Ir ao conteúdo

Televisor que estava com o vertical fechado e agora está inoperante.

Ir à solução Resolvido por Fabricio Oliveira EB,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde amigos. Amigos, minha TV fhillps cineral tc 2070 aparentemente estava com o vertical fechado! Troquei o q102, retirei o capacitor 128 de 100 mf por 25v testei e percebi que estava bom, coloquei de volta no circuito, testei as tensões e percebi que a de 9v estar com 1.7 e a de 5v está com 2.7 alguém pode me ajudar com alguma dica? Desde já agradeço.

Postado

Análise a fonte, veja de onde vem essas tensões de 9 e 5V.

Veja também se tem o +B de 115V ou próximo disso. 

Se possível arranje um esquema pra acompanhar as ligações. 

• Curtir 1
Postado

beleza amigão, estou estudando mais essa placa! Essa é minha segunda placa a que estou analisando, de um bebedouro da marca latina bivolt automático! Essa também tá me deixando doido. Sou novato na eletrônica! Fiz um curso básico amigo e estou tentando sobreviver. Mas não está sendo fácil irmão! Mas valeu aí pela dica.

• Membro VIP
Postado

É isso aí amigo. Sua luta também é nossa.

Sobre o bebedouro ele não passa de uma fonte 12V de alguns A. De fato passa pouco devido ao controle de temperatura, um termostato eletrônico bem bobo. O que queima nele 90% das vezes é a pastilha peltier. Meça-a. Se tiver + que 10ohms... já era. É bem barata. Meça também os 12V.  De fato, supus que seja assim pois o que descrevi é de um que tenho em casa.

Mas se ele for de compressor a motor, desconsidere as dicas acima, claro.

Sobre as V baixas da tv, verifique se tem solda fria em algum capacitorzão ou se este está estufado. As vezes tá ruim e nem estufa.

• Curtir 1
Postado

valeu, obrigado pelas dicas. Quanto a dica do bebedouro, quanto a medição da pastilha, fiz a medição com meu multímetro digital, aquele pretim foxlux FX-MD. É bem simpliszinho! Mas dá pra fazer as medidas. Então, na escala de 200 ohms, está marcando 00.3. Na verdade, oxila! Quando coloco as pontas de provas em outras extremidade daquele conector oxila! A marcação, vem de ordem decrescente! Marca 09.7 - 06.5 até chegar 00.3. É nessa escala de 200 ohms que mede a pastilha mesmo? Quanto aos 12v onde faz essa medição nesta placa? A placa é a mesma que você mencionou! A qual tem uma em sua casa beleza? E quanto a TV,  estou futucando! Quanto aos capacitores, só tinha um meio estufado e troquei. Troquei também o q102 bc 635. Hoje tirei o q103 BD 135 me parece estar bom, está conduzindo pra os dois lados! Só não sei qual é a equivalência dele. Hoje também andei testando alguns resistores, resistências no circuito mesmo. Percebi três parecendo está alteradas. E esses componentes que já troquei e que testei, estão todos no vertical e horizontal. Por isso acredito que o problema está nestas duas linhas. Amanhã a luta continua, vou continuar testando os capacitores e resistência destas duas linhas. valeu Abraço, se puder continue me ajudando.

Postado
5 horas atrás, Fabricio Oliveira EB disse:

É nessa escala de 200 ohms que mede a pastilha mesmo? 

Sim, mas pelo que você disse aí já deu pra ver que tá ruim. 

E pra ter uma certeza melhor, tem que desligá-la da placa. 

Quanto aos 12v onde faz essa medição nesta placa? 

No mesmo lugar onde vai a pastilha, só que sem ela e com a placa ligada na tomada. 

Hoje tirei o q103 BD 135 me parece estar bom, está conduzindo pra os dois lados

Como assim conduzido para os dois lados? 

Em transistor, com o multímetro na escala do diodo, se encontrar algum valor 000 ou próximo disso ele está ruim. 

não sei qual é a equivalência dele

Nem precisa, BD135 é mato. Se acha em qualquer lugar. O ruim é se fosse algum 2N ou 2S da vida.... 

