Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde.

Estou convivendo com um problema, certamente comum à muitos leitores e técnicos que por aqui passam. Inclusive já encontrei postagens semelhantes em que foram satisfatoriamente solucionado. Enfim, estou com um Amp. de guitarra que pode fornecer a potência na ordem de 100W. 

O equipamento apresenta curto quando ligado uma carga na saída, no caso um falante de outro amplificador (8 Ohms). O mesmo não apresenta curto no Pré, ligado isolamente, nem na parte de potência (sem carga na saída).

O amp é antigo e não existe diagrama disponível na rede. 

Na análise injetei sinal pelo gerador de áudio e analisei a resposta no Osciloscópio. Obtive leitura da saída e inclusive todo ops controles respondiam (Pre amp) Isso sem carga ou com um resistor de 100 Ohms de 10W. 

Porém esse mesmo resistor, claro, esquentava depois de um intervalo e minha Lampada série, acende. Junto com o aquecimento dessa carga, o Tip 41 está esquentando bastante, com carga ou sem carga!  Basta colocar o amp em nível alto (ALIMENTAÇÃO) e o componente começa a aquecer.

Lembrando que já foram feitos testes em todos os transistores do amp. Nenhum apresentou curto ou aberto. O amp tem 2 transistores de Potencia da Motorola 5003 antigos! 

Podem me ajudar com alguma sugestão? 

adicionado 34 minutos depois

Sei o quão difícil ajudar sem diagramas ou mais informações, porém é o quadro em que me encontro!

20190226_150005.jpg

O tip 41A que superaquece fica na esquerda do vídeo, com dissipador. Ao lado dele um TIP 32C. 

Esses resistores de emissor, foram trocados por precaução, já que os antigos estavam trincados. Antes de 0,18 R agora de 0,22 R

• Membro VIP
Postado

Amigo a corrente de polarização dos tr de saída deve estar bem desajustada ou desequilibrada. Ela é algo como corrente quiescente que se mantém mínima da mínima quando sem sinal. Ela é pra manter os tr na região no começo da linear pra não distorcer o som. Pode ser algum transistor driver com problema, ganho alteradíssimo ou diodo ou resistor alterado/aberto ou até mesmo capacitor com fuga. Aliás os ganhos dos transistores na saída tem que estar equilibrados.

Estou achando falta de capacitor eleltrolitico...

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Amigo a corrente de polarização dos tr de saída deve estar bem desajustada ou desequilibrada. Ela é algo como corrente quiescente que se mantém mínima da mínima quando sem sinal...

Agradeço pela ajuda.

Anteriormente, já havia retirado um terminal de cada diodo e feito teste em todos eles. Resistores tb. Capacitores medi todos com capacimetro, os que tinham valores fora, foram substituidos. Sei que isso não elimina a chamce delea estarem com fuga. O eletrolítico de 1000uF foi feito teste de fuga e estä ok. Esse vou abandonando, pois não tenho mais tecnicas para descobrir o problema!

3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

• Membro VIP
Postado

Pra este sintoma, uma delas á medir a vdc na junção ou conexão dos transistores de saída. Deve ser a metade do valor da alimentação ou se esta for simétrica +V e -V deve ser zero. Isto pode te dar a direção a seguir para o sucesso total. Como são pouquíssimas peças semicondutoras, penso ser relativamente simples a avaliação.

Levante ou consulte esquema de amplificador transistorizado no google imagens. Uma excelente referência.

Mas se optou pelo caminho mais fácil, .. escolhas... como tudo na vida.

Postado

Ontem de noite, substituí resistores que apresentavam valores distintos dos seus respectivos valores nominais. Um deles esses que são ligados entre os Tip 31 e 32 e a saída.

Os demais tb foram retirados da placa (um terminal) e testado.

Sem sucesso, ainda em curto com uma carga na saída.

@Isadora Ferraz

O power é sim alimentado simetricamente, cerca de 45V + e -.

Medi a tensão nos terminais dos transistores de Pot. E não temos um valor nulo. Mas mesmo assim, poderia me dizer em qual junção a medida deveria ser nula? Vce, Vbc, Vbe?

Agradeço.

• Membro VIP
Postado

Puts 90V!. Quase tomo um choque. Tem que ver se os tr são próprios pra isso.  A "junção" seria a conexão entre as saĩdas. A que fica entre coletor o tip32 e coletor do 32 geralmente naqueles R de fio de valor baixo.. Mas antes... queira levantar o esquema pelo menos de parte da saída

Postado
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Levante ou consulte esquema de amplificador transistorizado no google imagens. Uma excelente referência.

