Ir ao conteúdo

3dmark 2003

sledgehammer

Posts recomendados

Postado

:D bom, fiz uma besteira, mas foi na mais pura inocência.

Pedi o serial do 3dmark2003 e fui advertido. Peço desculpas, é que eu não sabia mesmo que era proibido. Por favor, quem ler a respeito não me mande nada, pois também será advertido. Desculpas novamente...... :D

• Membro VIP
Postado

Postado Originalmente por Neo - Matrix@15 Fev. 2003,23:38

Sledge,

Eu andei vendo nos fins de munda da informática, que o NV30 GF FX, também levaria pau feio do 3d 2003 ...

Parece que a GPU não é 100% Dx 9 como a radeon 9500 e 9700 ... e que mesmo a GPU sendo ... supostamente otima ...

Nada feito !!!

A briga não é por isso. A briga é porque a ATI recebeu um cópia do 3DMark 2k3 há bastante tempo e otimizou seus drivers.

Já a nVidia só recebeu no lançamento (eu acho, sei que foi em cima da hora).

Conclusão, com o driver atual da nVidia, ela perdia da 9700PRO por uns 40%. Em pouquissímo tempo já tem um beta (42.68 eu acho), que ela já ultrapassou a 9700PRO por uns 10%. Ou seja, um ganho gigante em pouco tempo (nem sei, mas é questão de dias).

Existem outros fatos. O benchmark usa pixel shader versão 1.4 (DX 8.1) caso a placa suporte (só a ATI) e 1.1 (DX 8.0) caso não suporte (nVidia).

Até ai tudo bem. A crítica é que não existe NENHUM jogo (pode ser que o cara que li isso se enganou, mas se existir é igual mula sem cabeça).

Portanto, a nVidia está acusando um favorecimento para a ATI.

A tal polêmica que a Geforce FX não seria compatível com DX 9.0 esbarra num leve problema. Ninguém sabe direito quais recursos são necessários para para que a Microsoft homologue com DX 9.0 compatível. A GFX tem caracteristicas mais avançadas que a R300, a ponto de todos discutirem que provavelmente seria chamado de DX9.1.

Tenho minhas dúvidas sobre isso.

Postado
Postado Originalmente por DVBreakout@16 Fev. 2003,00:54

Eu acho q esse 3Dmark não vai ter muita aceitação como programa de benchmarks,um programa pra teste de placas 3D com requerimentos minimos de um DOOM 3!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :o

Não, o doom 3 é mais leve !  :laugh:

Valeu !

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por guto222@16 Fev. 2003,00:47

O FSAA da voodoo5 só foi alcançado pela GeForce3 e mesmo dando muito mais pontos em 3dmarks da vida, quem experimentou uma voodoo e uma nVidia, sabe o que eu estou querendo dizer, inclusive, a imagem em 16bits de uma voodoo banshe ou 3 era mais viva do que uma Geforce1 ou 2 em 32bits (como eu disse, só quem viu as duas sabe o que eu tô dizendo). Bom, chega de saudosismo e Anakin, não leve a mal, até hoje não me conformo. E, por favor, não esqueçam do meu serial.... :angry:

Guto, acho difícil que você tenha conseguido fazer um teste 100% isento para comparar as duas placas (não digo de honestidade sua, mas sim de usar o mesmo hardward, instalação limpa para cada placa, etc...).

3DMark nem deve ser levado como único parâmetro mesmo. Os jogos sempre serão os melhores testes.

Mas olhe esse artigo aqui: http://www.tech-report.com/reviews/2000q3/voodoo5/index13.x

Ai já está numa página avançada, com teste com FSAA, mas volte para ver inteiro.

Eu acho que existe um grande exagero dos fãs da 3dfx quando o assunto é desempenho, da Voodoo 3 pra frente.

A Voodoo 5 (ou pelo menos a V4 ) é que era pra ser a Voodoo 3, para ter continuado a história das Voodoos anteriores.

Essa discussão é velha.

Postado

Postado Originalmente por guto222@16 Fev. 2003,00:47

Na verdade eu tô a fim de descolar um serial pro 3dmark2003 que funcione corretamente, pois só assim poderei fazer os comparativos online ( o meu foi recusado).

Tenho a radeon 9500pro 128mb e consegui 3457 pontos no 2003.

