Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Microcontrolador motorola MC68331CPV16 - problemas


Posts recomendados

Olá, senhores! Sou novo aqui. Sou técnico eletrônico, e estou com um problema aqui que está me tirando o sono. 

 Trabalho com manutenção em aparelhos de iluminação profissional (além de locação desses aparelhos) e tenho para uso próprio 6 aparelhos importados (moving scan Technobeam, da marca italiana High End Systems).

 Desses 6 aparelhos, 3 funcionam perfeitamente, e 3 estão parados, pois estão sem o microcontrolador (mc68331cpv16   **já os comprei assim).

 Esse microcontrolador é um modular, "Romless", ou seja, tem as SRAM e a FLASH separados na pcb.  Afim de testar a flash (29F010), a retirei dos aparelhos parados, e instalei em um dos aparelhos que funcionam, e essa funcionou perfeitamente, inclusive, obedecendo uma versão de software mais novo (dá pra consultar a versão do software no display).

  Pois bem.. depois de testar a FLASH e analisar o datasheet do mc68331cpv16, por se tratar de um microcontrolador MODULAR, deu-me a entender que o firmware estava apenas na memória FLASH, e que eu poderia trocar o micro por outro "virgem".  Comprei os microcontroladores novos e substituí, mas o aparelho não iniciou... então estou com a pulga atrás da orelha!

 

 Enfim, a pergunta que não quer calar é:  em microcontroladores modulares, o firmware fica apenas na FLASH, ou fica algo dentro do microcontrolador também??  O fabricante disponibiliza o firmware. Tenho aqui o arquivo .bin para o aparelho.   

 Desde já, agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

você pode ter feito alguma cagadinha ao colocar o ci. Afinal é um smd que tem mais de cem pinos. Também pode ser problema em outro setor do circuito. Já que você comprou assim, o problema veio junto. Alguém pode ter tirado o mc pois era a única coisa que funcionava😬

De toda a forma, é bom você consultar mais documentação inclusive de seu equipamento. Pode haver algum jumper de configuração ou do gênero.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo retorno! Acho que não foi a cagadinha..rsrsrs. É um LQFP144 de 144 pinos, e eu cheguei a testar via por via após a solda, desde a parte de cima do terminal (de forma a testar se a solda estava ok também) até a um ponto final que essa via chegava. Fiz isso com as 144! rsrs.   Estou pra pegar um dos aparelhos que funcionam, retirar o micro, e instalar um micro novo no lugar (comprei 5, felizmente). Se funcionar, é revisar as outras placas em outra área que não seja micro. Porém, não tem muito o que revisar... é basicamante o micro, as SRAM, a FLASH, display e controladores de motor de passo.  A única coisa além do micro que vem à cabeça é o cristal. Sigo com os testes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 horas atrás, Lucas.eng disse:

via por via após a solda, desde a parte de cima do terminal (de forma a testar se a solda estava ok também) até a um ponto final

ok isso tem um valor. Mas já que tens tempo e paciência de Jó, teste também se há curto entre eles. Não necessariamente todos entre si (haja paciência) mas principalmente os que andam em paralelo. E entre cada um e vcc e gnd. Valores abaixo de 0,3 (no multímetro na escala diodo) desconfie e compare com a que funciona. Quasi não muito raro, algum capacitor smd dá fuga ou curto.

 

Sim temos na ordem de relevância pra teste: alimentação, cristal e reset. Se puder isolar ou pelo menos retirar a alimentação da parte de potência do motor de passo, já meio que pode 'polarizar' a análise do problema.

 

Como contribuição sua, publique (desde que não afete direitos autorais) os documentos esquema fw e etc. Ou pensa que o forum é 'de graça'?😉

 

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Farei os testes! Já retirei todos os drivers de motor de passo desde o início, e não coloco outra tensão na placa a não ser os 5v de controle. Volto mais tarde com os resultados. E sobre os esquemas, anexei aqui o manual de serviço completo, além dos datasheets da FLASH 29F010, datasheet do microcontrolador MC68331cpv16, das SRAM N341256, e uma foto da placa em análise. Obrigado!

29F010 datasheet.pdf

manual de serviço technobeam.pdf

MC68331TS.pdf

N341256 datasheet.pdf

techno.16g.zip

foto pcb technobeam.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!