Sim, encontrei alguns circuitos transistorizados próximos. Até porque esses circuitos não tem tanta variação.

Este bem prox. porém com um par de Trans. de potência a menos.

Screenshot_20190226-122612.png

Sendo os transt. de pot  MJ15003 da Motorola

adicionado 31 minutos depois

2 transistores de saída idênticos e NPN. Sendo a alimentação Simétrica não estaria errado?

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Felipecneto disse:

Até porque esses circuitos não tem tanta variação.

Poizé.. é disso que to falando.

2 transistores de saída idênticos e NPN. Sendo a alimentação Simétrica não estaria errado?

Não amigo. Pra esta caso está correto. Coloque seu R de 100R e meça a V saída nele. Deve dar bem quase zero. Mas se for muito muito positiva, verifique a parte de cima. Negativa, a de baixo. No caso acima, aquele trimpot de ajuste é faz zerar ou ajustar esta v.

É bom que seus tip's sejam B... melhor C.

Postado

Não há valores de Tensão entre a carga de 100R ligada na saída. Obtenho valor nulo no meter.

Um fato peculiar: Quando testo continuidade entre a malha negativa do cabo de entrada do sinal, no power e o condutor positivo da fonte simétrica existe continuidade (bip) e depois de segundos para a continuidade e o meter exibe um valor na tela. Um valor de pot.

Isso acontece tb entre o condutor da fonte e os terminais do trasit. de potência.

Estranho, agora só consigo pensar em alguns diodos danificados...

• Membro VIP
Postado
59 minutos atrás, Felipecneto disse:

continuidade entre a malha negativa do cabo de entrada do sinal, no power e o condutor positivo da fonte simétrica existe continuidade (bip) e depois de segundos para a continuidade

Amigo isso é simplesmente o capacitor carregando. Ao terminar, para a "condução"e para o beep.

Se dá 0V e ainda aquece os tr, é a corrente que passa direto do +B para o -B pelos transistores que estão se aquecendo. Melhor você avaliar...

21 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

algum transistor driver com problema, ganho alteradíssimo ou diodo ou resistor

estranho... de onde tiramos isso?

23 horas atrás, Felipecneto disse:

um resistor de 100 Ohms de 10W. 

Porém esse mesmo resistor, claro, esquentava

0V não aquece o R...Tem alguém confuso aqui neste tópico. Acho que sou eu...

• Membro VIP
Postado

Então teu teste foi tão nulo quando o valor que mediste.

23 minutos atrás, Felipecneto disse:

A carga de 100r e 10w demora a aquecer! 

aguarde esta demora e remeça. Se estiver aquecendo com ...

valor nulo no meter

... você descobriu uma fonte de energia de outra dimensão! Ou está a medir com meter na escala ac... receba um cóqui!

Postado

Bom, vamos lá. Estive pesquisando sobre a análise de fuga e ganho dos Transistores, e me deparo com outra aspecto fora do meu conhecimento até então, só tinha ciência dos testes com Meter na escala de diodos. Foi o parâmetro utilizado para tal análise.

Convenhamos então, que será necessário fazer um desses circuitos para teste mais preciso desses semicondutores.

Agora ao circuito em sí, encontrei um modelo lá do site do Newton Braga. Todos dizem ser aconselhavel utilizar um meter análogo. Vou ter as mesmas respostas com um digital?

Postado
Em 27/02/2019 às 15:03, Isadora Ferraz disse:

Então teu teste foi tão nulo quando o valor que mediste.

aguarde esta demora e remeça. Se estiver aquecendo com ...

... você descobriu uma fonte de energia de outra dimensão! Ou está a medir com meter na escala ac... receba um cóqui!

Bolei um circuito para medir fuga nos BCs e não pude obter valores consideráveis.

Medindo o HFe no meter digital, foi constatado muita variação entre os bc639. São 4, e todos com valores distintos. O mais alto com 110, o menor com 48.

Seria esse desequilibrio um problema?

Testei os 4007 e todos se portaram da mesma maneira.

adicionado 52 minutos depois
50 minutos atrás, Felipecneto disse:

O mais alto com 110, o menor com 48.

Seria esse desequilibrio 

No Datasheet do 639. O intervalo de Hfe é de 40 - 160

Esse amp não quer me ajudar.

• Membro VIP
Postado

Nunca avaliei a fundo um circuito de ampl. pois não sou do ramo. Mas penso que teoricamente sim a dif de ganho pode desequilibrar. Meça também os de saída.