Percebi três parecendo está alteradas

Em TV qualquer componente você tem que tirar pra medir, no circuito nunca dá certo. A não ser que seja teste de tensão com a TV ligada. 

Por isso acredito que o problema está nestas duas linhas

Maioria de defeitos do tipo inoperante é horizontal e fonte. Vertical é um caso a parte dependente desses dois. 

Não esqueça de verificar a tensão de 5V stand by do micro, ela é a mais importante. Pois é quem dá partida na fonte alta. 

Aquela tensão de 9V também, é ela que alimenta o oscilador horizontal. 

• Membro VIP
Postado
11 horas atrás, Fabricio Oliveira EB disse:

coloco as pontas de provas em outras extremidade daquele conector oxila

Oscila devido à algumas prováveis causas:

-mal contato: nos terminais do multímetro ou do conector da pastilha. Encoste uma ponta na outra pra você "calibrar" o multímetro, só pra ver que valor ele mostra. Deve ser perto de zero

-você deve fazer a medida com o treco desligado e se possível desconectado da pastilha

Os 12V é no mesmo ponto sim mas não te esqueças de mudar a escala do multimetro pra 20vdc

Sobre a tv...

É importantíssimo você acompanhar pelo esquema. Com quase menos que um clique no google achei isso

https://www.electronica-pt.com/esquema/tv/cineral-esquemas-tv/cineral-tc-1470-2070-2077-tc-pl-2110-644/

pra você não ficar tateando no escuro. Imprima-o e vá se familiarizando com os símbolos.

att

• Curtir 2
Postado

Obrigado por mais estas dicas! A batalha continua.

adicionado 17 minutos depois

valeu, valeu mesmo pelas informações! Hoje vou trabalhar com a placa do bebedouro. Depois volto para a TV. Obrigado.

Oi fiz os testes! A pastilha está marcando as mesmas marcações que já te falei, na escala de ohms e na de continuidade, da uma baixa marcação até da infinito. Quanto a dos 12v, na placa, quero dizer; naquele dois fios que tem um conector que conecta na pastilha, quando meço direto no conector, não dá nada! Quando meço direto na placa, da uma medição de 12 a 14v. Obs: da primeira vez que diagnostiquei essa placa, retirei o ci pra testar ele fora do circuito, quando retirei, percebi que uma de suas perninhas ficou garrado na placa! Não sei se foi eu ao retirar que quebrei, ou se estava quebrado. O ci, é o Q0765r e aqui na minha Cidade não tem do mesmo! Sabe se tem algum equivalente que posso substituir? Deixa eu te falar; quando fiz o teste dessa pastilha com a pilha de 9v ela deu os dois sinais que lhe é devido! De um lado aqueceu e do outro resfriou! Isso de forma bem suave, quero dizer; muito pouco. Acha esse teste confiável? O cooler de 12v no teste com a pilha também funcionou. Qualquer se puder me ajude Abraço.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Sim seu teste foi bem feito. Mas forçou e descarregou a bateria pois ela não tem muita energia pra isso, entende?

Pelo que você descreve penso que tem maucontato neste conector. Tire-o e solde direto.

E isto que você está medindo na placa:=> este de zero a infinito parece mesmo sem contato com pastilha e o que você mede é a carga do capacitor.  Se achar que deve, publique fotos dela que te mostraremos algo +...

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, Fabricio Oliveira EB disse:

Olá Isadora, como faço pra lhe enviar fotos da placa? Ainda não sei bem como usar o site, de como enviar arquivos! Pode me explicar como faço?

Dependendo do tamanho da foto da pra enviar por aqui mesmo, usando o botão pra anexar arquivos que tem abaixo do quadrado onde a gente faz os posts.

Se o arquivo for muito grande, pode fazer o upload num servidor externo como por exemplo o www.imgur.com e postar o link aqui.

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!