Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade no PC GPU


Posts recomendados

Boa noite!

Tenho um PC com essas configs: cpu intel core i5 3330, ram Super Talent DDR3-1333 4 GB/256x8 Value Memory W1333UB4GV x2, placa-mãe asus p8h61-m lx3 r2.0 e uma EVGA GTX 970.
Eu estava pensando em trocar minha placa de vídeo por uma melhor já que eu jogo bastante no meu pc, só que estou na dúvida se meu processador não vai dar gargalo com uma placa melhor q a 970, por ex a 1060 6gb. O que vocês acham q eu deveria investir em até 1500 reais? Meu pc aguentaria uma placa de vídeo melhor ou eu deveria investir em um processador melhor e mais na frente trocar a gpu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Vidal

 

E ai meu consagrado, tudo tranquilo?

 

Então cara, se você por uma 1060 6GB ou uma RX 580 eu acho que vai gargalar sim, pois nesse vídeo você percebe que as vezes a placa de vídeo cai para 30% enquanto o CPU está sempre a 100%, no vídeo é um processador i5-2400 que em teoria é um pouco melhor que o seu.

 

Mas você tem que pensar que o gargalo, é a limitação de um componente e não a inutilização dele. Você ainda vai ter um bom desempenho em jogos, entretanto podem haver stutters ( Aquelas travadas irritantes que fodem sua experiência no game ).

 

Você disse que pode fazer um investimento até 1500 Reais, isso da uma margem de upgrade.

 

Só que se você fizer upgrade de CPU, vai ter que comprar uma placa-mãe nova, e já que a sua é DDR3, as placas mãe novas só são DDR4 então teria que também comprar memórias novas.

 

O que eu recomendaria para você:

 

Eu juntaria mais dinheiro e compraria um Ryzen 5 1600, que esta na faixa dos 599 reais a vista, uma placa-mãe com socket AM4 ( para suportar o Ryzen ), talvez uma B350 ou B450 dependendo do preço, e um pente de memória de 8GB no mínimo 2400Mhz.

 

Mas isso é uma opinião, é claro que você não precisa seguir.

 

Qualquer Duvida é só me perguntar.

 

Abraços!!!!

 

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Broadwink disse:

@Lucas Vidal

 

E ai meu consagrado, tudo tranquilo?

 

Então cara, se você por uma 1060 6GB ou uma RX 580 eu acho que vai gargalar sim, pois nesse vídeo você percebe que as vezes a placa de vídeo cai para 30% enquanto o CPU está sempre a 100%, no vídeo é um processador i5-2400 que em teoria é um pouco melhor que o seu.

 

Mas você tem que pensar que o gargalo, é a limitação de um componente e não a inutilização dele. Você ainda vai ter um bom desempenho em jogos, entretanto podem haver stutters ( Aquelas travadas irritantes que fodem sua experiência no game ).

 

Você disse que pode fazer um investimento até 1500 Reais, isso da uma margem de upgrade.

 

Só que se você fizer upgrade de CPU, vai ter que comprar uma placa-mãe nova, e já que a sua é DDR3, as placas mãe novas só são DDR4 então teria que também comprar memórias novas.

 

O que eu recomendaria para você:

 

Urgente ( Do tipo, quero jogar estou em abstinência ) : Eu pegaria uma RX 570 de 4GB, a chance de gargalo é menor e ela também tem margem para o futuro, sendo que ela se equipara e até ultrapassa o desempenho de uma 1060 3GB.

 

Posso esperar: Eu juntaria mais dinheiro e compraria um Ryzen 5 1600, que esta na faixa dos 599 reais a vista, uma placa-mãe com socket AM4 ( para suportar o Ryzen ), talvez uma B350 ou B450 dependendo do preço, e um pente de memória de 8GB no mínimo 2400Mhz.

 

Mas isso é uma opinião, é claro que você não precisa seguir.

 

Qualquer Duvida é só me perguntar.

 

Abraços!!!!

 

:D


Entendi, eu estava pensar em trocar a placa de vídeo para eu usar o freesync do meu monitor (se a placa fosse amd) ou gsync, que a nvidia liberou a pouco tempo para quem tem monitor freesync usar tb.. só que a minha gtx 970 não é compatível por ser de uma série mais antiga :( e ao mesmo tempo queria um desempenho melhor q a gtx 970.

Uma pergunta, eu normalmente jogo os jogos em qualidade média/baixa pra chegar a 144 fps, se eu trocasse por uma rx 580 ou uma 1060 eu teria muito problema com gargalo jogando nessa qualidade? porque se o problema for jogar em qualidade alta eu não ligaria muito não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Vidal

 

Então meu consagrado, o problema de gargalos CPU -> GPU é que não importa a qualidade, a experiência vai ser ruim por stutters, inclusive a vantagem de pegar uma placa de vídeo nova nessa situação seria aumentar a qualidade sem perder desempenho.

 

Você jogaria no baixo com uma média de FPS e jogaria no ultra com uma média semelhante de FPS, se o problema fosse o inverso GPU -> CPU, você só poderia jogar nos gráficos que a placa de vídeo não gargalasse, pois se aumentasse os gráficos  exigiria mais da GPU e como a GPU é o limitante nesta situação, você não conseguiria rodar.

 

Entendeu mais ou menos?

 

É lógico que eu não tenho certeza se gargala, mas vendo os testes no CPU melhor que o seu eu não arriscaria muito.

 

 

 

 

 

adicionado 9 minutos depois

@@Lucas Vidal

 

Desculpa mano, falei besteira uma parte e só agora me toquei, a RX 570 é muito semelhante a GTX 970, não vale a pena trocar as duas.

 

Sendo assim eu recomendo uma nova coisa:

 

Com R$1500,00 você consegue fazer um upgrade de CPU + placa-mãe +MEMÓRIA, acho que seria uma coisa mais viável atualmente.

 

CPU: Eu recomendo o Ryzen 5 1600 esta por R$ 599,00 na Kabum

placa-mãe: B350 da MSI, com 4 slots expansivos de memória RAM, esta por R$ 459,00 também na Kabum

Memória: HyperX Fury 8 GB 2400Mhz, esta por R$ 257,00 no Mercado Livre com frete Grátis.

 

Total: R$1315,00

 

Esse Ryzen 5 aguenta até uma RTX, então você não vai ter que se preocupar com gargalo por um longo tempo.

 

Uma Observação Final: É necessário atualizar a BIOS para funcionar com os novos processadores AMD Ryzen 2000, favor consultar site do fabricante.

 

Toma cuidado pra comprar isso peça por peça porque se não atualizar a BIOS, você vai colocar o processador e o computador não vai ligar pois a placa-mãe não vai reconhecer o processador.

 

Foi mal pelo erro mano :(

 

Sorry mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Vidal

 

Uma Observação Final: É necessário atualizar a BIOS para funcionar com os novos processadores AMD Ryzen 2000, favor consultar site do fabricante.

 

Toma cuidado pra comprar isso peça por peça porque se não atualizar a BIOS, você vai colocar o processador e o computador não vai ligar pois a placa-mãe não vai reconhecer o processador.

 

Ryzens de 1° geração são os que tem 1 antes, Ryzen 5 1600, Ryzen 7 1700 e etc...

 

Ryzens de 2° geração são os que tem 2 antes, Ryzen 5 2600, Ryzen 7 2700 e etc...

 

 

Fica atento a isso, vai que você resolve comprar um Ryzen 5 2600 ou algo assim e compra essa placa-mãe, ai da esse BO.

 

:D

 

Novamente foi mal pelo erro, mas agora já avisei de tudo xD

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!