Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite!

Não sei se já existe um tópico para esse assunto, procurei e não achei nada, mas se já existir, moderadores, sintam-se livres para deletar este post!

Gostaria de saber qual das configurações funcionaria melhor para diferentes aplicações, não só para games, mas também para uso casual, produção musical e uso geral do pc.

O que seria melhor? Ter menos memória RAM, mas trabalhando em dual channel (2x4gb, totalizando 8 gb de RAM) ou mais memória RAM, mas trabalhando em single channel (1x4 + 1x8, totalizando 12gb de RAM) e em quais situações uma configuração poderia ser vantajosa à outra? Isso, é claro, desconsiderando qualquer problema de compatibilidade no segundo caso.

Obrigado, abraços e feliz ano novo a todos!

Postado
agora, Alef de Barros Sousa disse:

Boa noite!

Não sei se já existe um tópico para esse assunto, procurei e não achei nada, mas se já existir, moderadores, sintam-se livres para deletar este post!

Gostaria de saber qual das configurações funcionaria melhor para diferentes aplicações, não só para games, mas também para uso casual, produção musical e uso geral do pc.

O que seria melhor? Ter menos memória RAM, mas trabalhando em dual channel (2x4gb, totalizando 8 gb de RAM) ou mais memória RAM, mas trabalhando em single channel (1x4 + 1x8, totalizando 12gb de RAM) e em quais situações uma configuração poderia ser vantajosa à outra? Isso, é claro, desconsiderando qualquer problema de compatibilidade no segundo caso.

Obrigado, abraços e feliz ano novo a todos!

As duas formas trabalharam em dual channel ativado e as duas formas teram a mesma eficiência. Com a vantagem da segunda opção de ter mais memória claro. O problema é apenas no caso de 1x8gb que da diferença. Até 1x16gb é a mesma performance que 2x8gb.

Postado

Ha vários Benchmark comparando dual channel e single channel.. Umas observacoes:

Citação

Dual-channel configurations would exhibit no noteworthy difference in gaming use-case scenarios.

Dual-channel configurations would exhibit no noteworthy difference in system boot and daily I/O use cases.

Dual-channel configurations would show significant advantage in livestream previews for intensive render applications.

Dual-channel configurations would show significant advantage in render, encoding, and transcoding applications (for video and incompressible audio).

Dual-channel configurations would show significant advantage in compiling applications (data archiving).

#

Um post referente a uma pessoa perguntando sobre diferente entre dual e single no tom's hardware:

Citação

IMO, the only possible advantage of the single channel is related to budget/cost IF such RAM stick of a certain capacity is way cheaper than buying a pair of the same total capacity. Other than that, all advantages point towards using dual channel.

The usual scenario in getting a single stick is "to add one later on". However, know that adding another stick, even of the same brand, model, capacity, speed, and latency is not a guarantee that both will work together. Buying a pair or sticks is less risky in terms of compatibility as both sticks were tested/sold as a pair to work together.

Se tiver interessado e disposto a uma lida + extensiva, vê aqui:

https://www.gamersnexus.net/guides/1349-ram-how-dual-channel-works-vs-single-channel?showall=1

Eu pessoalmente preferiria dual channel a não ser que a escolhe seria entre 8GB vs 16GB, mas sendo 8 vs 12, eu iria com Dual...

• Curtir 1
Postado
48 minutos atrás, Alef de Barros Sousa disse:

4+8 sempre vai ser melhor que 4+4. Ponto. E o motivo é porquê não vai rodar em single channel, mas sim em um modo híbrido chamado "Flex-channel", onde o pente de 4 vai estar em dual com metade do de 8 e apenas os outros 4 que sobram é que realmente vão rodar em single.

E isso que geralmente não tem diferença.

• Curtir 2
Postado

Muito obrigado a todos! Fiquei com essa dúvida porque estou para montar um PC novo e vou botar 8gb de RAM, mas minha dúvida é se valeria a pena "sofrer" por um tempo usando apenas 1x8gb e depois melhorar para 2x8gb, por exemplo, ou se é melhor já colocar 2x4gb pra ter mais desempenho logo de cara e depois melhorar para 1x4gb+1x8gb, e mais futuramente ainda para 2x8gb.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...