Você ainda peca pela falta de conclusão da análise do aquecimento e tensão na sua carga. Sem esta informação, penso que você pouco ou nada pode progredir.

Ah... quebro seu galho e faço +1 comentário que se esta V for ac, realmente vai medir 0V no multímetro se em dc. Este ac pode ser uma oscilação qualquer. Permito-me não definir sua causa...

Postado

Medindo Beta dos Mj15003, que no Datasheet tem um intervalo de 25 - 150.

Obtive uma leitura de 34 em um e 15 no outro.

Puramente desequilibrado e fora do intervalo esperado.

adicionado 31 minutos depois
31 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Este ac pode ser uma oscilação qualquer. Permito-me não definir sua causa...

Problemas de retificação da fonte?

• 2 semanas depois...
Postado

Ainda no Amp, hoje troquei um dos NPN 15003 de saída que estava com o ganho abaixo do esperado.

Troquei tb o eletrolítico de 1000u que não estava com fulgas, mas já aproveitei.

Resultado, ainda em curto com o Speaker na saída.

Com uma carga de 100r como falante,

o TIP41 ainda esquenta e tive uma V na saída de .4 negativa. DC

AC não tenho valores.

isso com a carga...

O que me resta?!?! Trasistores driver dessa parte...

20190311_173551.jpg

E a V sobe conforme exige maior potência no amp. (volume e ganho)

• Membro VIP
Postado

Levante o esquema focando o tr que esquenta. Ele está sendo traspassado por uma corrente indesejada. As causas prováveis: erro na polarização dc, oscilação, fuga em capacitores não eletrolíticos , fuga/oxidações na pci, problemas nos tr de pré e etc. Caso eu tenha esquecido de mencionar, levante o esquema...

Postado
2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Levante o esquema focando o tr que esquenta.

problemas nos tr de pré 

Estou utilizando este, foi o mais prox. que encontrei.

Descarto totalmente problemas no Pré, isolando o mesmo e injetando sinal somente no Power, os sintomas são os mesmo.

Agora além de observar o que citou anteriormente, estou à procura desse resistor que tem a função do Trimpot de ajuste VR1. Quem sabe não posso regular essa V por ele.

Screenshot_20190226-122612.png

• Membro VIP
Postado

injetando sinal somente no Power

Quando falo pré, falo dos primeiros transistores deste "seu" circuito acima, tendeu?

estou à procura desse resistor

por isso há importância em se levantar (pelo menos parte do) esquema. P.ex. se aquele C7, C5, C4, C6, C2 tiver com fuga ou provocando alguma oscilação através de uma realimentação fantasma e etc. Por isso há importância em se definir de a V que aparece é ac ou dc.

Estes testes (de análise dc) você deve fazer com a entrada em curto com gnd pra evitar "intrusos". Assim sendo, entre S e 0 volt deve ter... 0 volt (dc e ac). Só falar que 'resistor esquenta' e tal é bem pobre

De fato estes ampl. alimentados com +V e -V são um pé no saco. Qualquer desequilíbrio e babau... pifa tudo.

Postado

@Isadora Ferraz

Exato, V entre S e Ov tenho 400mV  DC Negativo.

Analisando os Trans. de drive da entrada. São vários Bc's, parecem ser simétricos, sendo um NPN e outro PNP, como meu circuito de referência, aqui de cima, meu amp em análise está com um NPN no lugar de um PNP.

639 e 640, onde tenho apenas 1 640 Pnp. Vou tentar transcrever essa parte do diagrama desses trans logo na entrada...

• Membro VIP
Postado

400mV  DC Negativo

Isto significa que tens que avaliar melhor o circuito de baixo. Também siginifica que tens que elevar o ajuste do RV1 pra cima bem como verificar se C8 está com fuga ou melhor, trocá-lo. A partir de agora, percebes a necessidade de se ter um esquema e não apenas sair trocando tudo?.. espero que sim...

Postado

@Isadora Ferraz Perfeitamente.

Como você já havia me auxiliado.

Vejo que nas junções dos trans. da entrada, como T1 e T2 do circuito acima, minha V nas junções Emissor está com o dobro, 1.2V Negativo.

Aqui no amp tenho 2 pares de transitors na mesma configuração. Um deles a junção mede -1.2V e no outro par meço o valor da saída, os 400mV Negativos.

Sem o diagrama é bem difícil.

Uma obs. encontrei o eletrolitico c2, com polaridade invertida.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...