Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi, como vai. Obrigado pela assistência.

Estou tentando montar um ferro de solda, que funciona com uma resistência condutora, fio de aço de diâmetro curto, e gostaria de saber qual o comprimento desse fio, para que a potencia do equipamento fique mais ou menos 50 W.

O problema é que eu sempre tive uma dúvida de entendimento, e não sei muito a explicação da relação de Potência, Corrente e tensão, ou potencia tensão e resistência. P= U . I ou P = U ao quadrado sobre R. U é tensão , R, resistência e I intensidade da c, em Amperes.

O problema é que, mesmo parecendo fácil, eu não entendo como se relaciona tudo isso.

Outro dia eu vi algumas relações que me deixaram ainda mais sem orientação e além de poder calcular esses valores, de potencia e de comprimento do fio, para eu fazer o soldador de estanho, eu queria tirar essa dúvida.

A questão é:  

Para facilitar, acho melhor que se responda cada questão individualmente.

Outro dia eu ví que em um circuito de certa tensão,  se medirmos a ddp, tensão, entre um ponto do fio, e outro à frente, sendo que atrás do primeiro, não tinha nada que dissipasse energia, mas na frente do segundo ponto tivesse um resistor, a tensão entre os pontos  seria igual a da fonte ne?

Mas se antes do primeiro ponto tivesse um resistor, e entre o primeiro e o segundo ponto, nada que dissipasse e a frente do segundo ponto nenhum   outro dissipador, resistor, a tensão ainda seria a mesma entre os dois pontos? E se mantendo o resistor atrás do primeiro e com um resistor depois do segundo ponto (imediatamente à frente)  , mas nada entre os dois pontos, a tensão seria a mesma?

E no caso da corrente, para todos esses questionamentos, varia também?

Mas eu vi que a tensão muda quando os pontos estão entre um resistor. E como calcula essa tensão, então, porque eu ví também que a corrente varia quando passa pelo resistor, ou sai    do resistor   ou se    aproxima do    resistor.    Pelo que eu vi, a explicação era que um resistor funciona como um estreitamento em uma mangueira, em certo local. Logo, a velocidade da água antes, no estreitamento e depois, varia e a vazão também. E a corrente seria a agua que passa no tubo. Com isso o que está errado? Não é hidráulica, mas a  corrente   deve ter propriedades de percurso semelhantes

Não sei se isso é verdade, mas foi o que pareceu.  Se for, então,   a tensão  e a corrente variam no caso de os pontos estarem um antes e outro depois dessa peça dissipadora. Logo, não seria possível calcular a corrente ou a tensão entre esses dois pontos, porque tendo o resistor de valor conhecido e fixo, a corrente e a tensão variam e a tensão não é igual a da fonte, então tem valor desconhecido, porque a corrente também variou, e não se pode usar o valor da corrente em um ramo desprovido de resistência. Então ficam duas variáveis e um valor conhecido...

É certo que há algo errado, mas não sei se é o entendimento sobre a corrente ou tensão nesses casos. Eu tenho certeza que uma das duas, corrente ou tensão varia, ( não sei se antes do resistor ou depois, ou  apenas  nele, se o resistor for entre os dois pontos, de fato) mas n sei qual dessas variáveis é a correta, que varia.

.

Outra afirmação que eu ouvi, foi que a tensão total no circuito, era nula. Po cada um diz uma coisa ai não dá. A tensão total não é a da fonte? Se a tensão for nula, não tem “motivação” para o fluxo de elétrons. Até entendo que a tensão diminua( preciso de confirmação) antes durante ou depois de passar por um resistor, mas deve voltar ao valor da fonte, imediatamente ou um pouco depois do resistor, não? E nesse caso, não consigo entender como a corrente não varia ( caso não varie) considerando que o resistor restringe os elétrons antes do seu  início, causando um " engarrafamento".

Por favor, se possível gostaria que respondesse de forma simples, detalhada, a todas as indagações sem omitir ou distorcer nada, e de forma fácil de ser entendida. Sabendo dessas propriedades corretamente, vou poder saber a resistência total que o fio de aço fino deve ter para ter certa potencia no ferro de solda. Eu ainda não sei se faço o modelo conectado na energia elétrica residencial, ou de carregador, de 5 a 19 v. Para saber dessas informaç, preciso dessa explicação. Por favor, contribua de forma eficiente, para um nunca mais ter que perguntar isso.

Obrigado imensamente se você respondeu, ou se ao menos leu.

• Membro VIP
Postado
7 minutos atrás, thiagovasco disse:

Estou tentando montar um ferro de solda, que funciona com uma resistência condutora, fio de aço de diâmetro curto, e gostaria de saber qual o comprimento desse fio, para que a potencia do equipamento fique mais ou menos 50 W.

eu li só isso. você vai precisar saber ou medir o valor da resistência do seu fio. Digamos que tenha 100R/metro. Neste caso, basta usar esta fórmula

10 minutos atrás, thiagovasco disse:

P = U ao quadrado sobre R

pra saber quantos m de fio deve colocar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...