Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde; Preciso de ajuda urgente, não acho a solução em lugar nenhum. Eu tenho um processador i5 3570k e Ele não sai de 1.5 Ghz sendo que o padrão é de 3.4. Em questão da Energia no windows, eu já coloquei ele no modo de Despenho de Energia. E mesmo assim nada muda, ele fica sempre travado em 1,6ghz mesmo nos jogos ele fica a 1.6 Ghz. Comprei GTA V Recentemente e notei que meu processador fica a 1.6Ghz. eu monitoro meus Hardwares através do RivaTurner. Na Cpu Z quando eu vou Estressar o CPU ele acaba não Estressando da forma como esperado. Tudo que eu vou fazer o meu processador acaba ficando com 1.6 Ghz TRAVADO! sem ele não aumenta e nem abaixa fica sempre com isso. e eu acabo perdendo desepenho por conta disso, ja que Minha placa de video começa a não ser utilizada (Tenho uma gtx 1050Ti da Asus). Eu tenho todos os meus Drives Atualizados e não Efetuei Overclock no processador. Mais informações nas prints. (eu tenho um video aqui no pc mostrando como fica).

Screenshot_3.png

Screenshot_2.png

Screenshot_5.png

Screenshot_4.png

Screenshot_6.png

adicionado 32 minutos depois

Aqui esta o video mostrando o problema mais detalhadamente:

Postado

Bom, clear cmos é um procedimento que faz a BIOS retornar ao que era de fábrica. na pagina do manual em portugues, pagina 5 voce encontra os dois pinos, logo acima do F_panel(é onde ligam os cabos do painel frontal do gabinete).

se não tiver experiencia peça para alguém que saiba mexer dentro do PC:

precisa desligar o cabo de força

tire a tampa lateral do gabinete

tire a bateria da placa-mãe por uns 15minutos

consiga um jumper de dois pinos e ligue na placa-mãe no local mostrado CLR_CMOS por pelo menos 1 minuto

depois do tempo indicado(30 minutos bateria e 1 minuto no jumper), tire o jumper e coloque a bateria de volta e pode religar o PC.

OBS: esse tipo de jumper de dois pino é fácil de encontrar na unidade de DVD do PC, marque onde estava(tire foto) para poder recolocar de volta, ou o DVD pode não funcionar direito.

Depois disso tudo terá que atualizar a BIOS, esse sim bem mais complicado e aí é melhor alguém com experiencia.

Postado

Se eu tirar só a bateria não funciona ? e eu notei algo hoje quando eu estava jogando, meu processador atingiu a casa do 3.6 ghz porém foi do nada. ai quando eu voltei pra area de trabalho q tentei trocar de jogo ele volto pro 1.6 travado. resumindo Meu processador fica em 3.6 quando quer isso é problema do processador ou da bios mesmo ?

Postado

E que tirando a bateria zera tudo, então vai ficar com uma BIOS mais antiga e pode ser q existam correções ou atualizações de dispositivos.

Postado

Estou aqui com meu PC Aberto. Irei retirar a bateria. Já aquele CLR_CMO não tem encaixe algum

adicionado 31 minutos depois

@PedraX Eu notei que na minha placa-mãe não parece ser possível conectar o jumper no como, então eu só fiz o processo da bateria e irei ver os resultados

Postado

Eu tirei a bateria assim como foi dito e a Bios foi resetada, Porém quando eu entro na Bios ele finalmente voltou com o padrão de 3.4. Só que quando eu ligo o pc ele volta pro 1.6 e não sai de la por nada . Olha como esta de acordo com o MSI Afterburnerimage.thumb.png.461f436b814dcc15fbe065b8851fb071.pngOlh

Postado

Rode um programa para teste tipo AIDA64extreme, dá para usar 30 dias, rode em "burning", o gráfico mostrará a CPU forçada no máximo, aí poderá verificar se está atingindo o clock do processador.

As CPU modernas tem um modo automático de economia de energia que baixa o clock quando não está sendo necessário, embora eu ache que esses 1,6 Ghz está baixo demais, pode ser caracteristica do processador.

adicionado 1 minuto depois
5 horas atrás, Darius Oliveira disse:

Já aquele CLR_CMO não tem encaixe algum

E não tem mesmo, você tem que colocar um jumper nos dois pininhos, fechando um circuito.

Postado

@PedraX Vou Baixar esses aplicativos. Eu ja estou ciente que processador utiliza menos clocks quando não tem tem necessidade de uso.. porém quando eu vou jogar alguns jogos(Jogos pesados por sinais) como GTA V, Apex, Assasin's Creed e Rainbow Six ele fica travado em 1.6 Ghz. Porém vou tentar baixar esses apps que você recomendou

14 minutos atrás, PedraX disse:

As CPU modernas tem um modo automático de economia de energia que baixa o clock quando não está sendo necessário, embora eu ache que esses 1,6 Ghz está baixo demais, pode ser caracteristica do processador.

adicionado 1 minuto depois

Como você disse, 1.6 é realmente muito baixo para um processador de 3.4. mas eu não sei se é caracteristica do meu processador porque eu ja vi muitos videos no youtube do i5 3570k Rodando em perfeito estados os mesmos jogos que eu tenho no pc. 

