Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, senhores! Sou novo aqui. Sou técnico eletrônico, e estou com um problema aqui que está me tirando o sono. 

Trabalho com manutenção em aparelhos de iluminação profissional (além de locação desses aparelhos) e tenho para uso próprio 6 aparelhos importados (moving scan Technobeam, da marca italiana High End Systems).

Desses 6 aparelhos, 3 funcionam perfeitamente, e 3 estão parados, pois estão sem o microcontrolador (mc68331cpv16   **já os comprei assim).

Esse microcontrolador é um modular, "Romless", ou seja, tem as SRAM e a FLASH separados na pcb.  Afim de testar a flash (29F010), a retirei dos aparelhos parados, e instalei em um dos aparelhos que funcionam, e essa funcionou perfeitamente, inclusive, obedecendo uma versão de software mais novo (dá pra consultar a versão do software no display).

Pois bem.. depois de testar a FLASH e analisar o datasheet do mc68331cpv16, por se tratar de um microcontrolador MODULAR, deu-me a entender que o firmware estava apenas na memória FLASH, e que eu poderia trocar o micro por outro "virgem".  Comprei os microcontroladores novos e substituí, mas o aparelho não iniciou... então estou com a pulga atrás da orelha!

Enfim, a pergunta que não quer calar é:  em microcontroladores modulares, o firmware fica apenas na FLASH, ou fica algo dentro do microcontrolador também??  O fabricante disponibiliza o firmware. Tenho aqui o arquivo .bin para o aparelho.   

Desde já, agradeço!

• Membro VIP
Postado

você pode ter feito alguma cagadinha ao colocar o ci. Afinal é um smd que tem mais de cem pinos. Também pode ser problema em outro setor do circuito. Já que você comprou assim, o problema veio junto. Alguém pode ter tirado o mc pois era a única coisa que funcionava😬

De toda a forma, é bom você consultar mais documentação inclusive de seu equipamento. Pode haver algum jumper de configuração ou do gênero.

• Curtir 1
Postado

Obrigado pelo retorno! Acho que não foi a cagadinha..rsrsrs. É um LQFP144 de 144 pinos, e eu cheguei a testar via por via após a solda, desde a parte de cima do terminal (de forma a testar se a solda estava ok também) até a um ponto final que essa via chegava. Fiz isso com as 144! rsrs.   Estou pra pegar um dos aparelhos que funcionam, retirar o micro, e instalar um micro novo no lugar (comprei 5, felizmente). Se funcionar, é revisar as outras placas em outra área que não seja micro. Porém, não tem muito o que revisar... é basicamante o micro, as SRAM, a FLASH, display e controladores de motor de passo.  A única coisa além do micro que vem à cabeça é o cristal. Sigo com os testes

• Membro VIP
Postado
11 horas atrás, Lucas.eng disse:

via por via após a solda, desde a parte de cima do terminal (de forma a testar se a solda estava ok também) até a um ponto final

ok isso tem um valor. Mas já que tens tempo e paciência de Jó, teste também se há curto entre eles. Não necessariamente todos entre si (haja paciência) mas principalmente os que andam em paralelo. E entre cada um e vcc e gnd. Valores abaixo de 0,3 (no multímetro na escala diodo) desconfie e compare com a que funciona. Quasi não muito raro, algum capacitor smd dá fuga ou curto.

Sim temos na ordem de relevância pra teste: alimentação, cristal e reset. Se puder isolar ou pelo menos retirar a alimentação da parte de potência do motor de passo, já meio que pode 'polarizar' a análise do problema.

Como contribuição sua, publique (desde que não afete direitos autorais) os documentos esquema fw e etc. Ou pensa que o forum é 'de graça'?😉

abç

• Curtir 1
Postado

Farei os testes! Já retirei todos os drivers de motor de passo desde o início, e não coloco outra tensão na placa a não ser os 5v de controle. Volto mais tarde com os resultados. E sobre os esquemas, anexei aqui o manual de serviço completo, além dos datasheets da FLASH 29F010, datasheet do microcontrolador MC68331cpv16, das SRAM N341256, e uma foto da placa em análise. Obrigado!

29F010 datasheet.pdf

manual de serviço technobeam.pdf

MC68331TS.pdf

N341256 datasheet.pdf

techno.16g.zip

foto pcb technobeam.jpg

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!