Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DPS Individual Bivolt protege tomada 110v ?


Posts recomendados

Após eu descobrir o Tópico: "Você já viu seu filtro de linha por dentro? Não? Entre e veja!" Fiquei maravilhado ao entender um pouco sobre a proteção dos equipamentos ligados a rede elétrica por meio de um bom filtro de linha e DPS para o quadro de energia ( QDC ). Sendo que uma dúvida ( uma não, um milhão ) está me incomodado já faz algum tempo. Comprei várias unidades de proteção individuais para algumas das tomadas e pude perceber que nas especificações está escrito que o produto é bivolt. ( Minha instalação elétrica possui aterramento adequado )

 

Como pode um produto bivolt proteger um sistema 110 volts nesse caso ? ( eu fico me perguntando isso devido ao fato de que o produto trabalharia não só em 110 v mas também no dobro disso. )

 

Uma outra coisa que pude ver e que me trouxe preocupação foi a seguite especificação: Máxima tensão de operação continua - Uc: 275 Vca / 350 Vcc. Isso permitiria que a tensão máxima tolerada seja muito maior que os meus equipamentos 110 poderiam suportar ? 

 

Tenho quase certeza que minhas dúvidas tem uma mesma resposta pois elas parecem ser uma redundância mas pode ser que as respostas sejam diferentes.

 

OBS: Não pude fazer esta pergunta no tópico original devido ao encerramento do mesmo

 

Captura de Tela 2019-01-30 às 23.12.15.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Varistores e demais dispositivos de proteção contra surtos são usados justo para desviar, absorver, eliminar esses surtos de tensão e nunca tensões mais elevadas e de modo sustentado... nenhum equipamento ou dispositivo irá aguentar uma sobretensão sustentada por um tempo maior (coisa de segundos a minutos).

 

Protetores contra surtos de tensão se destinam ao que o nome diz. Surtos de tensão, comuns nas rede elétricas tem duração efêmera, coisa de microssegundos a quem sabe uma dezena de mili segundos, não mais do que isso.

 

O tempo de reação desses dispositivos é que ajuda e em muito... É coisa de 10 a 20 nano segundos. Para quem não tem ideia do que seja isso são apenas 0,00000001 segundos..

 

Então um pico de tensão derivado de um surto que adentrar um equipamento 110 volts será com certeza eliminado, absorvido ou desviado mesmo se for ceifado lá pelos 220 Volts

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Logo voce @faller veio reponder a minha pergunta ?! Estou honrado 🤩

 

Sobre a capacidade dos varistores eu já tinha lido o que voce e a comunidade tem a dizer sobre as caracteristicas dele, e estou ciente da eficacia ( dentro de uma limitação é claro ). A unica coisa que a minha lógica de leigo ficou se perguntando é como um produto que foi concebido para operar em redes 110v e 220v vai trabalhar para nao permitir que a minha rede que é somente 110v exceda essa tensão e chegue aos 220v ( já que o DPS individual é bivolt ) e deixe o dobro da tensão chegar aos meus equipamentos ?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, virtuamigtec disse:

Logo voce @faller veio reponder a minha pergunta ?! Estou honrado 🤩

 

Sobre a capacidade dos varistores eu já tinha lido o que voce e a comunidade tem a dizer sobre as caracteristicas dele, e estou ciente da eficacia ( dentro de uma limitação é claro ). A unica coisa que a minha lógica de leigo ficou se perguntando é como um produto que foi concebido para operar em redes 110v e 220v vai trabalhar para nao permitir que a minha rede que é somente 110v exceda essa tensão e chegue aos 220v ( já que o DPS individual é bivolt ) e deixe o dobro da tensão chegar aos meus equipamentos ?

 

 

Sim, entendi sua dúvida mas entenda o seguinte. Não existe proteção contra surtos bivolt.. Uma proteção contra surtos de tensão sempre será limitada na mais alta tensão para qual ela foi projetada. Me explico:

Surtos de tensão são potencialmente perigosos tanto mais alta for sua tensão e tanto maior for sua duração..

São perfeitamente normais e aceitáveis se encontrar surtos de tensão com a grandeza de até a casa dos mil volts, na rede elétrica que chega em nossas tomadas. A duração dos mesmos muito, mas muito dificilmente ultrapassa alguns micro segundos. Nesse pequeno tempo eles não conseguem romper fusíveis, desarmar disjuntores etc mas sim conseguem perfurar isolações em motores, transformadores, conseguem romper isolação em semicondutores em geral preparando o caminho para que a eletricidade normal, dentro da tensão correta, acabe usando esses caminhos abertos nas isolações, nos semicondutores fazendo-os ai sim, se deteriorarem até a queima..

A principal característica desses surtos que fazem que os mesmos sejam capazes de perfurar as isolações, romper barreiras em semicondutores é a tensão...  Se faz mister que se consiga manter a tensão desses surtos abaixo de valores que beiram 300 Volts, para uma operação segura.

Isso tanto faz se o equipamento for alimentado em 110, em 220 ou pouco mais de tensão. Esses equipamentos vão tolerar surtos de tensão inferiores aos citados 300 Volts (como exemplo) sem o menor problema..

Tolerar surtos de duração menor que micro segundos nessa tensão de 300 Volts é tremendamente diferente que ter de operar em 220 volts por um tempo maior se o equipamento tiver sido especificado para operar em 110 Volts..

 

Outro fator importante no quesito proteção é o tempo que esse surto de tensão é submetido ao equipamento. As proteções contra surto de tensão podem entrar em operação coisa de 0,00000001 segundos após aparecerem, fazendo o trabalho de segurar a tensão do surto, junto aos equipamentos, num nível tolerável (digamos esses 300 Volts) pela duração do surto (aqueles micro segundos).

 

É desse modo que os fabricantes de proteção podem dizer que determinada proteção é bivolt. Na verdade ela é uma proteção projetada para operar em 220 Volts mas que terá bom desempenho se usada para proteger contra surtos mesmo com tensão de trabalho de 110 Volts..  Tanto a linha de 220 Volts quanto a linha de 110 Volts vai conter surtos de tensão às vezes com tensão superior a 1.000 Volts, e a proteção vai operar garantindo rapidíssima absorção desse surto que junto ao equipamento, depois da proteção portanto, não haverá de passar dos 300 Volts salvando qualquer dos equipamentos seja o de 110 seja o de 220 Volts..

 

Não é incomum que varistores explodam durante a tarefa de absorver o pico de tensão mesmo que por somente alguns micro segundos..

 

Veja ai alguns varistores explodidos:

image.thumb.png.d292a84be1325f653909a8197d8f2d9e.png

 

image.thumb.png.549cef3cb2d6e2e3c488837d369da3b4.png

 

VaristorExploso03.jpg

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi !!! Eu estava pensando que deveria encontrar uma solução não bivolt para resolver meu teórico problema ( talvez com um varistor que permitisse chegar ao máximo de 150v ) mas agora entendi mais um pouco como funciona. Talvez essa possa ser a dúvida de outro usuário ! Obrigado ao @faller e a toda a comunidade do fórum 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você pode sim ter uma proteção dimensionada para operar somente em 110 Volts (com varistores com ponto de disparo em algo como 200 Volts de pico ou 150 Volts RMS) mas o desgaste em logística, na distribuição e comercialização desse produto não compensaria a diferença no desempenho na prática..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!