Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde galera,

To com um problema ao fazer meu novo kit Ryzen funcionar. O problema é o seguinte:

Comprei um Ryzen 1600 e uma Biostar B350GT3 para substituir meu kit com i3 7100.

Após comprar a placa e o processador descobri que versões antigas do Ryzen tem problemas com alguns tipos de memória RAM, resolvi arriscar e esperar tudo chegar pra ver se subia com os meus módulos DDR4 que uso no i3. E pra minha decepção: não funcionou. Os Fans ligam (fonte, placa de video e cpu) mas não da imagem, o monitor reconhece que está conectado mas aparece a mensagem "Sem sinal" e desliga logo em seguida. O computador fica rodando sem reiniciar. Resolvi ligar um speaker pra ter um retorno mesmo que não totalmente preciso.

Fiz o teste somente com o processador conectado, resultado: 3 Bips longos. Ai coloquei um dos dois módulos de memoria, resultado: 4 bips.

Testei com os dois módulos em todos os slots da placa-mãe, sempre o mesmo resultado: 4 bips.

Pelo que pesquisei, essa quantidade de bips acontecem quando a memoria ram não é compativel com a mobo em questão. E de fato o modelo da minha memoria ram não está na lista de compatibilidade da Mobo.

Alguém já teve algum problema desse com Ryzen?

Hardware:

Ryzen 5 1600

Biostar B350 GT3

2x4 Kingston 2133Mhz 

• Membro VIP
Postado

Kingston 2133MHz? Quais chips? Deveriam funcionar em qualquer placa/processador com interface DDR4, não importando a arquitetura. Já testou apenas um pente? Estas placas AM4 possuem self test de memória, você liga, deixa reiniciar e reiniciar até ela ajustar os timings e dar o boot.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Sim, você deve deixar o pc ligado, ele vai reiniciar umas 3x, por aí. Mais do que isso, se não ligar, é porque tem algum problema aí.

Pelo que me parece estes chips são Micron, correto?

Processador corretamente instalado, sem pino torto? Cooler do processador plugado no CPU fan da placa?

Postado

Eu deixei ligado desde o momento que você mencionou que era pra fazer isso. O computador liga, da os 4 bips e fica com os fans girando. Não reinicia e não faz mais nada. Não reiniciou nenhuma vez

adicionado 1 minuto depois

A placa-mãe não aparenta ter problemas fisicos, assim como o processador.

• Membro VIP
Postado

Se não reinicia o problema é outro. Qual placa de vídeo tá usando aí? Ou você não tem placa de vídeo!? Ryzen 1600 não tem video onboard, e a placa-mãe tmb não! Ela tem apenas as saídas caso você use um CPU com iGPU integrado (ex: Ryzen 2200G).

• Membro VIP
Postado

@Guilherme Mantovani Agora que vi, erro meu, mas poderia ser isso... rs

Cara, não sei. A fonte é a mesma? É tudo o mesmo só mudando placa-mãe e processador? Já desplugou tudo da máquina deixando somente cpu, cooler, memória, vga, placa-mãe e fonte?

Postado

Então, são duas fontes diferentes. Uso uma EVGA 500W 80+ white no i3 e no ryzen em to com uma sarkoon 550w 80+ bronze.

As únicas peças que eu consigo testar nos dois kits são a placa de video e meus modulos de RAM. To rodando os testes numa bancada, sem periféricos ou qualquer coisa que não seja necessário pra entrar ao menos na bios.

A minha placa-mãe tem um seletor de Bios, testei com as duas Bios e mesmo assim não sobe nada, os LEDS acendem normalmente, fans giram.

Unica diferença é que o fan da GPU não param de girar. No i3 eles ficam ligados enquanto o PC inicia, quando mostra o POST já desligam o FAN e o LED "FAN STOP" acende. Vou pegar uma memória RAM da Crucial de 2400Mhz com um amigo meu, esse modulo que ele vai me emprestar está na lista de compatibilidade da MOBO.

Meu medo é ser a mobo ou a cpu, estão na garantia mas RMA da Kabum demora demais. Caso o modulo dele funcione, eu passo o meu kingston pra ele enquanto não consigo comprar um modulo bom pra mim. 

Optei pelo Ryzen porque era mais barato comprar uma mobo nova e uma cpu do que comprar um i5 7400 pra segurar minha GPU. Parece que vou acabar gastando mais do que o planejado.

adicionado 3 minutos depois

Não tinha chegado a testar, mas não alimenta USB. Os leds do teclado e mouse não ligam

• Membro VIP
Postado

@Guilherme Mantovani Testa com a mesma fonte, vai que o problema é nesta Sharkoon. Pois dar incompatibilidade com Kingston de 2133MHz, que é comum, habitual, seria o mesmo que você ter intolerância a arroz e feijão, o que deve acontecer em 1 entre um bilhão de pessoas. Mais fácil você ganhar na megasena.

• Curtir 1
  • 2 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!