Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade - GTX 1060 ou Kit MOBO + Processador + RAM


Posts recomendados

Boa tarde!
Recentemente estive cogitado fazer um upgrade no meu PC, montado em 2011, e que atualmente está sofrendo um pouco para acompanhar a nova geração de Games. Efetuei uma pesquisa de preços nas últimas semanas e como meu orçamento não é grande, preciso fazer uma escolha entre atualizar a minha Placa de Vídeo ou atualizar MOBO, processador e RAM. 

Atualmente meu PC é o seguinte:

 

Processador: AMD FX 4300 3.8 Ghz (over em 4.0 Ghz);

RAM: 2x 4GB DDR3;

Mobo: Asus M5A78L-M LX/BR;

Placa de Vídeo: EVGA GTX 660 SC 2GB (problema de superaquecimento = tive que diminuir os clocks para não ultrapassar 95ºC);

Fonte: EVGA 500W 80 Plus White;

 

Tenho dois problemas principais, como podem ver: o processador antigo e a placa de vídeo também antiga, e com um problema de superaquecimento, onde se eu liberar os clocks default da placa, ela ultrapassa os 100ºC em games como The Witcher 3 ou Monster Hunter World.
Sendo assim, estou pensando em fazer um upgrade no processador e placa de vídeo (juntamente com Memória e Placa-Mãe). O problema é a falta de orçamento, onde eu só vou conseguir comprar uma das duas opções, no momento. 
Andei vendo Benchmarks e o Ryzen 5 2600 me agradou bastante como custo/benefício. Pesquisei mais ou pouco e encontrei esse kit: 

https://www.pichau.com.br/pichau-kit-upgrade-ryzen-5-2600-asus-a320m-k-b-corsair-8gb-2400mhz

Agora eu já não sei o quanto isso vai impactar na minha performance atual, pois não tenho mais noção exata do quanto esse processador está ultrapassado.
E com isso vem minha outra pergunta: O que vale mais a pena, fazer logo o upgrade de processador ou começar com uma GTX 1060 até eu conseguir atualizar?

Tenho a noção de que vai ocorrer gargalo se colocar uma GTX 1060 junto de um FX 4300, mas diante da dificuldade em rodar os games atuais normalmente no Low para conseguir bons fps, talvez não fosse a pior das ideias. 
Enfim, gostaria de saber dos senhores uma opinião sincera, ou mesmo dicas se devo comprar agora ou esperar mais, ou se com o gargalo irá trazer algum dano à vida útil dos componentes ou haverá muito stutter nos jogos... 

Um muito obrigado desde já! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@leovdn Seu processador é bem fraco mesmo, esse R5 vai por ele no chinelo. Se planeja por uma 1060, sim terá que trocar ele cedo ou tarde.

 

Agora é questão de escolha, eu esperaria um pouco para saírem os Ryzen 3000 e ver se o preço cai um pouco.

Quanto ao aquecimento, se você tiver um pouco de experiência poderia comprar uma pasta térmica e trocar, isso pode melhorar a sua GTX660 até ter o $$$ para a 1060.

Isso é o que eu faria.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TEC. Kayros Na verdade eu quero o menor orçamento custo x benefício. Consigo gastar, pelo menos R$ 1800 atualmente, para comprar o outro componente até o meio do ano que vem. Eu penso, também, em optar por um Ryzen 5 2400, visto que eu não sou exigente em relação a gráficos nos jogos. Eu estou me preocupando mais é em não ter que gastar muito para alcançar 60 fps de forma decente 
 

@lnpott  Há um tempo atrás eu troquei a pasta térmica duas vezes, fiz uns testes com outro cooler, porque o dessa GTX 660 é stock, mas as temperaturas continuaram iguais. Na verdade, eu ganhei essa placa de um amigo meu, que fez upgrade e não estava mais usando; ele disse ter feito um overclock na placa, o que eu acredito ter sido feito de forma errada, porque ele é leigo nessa área, e lascou com o chipset dela. Eu estava pensando em vender, mas esse problema dela é muito complicado de contornar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@leovdn A melhor opção é o Ryzen 2400g Vega 11. Tiraria a sua Placa, venderia e jogava com a integrada vega 11 que é semelhante a performance da sua GTX 660, e juntaria a grana para uma 1060 6gb ou RX 580 8gb.

Essa opção pelo mercado livre é muito valida.

Ryzen 2400g usado mercado livre

e o kit bom e barato é esse aqui, ficando na margem de 1800 reais como pediu.

Memoria HyperxFury Nova 2x4gb

Placa MSI A320 Pro VH Plus (Placa com dissipador no VRM que é muito importante)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!