuito que faz a proteção das baterias, mas o senhor pode também usar carregador de notebook que tem proteção interna.

24/12/2018 07:45

Se o vendedor assume os riscos em teoria é só colocar na mesma entrada* da bateria o a saída do carregador em paralelo e pronto. 

Postado

Lembrei também que se você quiser e tiver algum conhecimento em eletrônica é possível você fazer um lógica de ligação do tipo OU com uma chave de várias ligações ou um circuito para quanto você ligar teu detector ele vai ligar e cortar o circuito de carregamento e quanto o contrário acontecer ligar o circuito do carregador e desligar o do detector... isso dá para fazer não tão difícil com uma chave de dois polos e 3 posições por exemplo. Mas isso para você não ligar os dois circuitos ao mesmo tempo, novamente precisa de uma confirmação do vendedor ou estudar o circuito para ter certeza que pode ligar os dois ao mesmo tempo como falei ai em cima... caso contrário a solução que coloquei aqui resolveria., 

• Membro VIP
Postado

Ainda confuso... Algo me diz que:

vermelho: positivo: +da bat ou fonte

preto: negativo: - da bat ou fonte

Aquele vermelho e branco é da bobina do detector

Postado

Não sei minizar meu texto... fico tentando explicar um bando de coisa e dá problema huahuahuahu enfim ^^ 

Mesmo com vermelho positivo e preto negativo tiveram que colocar o diodo pois tinha gente ligando errado isso kkkkkkkkk Enquanto isso as ligações aqui de casa são fios de mesma cor ^^ 

adicionado 1 minuto depois

A primeira vista a placa não tem marcações de positivo e negativo tirando as cores dos fios :) novamente produto de fabricação própria ^^ 

Postado
Em ‎24‎/‎12‎/‎2018 às 18:42, Isadora Ferraz disse:

Ainda confuso... Algo me diz que:

vermelho: positivo: +da bat ou fonte

preto: negativo: - da bat ou fonte

Aquele vermelho e branco é da bobina do detector

É isso. Mas não vejo confusão. São Quatro fios. Um com duas vias, dois fios internos, a serem aderidos aos dois fios da bobina. Os outros dois fios, pos e neg, vermelho e preto, são os da bateria. Mas  apenas os da fonte são o alvo da questão.

adicionado 37 minutos depois

@Bommu Perneta Obrigado pela explanação. Parece que não é possível mesmo, a menos que inclua "ligação do tipo OU com uma chave de várias ligações ou um circuito", mas de fato não tenho esse conhecimento na área... Mas Obrigado.

Postado

Se você pegar um interruptor de 6 polos por exemplo e de 2* posições*... tipo isso aqui em baixo:

632345741_ligaoL.thumb.png.6eefc66819d5bebacf748d4f43bb755d.png

Ta meio estranho... mas é mais ou menos assim um curto na ligação do meio do mesmo... ^^ Assim quando a tomada estiver de um lado liga um lado e do outro desliga e tal, mas isso depende de que tipo de switch você escolher... 

Chave D.PNG.2242e773d853514e53aa65550949ff3b.PNG

Se for outro tipo de chave tem que rever o circuito e tal ^^ 

adicionado 1 minuto depois

Se bem que essa chave ai em cima parece que é só de duas posições ^^ enfim... a ideia é essa ai em cima :(

Postado

com esse recurso, se a chave estiver ligada, a energia passa para o equipamento, e com isso pode-se carregar a bateria e usar o equipamento ao mesmo tempo, e não é necessário tirar a bateria da conexão com o detector. Se estiver desligada, apenas a bateria recebe a energia, mas ainda fica ligada ao detector, ne?

Postado

Nesse caso os doidos sistemas ficam quase que separados... tirando o negativo dos dois que fica unidos(para ficar totalmente desconectado teria que ter duas chaves do mesmo tipo e uma barra ligue as chaves tipo daquelas de disjuntor)... Acredito que não tenha problema pois os circuitos parece que tem proteção contra corrente reversa, mas só acho ^^  se você colocar para um lado nesse desenho ai de cima você liga só a máquina detector e desliga o carregamento, se você coloca para o outro lado você* desliga a máquina detector e liga só o carregamento. Assim você não vai ligar os dois ao mesmo tempo e também não vai precisar ficar tirando e colocando a bateria no conector que de sua escolha na hora de carregar... 

Ligar a detector+carregador ao mesmo tempo pode ter uma comportamento que eu não faço ideia a primeira vista... por isso que deixo a responsabilidade por conta do vendedor de afirmar que pode fazer isso sem problemas ^^ 

adicionado 3 minutos depois

A conselho a fazer um teste com um multímetro daqueles bem baratinhos de 30 reais ou até mesmo um um led e uma bateria para ver se tem continuidade assim vendo como a tua chave funciona para evitar enganos ^^ 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...