Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou trocando os Reguladores de uma placa e gostaria de saber se tem problema realizar a troca dos da Esquerda pelos da Direita.

Esquerda são - TA7812S e TA79012S

Direita são - L7812CV e 7912C

Se tiver problema, existe alguma forma de contornar? Ou devo comprar Reguladores identicos? 

Valeu galera!

(Segue em anexo as imagens)

85MaNio.jpg

zDONlJr.jpg

w3NaCeM.jpg

Este é o dissipador que eles ficam

• Curtir 1
  • Triste 1
Postado

TA7812S = L7812CV

7912C = TA79012S 

Não pode substituir os reguladores plásticos pelos de metal, vai dar curto. 

Ou troca pelos de plástico ou então compre buchas e isoladores de mica ou silicone. 

Eles são daquele aparelho do outro tópico, né?! 

Estavam com defeito? 

• Curtir 2
Postado

Essas buchas eu coloco somente embaixo ou coloco em cima também? 

São fáceis de achar?

Eu coloco pasta térmica em todas as camadas?  Reg + Pasta + Isolador + Pasta + Dissipador, desse jeito?

São sim, o problema voltou, do nada, aí eu lembrei de um amplificador que eu arrumei que deu exatamente o problema que o outro aparelho dava, ligava, mas não saía som e o problema era no regulador, aí resolvi fazer o teste substituindo os Reguladores

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, Gabriel E Costa disse:

Essas buchas eu coloco somente embaixo ou coloco em cima também? 

Uma em cada parafuso. 

São fáceis de achar?

Não sei, depende do lugar onde mora, aqui onde moro não tem, só na capital. Talvez seja mais fácil achar os reguladores de plástico. 

Eu coloco pasta térmica em todas as camadas?  Reg + Pasta + Isolador + Pasta + Dissipador, desse jeito?

Sim. 

São sim, o problema voltou, do nada, aí eu lembrei de um amplificador que eu arrumei que deu exatamente o problema que o outro aparelho dava, ligava, mas não saía som e o problema era no regulador, aí resolvi fazer o teste substituindo os Reguladores

Mas então não tinha 12V na saída deles? 

Aqui a bucha e o isolante:

images?q=tbn:ANd9GcTyVS-k7R25_kOxaZGV1kb

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Mestre88 disse:

Mas então não tinha 12V na saída deles? 

Não sei bem como fazer o teste, então pulei essa etapa, pra ver se conseguia resolver logo, estou precisando bastante da peça.

Como eu faço esse teste?

Postado

Coloca os reguladores velhos de volta e com o multímetro na escala DC coloca a ponta preta no fio vermelho da fonte. 

A ponta vermelha você mede os três pinos de cada regulador. 

Anota os valores aqui pra gente ver. 

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Mestre88 disse:

Coloca os reguladores velhos de volta e com o multímetro na escala DC coloca a ponta preta no fio vermelho da fonte. 

A ponta vermelha você mede os três pinos de cada regulador. 

Anota os valores aqui pra gente ver. 

Show, vou fazer aqui e já passo os resultados.

Aproveitando enquanto eu monto tudo, os eletrolíticos grandões (4700uF35v) estão esquentando muito! É normal, ou pode ser alguma coisa com os próprios reguladores??

adicionado 17 minutos depois

7812

pino Esquerda 19,9

Pino Centro 0

Pino Direita 12

79012

Pino Esquerda -0

Pino Centro -19

Pino Direita -12

Aparentemente está tudo certo né??

Postado
19 minutos atrás, Gabriel E Costa disse:

Aproveitando enquanto eu monto tudo, os eletrolíticos grandões (4700uF35v) estão esquentando muito! É normal, ou pode ser alguma coisa com os próprios reguladores??

Provavelmente estão ruins, capacitor não deve esquentar.  Você colocou 40V neles ao ligar o transformador errado. 

Os reguladores estão bons, não precisa colocar esses que você comprou. 

O defeito do seu aparelho é outra coisa, mas troque os capacitores primeiro. 

Postado
2 minutos atrás, Mestre88 disse:

O defeito do seu aparelho é outra coisa, mas troque os capacitores primeiro. 

Mas ele tem chance de ter funcionado de novo por um breve instante??

Porque quando eu troquei o Diodo tudo voltou a funcionar, aí depois voltou o mesmo problema, aí to voltando pra fase das possibilidades pra achar o que pode ter sido

Postado

Sobre os capacitores, você encontrou 19V nos reguladores. Então mesmo ruins ainda estão funcionando de forma "meia boca". 

adicionado 8 minutos depois

E veja os dois diodos lá da entrada do transformador, se estiverem com fuga também fazem os capacitores esquentar. 

Esse problema de fuga muitas vezes o multímetro não acusa. Então se possível troque os dois pra ver. 

Postado
18 minutos atrás, Mestre88 disse:

Sobre os capacitores, você encontrou 19V nos reguladores. Então mesmo ruins ainda estão funcionando de forma "meia boca". 

BOtei de novo e voltou de novo a funcionar, agora não sei mesmo o que pode ser...

Vou experimentar ver se dá problema de novo e dar um curto no capacitor com ela desligada, pra descarregar e ligar de novo, se voltar, posso presumir que o problema é o capacitor??

Postado
32 minutos atrás, Gabriel E Costa disse:

BOtei de novo e voltou de novo a funcionar, agora não sei mesmo o que pode ser...

Botou o que? 

Talvez seja só um mal contato mesmo. 

• Triste 1
Postado
18 minutos atrás, Mestre88 disse:

Botou o que? 

Os Reguladores antigos.

Agora eu to confuso, ta funcionando normal...

Vou trocar esses capacitores, só por precaução, mas pode ter sido mal contato, não descarto. Vamos ver se ela volta a apresentar o problema até eu ir no Centro comprar o capacitor boladão

Valeu Mestree!! Tem me salvado de verdade durante esses últimos dias, muito obrigado pela atenção!

Postado
10 minutos atrás, Gabriel E Costa disse:

Os Reguladores antigos.

Ah sim, certo. 

Os novos sem os isolantes não dá, é ainda com os isolantes só traz dor de cabeça. 

Inventaram os reguladores plásticos justamente pra isso. 

E os capacitores mesmo que ainda funcionando tem que trocar pra não dar problema depois. 

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...