Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Então galera, é o seguinte, eu to construindo um aspirador de pó, desse robô aspirador sabe?! E to pensando em fazer que nem os outro, que quando ele estiver descarregando ele vá pra um determinado ponto, só que eu não sei como fazer isso, nem como essa parte desses robôs funciona, alguém poderia me ajudar com isso? A como fazer ele ir pra um determinado ponto sem eu ter que ir buscar ele kk ? Grato 

• Triste 1
  • 2 semanas depois...
Postado

@Luan Borges ,

Esse assunto não é neste Fórum ....  experimente postar no de Microcontroladores ....

Mas vou tentar dar uns chutes ... um GPS ajuda mas não te dá a precisão necessária.

Acredito que o software deve medir as posições com os sensores de ultra-som , e criar uma espécie de mapa dos locais para ajudar nesse quesito.

E creio que devem existir mais de um sensor de ultrasom, talvez 4 para facilitar o mapeamento.

Mas vejo que muitos usam o sensor ótico da Sharp ...

Tava pensando que era moleza né ? kkk

Seguem uns links :

https://www.instructables.com/id/Build-Your-Own-Vacuum-Robot/

https://www.instructables.com/id/CleanBOT/

Paulo

• Curtir 2
Postado

@aphawk Eu andei pesquisando muito a repeito, e realmente é bem complicado, mas juntando tudo, tive uma ideia bem simples de fazer ele voltar pra base, que é: Um sensor de "bussola" que quando ele sair da base pela primeira vez vai gravar em qual ponto ele está(norte, sul, oeste, leste, sudoeste e etc..), e quando precisar se recarregar, ele vai caminhar sempre pro *ex pro norte, que é onde a base está, e a base vai manter uma luz infrared ligada, que quando ele a reconhecer e vai pensar"Opaaaa, achei" kkk e daí é só ir fazer um void pra ir controlando os motores pra ele ir  se ajeitando até estacionar. Mudou a base de lugar? Atualizar automaticamente o novo ponto e puf... Claro que isso tudo na teoria, estou sem gravador pra testa na pratica. Mas se até lá se alguém tiver uma ideia melhor... 

Como eu mudo de fórum? kk

Postado

@Luan Borges ,

Oras, poste um novo tópico no Forum de Microcontroladores !

A sua ideia de uma luz infrared ligada vai te levar a um problema : achar a direção dela !

Tem de modular ela de alguma maneira para que possa ser diferenciada das outras, e vai ter de usar algum método analógico para indicar a direção correta.

Outra coisa : a bússola .... vai perceber que ela é afetada por massas metálicas e até pelos motores DC perto dos sensores, e não vem a confiabilidade necessária para fazet o caminho de volta ...

Vai pensando ...

Paulo

• Triste 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...