Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa Noite galera, estou com a seguinte duvida;

Estou usando R5 2600 para jogos como Rainbow six siege e coloco pra trabalhar em 4.0 mhz, porém a temperatura chega a bater 80 graus, gostaria de aumentar pra uns 4.2 se possivel. Normalmente o jogo consome 85% a 90% da CPU.

Compensa investir em water cooler de entrada? tais como, Corsair H80I V2 120mm, PCYES Sangue frio 240mm e malstorm 240mm.

Teria algum outro modelo custo beneficio? 

Postado

@Vitor Scatolon Boa noite.

Por acaso tenho o R5 2600 + Maelstrom 240t.

Quais as tensões que você está utilizando para esse OC?

Qual a temperatura dos VRM's?

Apenas investir no WC não significa que irá segurar as temperaturas, as temps. dos núcleos irão baixar consideravelmente, mas além dos núcleos tem os VRM da placa-mãe que também esquentam muito. Já que o WC não sopra o ar nos VRM igual um Aircooler faz.

Antes de partir pro OC 4.2ghz e o WC, verifica 1° as temps dos VRM e também a ventilação do seu gabinete sobre elas. Te garanto que assim que você colocar o WC as temps do VRM irão subir devido a falta de ventilação do Aircooler.

Postado

@Pietro Luigi Entao nao é garantido segurar os 4.2ghz? meu gabinete atualmente possui 2 fans frontais 120mm assoprando pra dentro e 1 traseiro de 80mm soprando o ar quente pra fora, porém uso ele aberto rsrs.. Minha placa-mãe é a b450m Pro4 ASROCK. possui aquele pequeno dissipador nos VRMS. Compensaria um air cooler como o amigo @KingZeroBR citou? Qual temperatura ideal para os VRMS?.

Postado
4 horas atrás, Vitor Scatolon disse:

Entao nao é garantido segurar os 4.2ghz?

Não é somente essa questão, você está na mão da loteria do silício, tem chips que sobem 4.2Ghz, e chips q nem com 1.45v chegam nisso.
Tem a questão também do consumo, calor gerado e etc.

Eu optei por deixar o meu 2600 cravo em 3.9Ghz com 1.26v, o que acho alto. Mas vendo o aumento de tensão, consumo e calor pra ficar nos 4.2Ghz, preferi estabilizar em 3.9Ghz, já que o ganho seria de 10% apenas.

Compensaria um air cooler como o amigo @KingZeroBR citou?

Depende do nível de OC que você for aplicar, mas p/  OC é importante a ventilação do sistema e não somente dos núcleos.

Qual temperatura ideal para os VRMS?.

Quanto menor, melhor!

Eu por exemplo tenho um gabinete selado. Meu sistema todo em Load jogando(Monster Hunter World é o mais pesado) fica com a GPU em 80°C, VRM 70°C e o 2600 nos 50°C.

Postado
3 minutos atrás, Vitor Scatolon disse:

@Pietro Luigi Certo, entao no meu caso compensaria investir em um aircooler e aprimorar a ventilaçao do meu gabinete é isso? Recomenda algum fan especifico?

Faz 1° um stress test(Smalls FTT) no Prime95 monitorando as temperaturas(HwMonitor ou HWinfo64 ou etc).

Como você utiliza o gabinete aberto, não irá fazer tanta diferença colocar mais fans nele!

Postado
3 minutos atrás, Vitor Scatolon disse:

@Pietro Luigi Certo, entao no meu caso compensaria investir em um aircooler e aprimorar a ventilaçao do meu gabinete é isso? Recomenda algum fan especifico? @KingZeroBR Obrigado pela dica amigo!

https://www.kabum.com.br/produto/95830/cooler-para-processador-alseye-cooler-wind-plus-aswp

https://www.kabum.com.br/produto/69274/cooler-fan-c3-tech-f7-l100-bl-storm-12cm-led-c3t

eu uso esse aircooler e meu processador é um i5 5960x fica em 49° em stress

• Curtir 1
Postado

@Pietro Luigi Fiz o teste, setei em 3.9ghz 1.27 v e monitorei a temperatura com o AIDA64. CPU passou dos 90 graus e desligou. Fiz o teste com o gabinete aberto, deixo ele aberto por conta da placa de video, ela esquenta muito e acaba esquentando os outros componentes tambem. Se compensar mais trocar as fans e usar com o gabinete fechado eu posso deixar.

adicionado 1 minuto depois

@KingZeroBR  E esse? pessoal fala muito bem também

https://www.pichau.com.br/hardware/cooler-para-processador-gamerstorm-by-deepcool-lucifer-k2-dpgs-mch6-lck2am4

Postado
39 minutos atrás, Vitor Scatolon disse:

Fiz o teste, setei em 3.9ghz 1.27 v e monitorei a temperatura com o AIDA64. CPU passou dos 90 graus e desligou. Fiz o teste com o gabinete aberto, deixo ele aberto por conta da placa de vídeo, ela esquenta muito e acaba esquentando os outros componentes tambem. Se compensar mais trocar as fans e usar com o gabinete fechado eu posso deixar.

E a temperatura dos VRM? Isso é tão importante quanto.

Já sabemos q seu coolerbox não segura as temperaturas com 1.27v, então você terá de colocar um bom Aircooler ou partir pro WC((dependendo das temps dos VRM).

Postado
1 hora atrás, Vitor Scatolon disse:

@Pietro Luigi  fica variando de 82 a 87 maximo.

Aircooler será melhor pra ti, com WC os VRM iriam fritar devido a falta de circulação de ar que o Aircooler faz nos VRM.

Se não houve muita poeira na sua casa, oriento deixar o gabinete aberto, porém terá de limpa-lo periodicamente.

Postado
15 horas atrás, Vitor Scatolon disse:

@Pietro Luigi Fiz o teste, setei em 3.9ghz 1.27 v e monitorei a temperatura com o AIDA64. CPU passou dos 90 graus e desligou. Fiz o teste com o gabinete aberto, deixo ele aberto por conta da placa de video, ela esquenta muito e acaba esquentando os outros componentes tambem. Se compensar mais trocar as fans e usar com o gabinete fechado eu posso deixar.

adicionado 1 minuto depois

@KingZeroBR  E esse? pessoal fala muito bem também

https://www.pichau.com.br/hardware/cooler-para-processador-gamerstorm-by-deepcool-lucifer-k2-dpgs-mch6-lck2am4

esse cooler é bom. so  não indico para oc

adicionado 10 minutos depois

se for fazer oc eu indico esses por experiencia própria  Alseye PlusNox H-214Pcyes k-z4

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!