Agora, isso eu não posso deixar barato, o Anakin se referiu a nvidia(inteligência) x 3dfx(força). Só se for na estratégia de vendas. Acho que ele nunca teve uma 3dfx de verdade. Elas eram superiores em "performance" (isto mesmo, performance) e qualidade(insuperável) a qualquer Geforce da vida, mesmo com os novíssimos recursos apresentados, como GPU, T&L, compressão de texturas, FSAA (basta lembrar que as savage tinham tudo isso e todos sabem o eram essas placas). A API Glide era incrivelmente superior a direct3D, inclusive aumentava o rendimento e beleza do OpenGL. O FSAA da voodoo5 só foi alcançado pela GeForce3 e mesmo dando muito mais pontos em 3dmarks da vida, quem experimentou uma voodoo e uma nVidia, sabe o que eu estou querendo dizer, inclusive, a imagem em 16bits de uma voodoo banshe ou 3 era mais viva do que uma Geforce1 ou 2 em 32bits (como eu disse, só quem viu as duas sabe o que eu tô dizendo). Bom, chega de saudosismo e Anakin, não leve a mal, até hoje não me conformo. E, por favor, não esqueçam do meu serial.... :angry:

Amigo Guto222 pra ser sincero eu tive e ainda tenho 2 voodoos aqui(voodoo2 e voodoo3 3500), sempre adorei essas placas e nem sequer pensaria em vender e concordo com você na questão de qualidade e desempenho frentes as placas da Nvidia de mesma época, mas o que eu quis dizer foi que na pressão feita pela concorrente que vinha ganhando muito espaço no mercado, a 3DFX tentou lançar varias placas em curto espaço de tempo (voodoo4, v5 5000, v5 5500 e a lendaria v5 6000) que francamente são enormes (comparadas as da concorrente na época, q fique claro)e grandes consumidoras de energia parecendo um ato desesperado, já em contra partida a Nvidia com uma nova tecnologia e dominio de mercado se aproveitou desse erro da propria 3DFX acabou por compra-la e fechar suas portas, eliminando sua unica concorrente.

Resumo:  no final a 3DFX usando de força bruta em suas placas não conseguiu reverter a situação e a Nvidia com inteligencia assumiu o mercado,   entendido?

Mas agora as coisas mudaram como disse nosso colega Walker:

ATI= (inteligência) vs NVIDIA=(Força Bruta)

Sou saudosista de carteirinha das voodoos, tanto q hoje tenho uma ATI  :;):

Postado

ihhh   refiz os testes, mas desta vez eu desabilitei o antialiasing e o anisotropic filtering, com isso aumentei o resultado pra 135 pontos... mesmo assim ainda tá horrível

Postado

Bom, só vocês terem uma ideia. Quando saiu a GeForce, eu entrava direto num site de jogos que hoje eu nem me lembro o nome. Mas o site era legal e bem feito, mas acabou sendo vendido porque o dono era amador ( no leteral sentido da palavra ) e não aguentou a responsabilidade. Bom, eu tinha uma voodoo Banshee (diamond monster fusion) que eu adorava, mas de tanto ler a respeito de 32bits de textura, compressão de textura e T&L, adquiri uma savage4 ( as GeForce eram muito caras) e instalei, inclusive tinha 32MB contra 16MB da Banshee. Um dia lendo o site, o dono estava anunciando todo orgulhoso que tinha comprado a GeForce com todas as suas maravilhas. Ao mesmo tempo, ele detonava o Test Drive 6, dizia que era legal mas que davam muitos flips direto e erros de textura nos menus, um grande defeito do jogo. Bom, estes mesmos erros ocorriam na minha Savage, mas eu me lebrava que na Banshee não. Só pra testar troquei de placa e comprovei quem em Glide o jogo era perfeito. Só que acabei comprovando outra coisa, na época eu jogava muito Unreal Tournament e nesta troca de placa percebi algo que tinha passado desapercebido, a imagem da Banshee em 16bits, 640X480 e sem compressão de texturas era melhor que as da Savage (32bist, 800x600 e S3TC). Bom, alguém pode falar: Mas era Savage e não GeForce. Olhem, eu tive GeForce2 e a imagem, retirando o nível de detalhamento e força, é idêntica de uma RivaTNT2 da vida, que é simplesmente muito inferior em imagem a uma voodoo3, sua concorrente da época. Outra coisa, com a savage, UT fazia um precaching e domorava um pouco para entrar. Com a voodoo3 de apenas 16MB(eu tive uma também) isso não acontecia. A barra de loading do emulador Impact demorava sensivelmente mais para terminar do que em uma voodoo em glide. Tá todo mundo metendo o pau no 3DMark2003, falando que o desempenho em jogo é o que interessa, pois é isso que eu tô dizendo, voodoo levava ###### de Nvidia em 3dmarks e tecnologia enovadoras, mas na hora do vamos ver tinhas as melhores imagens e eram tão ou mais rápidas que as concorrentes, principalmente em Glide.

