Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Microcontrolador motorola MC68331CPV16 - problemas


Posts recomendados

Olá, senhores! Sou novo aqui. Sou técnico eletrônico, e estou com um problema aqui que está me tirando o sono. 

 Trabalho com manutenção em aparelhos de iluminação profissional (além de locação desses aparelhos) e tenho para uso próprio 6 aparelhos importados (moving scan Technobeam, da marca italiana High End Systems).

 Desses 6 aparelhos, 3 funcionam perfeitamente, e 3 estão parados, pois estão sem o microcontrolador (mc68331cpv16   **já os comprei assim).

 Esse microcontrolador é um modular, "Romless", ou seja, tem as SRAM e a FLASH separados na pcb.  Afim de testar a flash (29F010), a retirei dos aparelhos parados, e instalei em um dos aparelhos que funcionam, e essa funcionou perfeitamente, inclusive, obedecendo uma versão de software mais novo (dá pra consultar a versão do software no display).

  Pois bem.. depois de testar a FLASH e analisar o datasheet do mc68331cpv16, por se tratar de um microcontrolador MODULAR, deu-me a entender que o firmware estava apenas na memória FLASH, e que eu poderia trocar o micro por outro "virgem".  Comprei os microcontroladores novos e substituí, mas o aparelho não iniciou... então estou com a pulga atrás da orelha!

 

 Enfim, a pergunta que não quer calar é:  em microcontroladores modulares, o firmware fica apenas na FLASH, ou fica algo dentro do microcontrolador também??  O fabricante disponibiliza o firmware. Tenho aqui o arquivo .bin para o aparelho.   

 Desde já, agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

você pode ter feito alguma cagadinha ao colocar o ci. Afinal é um smd que tem mais de cem pinos. Também pode ser problema em outro setor do circuito. Já que você comprou assim, o problema veio junto. Alguém pode ter tirado o mc pois era a única coisa que funcionava😬