Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

E aí galera beleza? Estou tendo problemas em dar overclock nesse FX8300 com a placa-mãe da gigabyte a ga-970a-d3p. Coloquei ele em 4.0ghz e o computador ligou normal, mas quando abri o jogo (Monster hunter world) e joguei por aproximadamente 15 minutos o computador travou completamente. Tive que reiniciar no dedo e voltar ao stock. Alguma ideia do que possa ser? Porque eu vejo muitos utilizando esse mesmo kit em 4.2ghz sem problema algum.

Minha config:

AMD FX 8300 

Gigabyte GA-970A-D3P

3x 4GB RAM DDR3 1333MHz

Fonte Corsair VS 80 Plus White 600W 

NVIDIA GeForce GTX 1050TI 4GB Dual

Postado

@Julio Almeida_708872 Não sei muito sobre overclock, mas quando isso ocorre geralmente é alta taxa de Vcore ou baixa demais. Timing das rams, temperatura ou ate mesmo a placa-mãe que nao tem muitas fases (Raro).

De qualquer forma espere o pessoal experiente nessa area responder.

• Curtir 1
Postado

Como fez o overclock, quais as configurações exatas? Há muitas formas de se atingir esses 4 Ghz, algumas podem funcionar pro seu setup, outras não. E mesmo assim há grande variação, pessoas com equipamentos idênticos (até do mesmo lote) tem resultados diferentes com as mesmas configurações, pra um fica estável e pro outro não, e por aí vai. OC é um questão bem sensível, não tem preto no branco.

O ideal é você rodar testes de estresse (manda o processador a 100%) por algumas horas enquanto vai monitorando a temperatura pra chegar a conclusão de se o over ficou estável ou não. Se em 15 minutos num jogo ele travou, provavelmente em 1, 2 minutos de teste de estresse já peidaria. Foi a temperatura, as tensões, nada disso? Só tem como saber testando e monitorando.

• Curtir 1
Postado

Agradeço a resposta dos colegas Shaman93 e P4RANOID! 

Poderiam dar sugestões de programas eficazes para testes de estresse? Nesse jogo em quanto estava jogando ele percebi que a CPU ficava em 100%. É um jogo bem pesado inclusive! Sei porque tenho um widget que monitora meus equipamentos em quanto estou utilizando o computador: 

image.png

Postado
35 minutos atrás, Julio Almeida_708872 disse:

Poderiam dar sugestões de programas eficazes para testes de estresse?

Eu uso Prime95, RealBench e OCCT. Pode começar com o AIDA64, mas é o mais leve de todos, uso só pra ver inicialmente se a temperatura e voltagens estão ok, mas não é raro conseguir rodar 6 horas de AIDA64 e travar nos primeiros 15 minutos do Prime95. Pra monitorar uso o HWMonitor e MSI Afterburner (esse pra overclock de GPU).

Postado

Qual é a tensão que você definiu? Por padrão esse FX chega a 4.2 GHz no turbo.

Postado

@Julio Almeida_708872

Amigo sugiro você fazer alguns ajustes, ativa o load line calibration em extreme, desativa spread spectrum, desativa estado c1e, deixa o vcore em 1.35 com o clock em 4.0 ghz e roda o utilitário OCCT por 30 minutos se der erro reduz o clock para 3.8ghz e se não der erro, reduz o vcore para 1.33 e fica fazendo esse rodízio até achar o menor vcore possível sem travar o pc, detalhe é que você não pode passar o vcore de 1.35 que é o limite seguro para os fx. 

Depois posta os resultados do teste no occt: bus, temperatura dos núcleos , clock, vcore.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...