Detalhe, a 3dfx não se deu mau por desespero frente a concorrente, pois a nVdia nunca a ameaçou pra valer no mercado high-end, tanto que a fidelidade voodoo era muito superior a fidelidade Intel frente a AMD. A 3dfx quase faliu porque parou de vender seus chipsets a terceiros e suas placas eram extremamente caras. Quando enxergou isso, anunciou que voltaria a fornecer chipsets a montadores, mas a nVidia, sabendo bem o que isso significaria, tratou de oferecer uma fortuna pela empresa e acabou comprando...ehehehe

Desculpem pelo tamanho do texto, mas é necessário se explicar bem para não deixar confusão no ar...

Postado
Postado Originalmente por rcrowley@17 Feb. 2003,20:40

ihhh   refiz os testes, mas desta vez eu desabilitei o antialiasing e o anisotropic filtering, com isso aumentei o resultado pra 135 pontos... mesmo assim ainda tá horrível

É...nós, usuários de qualquer GeForce MX (as 4 se incluem nessa patota, hehehe), podemos ir procurando anti-depressivos, ou então juntar dinheiro pra uma melhor vga (é o que eles querem que nós façamos, heheh)

Fiz 170pts sem over na vga....só no processador (perto de 2GHz, não estava em 2400+ exatamente)

Postado

Uma vez vi uma voodoo 5 6000 128 mb, só pra ter noção do montro ela tinha 4 processadores, e precisava de uma fonte externa para a alimentação sua memória rodava a 166mhz como seus outroa 4 processadores só que isso dava uma tranferencia de memória de 10.4gb/s que na época era muito difícil mas ela rodava apenas em agp 2x pois como na 5500 foi a mesma coisa pois a 3dfx não conseguiu fazer radar os dois processadores a 4x, foi a ultima voodoo que saiu depois disso a 3dfx fechou as portas, tenho uma dúvida e espero que me ajudem

Na ge-force fx foi empregada a tecnologia 3dfx (não falo do glide mas sim do hardware) ela se parece muito com as ultimas voodoos inclusive o tamanho, acho que ouvi falar que a nvidia tem ainda empregada uma equipe de desenvolvimento que era da 3dfx ????

Isso é veridico ou é besteira ::::;///

Postado

I love voodoo

não sei né galera, mas se não notaram o 3dmark só testa D3D...

Q pena, se juntasse D3D, opengl e glide dai seriam outros 500...

Por falar em voodoo, até hoje tenho uma voodoo 3 3000 16 mb PCI e não estou nem um pouco decepcionado, rodo tudo com ela (menos GTA III :( ).

Essas rivas são umas m... botei uma de um amigo meu aqui(riva tnt2 ultra) e ela perdeu pra minha voodoo, tanto q meu amigo compro dps uma voodoo 3 por 90 pila

:P

testei com o CS, quake 1 em gl e quake 3...falto unreal aí...

Fora q as voodoos tem opengls especias q aumentam o seu desempenho em até 40%, no quake 1 em gl tive um aumento de 60%!!!

Joguem os jogos mais famosos dos servidores do brasil e verao (quake world, quake 3, CS, unreal)

Todos tem suporte a opengl...

Rode o project64(emulador n64) com glide usando uma voodoo e dps rode em D3D usando uma geforce 2...

Voodoo ainda detona!!!

hehehe

Postado

E aí galera, tentei rodar mas não funcionou, quando ele vai executar o primeiro teste o 3DMark2003 fecha sozinho. A minha configuração é a que está na assinatura. Uso o WinXP PRO. Alguem sabe o q pode ser isso?

Valeu.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...