Postado

Ví o vídeo e é um mistério, está com esse processador há muito tempo? Para tirar uma última dúvida, consegue um CD de boot de UBUNTU? Teste no Linux para ver se não é alguma restrição no Windows. Alternativamente pode fazer um processo de restauração desse Windows(é o Windows 10?)

• Curtir 1
Postado

@PedraX  Sim, o meu é o Windows 10 e eu não faço ideia de quem poder ter o CD de Boot de UBUNTU. Eu nunca tive um linux antes mas se você tiver o link para baixar ja vai ajudar. Meu windows é original então se eu restaurar sla por 8 muda algo ? ou eu só formato mesmo

adicionado 36 minutos depois
1 hora atrás, PedraX disse:

Ví o vídeo e é um mistério, está com esse processador há muito tempo?

Eu comprei ele na Olx o cara disse que tinha pouco tempo de uso. porém eu não monitorava bem antes.

Postado

@Darius Oliveira a H61 é uma placa-mãe para segunda geração, e para funcionar com processadores de terceira geração geralmente é necessária a atualização da BIOS. Verifique a revisão da sua placa (geralmente está impressa ao lado do modelo, no PCB). Depois veja qual versão da BIOS está instalada e verifique no site do fabricante se a sua é a mais atual. Se não for, atualize.

Essa placa tem um monte de revisões, e a sua pode ser que seja uma problemática.

Qual o modelo exato da fonte de alimentação?

7 horas atrás, Darius Oliveira disse:

@PedraX

Eu comprei ele na Olx o cara disse que tinha pouco tempo de uso. porém eu não monitorava bem antes.

Ele pode ter vendido já com o problema  e você não notou logo.

Postado

O mais urgente é voce providenciar a atualização da BIOS.

Esse é um processo um pouco complicado, aconselho buscar ajuda se não tiver segurança de executar com precisão.

Deve procurar a versão da BIOS mais atual e estável no site da Gigabyte dessa placa-mãe.

Vai precisar de um pendrive.

primeiro precisa de um processo de criação de um pendrive bootavel, pode usar vários programas, o mais antigo é o da HP

https://hp-usb-disk-storage-format-tool.softonic.com.br/

Outro é o Rufus, que é bem fácil de mexer:

https://rufus-usb.br.uptodown.com/windows/download

Crie em modo DOS (o da tela preta)FAT32bits.

Feito isso, copie os arquivos da BIOS nele.

Tem que entrar na BIOS do PC e mudar o dispositivo de boot para bootar pela USB(agora deve estar bootando pelo HD)

Grave a configuração alterada usando a tecla F10, reinicie o PC.

Na tela preta vai executar a *.exe que tem lá. Nesse ponto é que precisa de experiencia porque ás vezes tem que procurar o executável.

OBS: o que o colega falou tem procedencia, essa placa-mãe nem deveria ter reconhecido seu processador porque o default de fábrica é para processadores de segunda geração e esse que aparece é de terceira geração. Em todo caso, se ainda estiver no prazo de garantia da OLX converse com o vendedor porque acho sacanagem ele não ter falado do defeito.

adicionado 25 minutos depois

Olhei o print do CPU-Z q você postou e achei muito estranho, aparece 10a, e na Gigabyte as versões são FXX(já tive Gigabyte), a mais atual BIOS é F4, então é estranho, deveria estar na verdade F1, que é a original.

• Curtir 2
Postado

@Darius Oliveira

@PedraX

@rodrigops

Ola irmaos, como tinha dito ,qualquer coisa ia posta aqui, pois estava com o mesmo problema que voce, e resolvemos esse problema:

o suposto problema e uma atualização do windows que a intel disponibilizou para correção de falha de segurança nos processadores perdendo 30% do poder de processamento total.

mais informações aqui:

Postado

@PedraX A Bios da minha placa-mãe não esta desatualizada, muito pelo contrario. a minha placa-mãe esta na REV 2.2 e a bios dela esta bi beta desde 2015.

11 horas atrás, rodrigops disse:

Com ele disse q ficava normal. eu estou começando a achar q o problema é a placa-mãe mesmo

11 horas atrás, rodrigops disse:

@Darius Oliveira a H61 é uma placa-mãe para segunda geração, e para funcionar com processadores de terceira geração geralmente é necessária a atualização da BIOS.

Minha BIOS de acordo com a Gigabyte esta atualizada. e no site da giga eles possui uma lista da qual mostra todos os processadores suportados pela H61. Segue Anexos Abaixo

Screenshot_7.png

Screenshot_8.png

Screenshot_9.png

Postado
3 minutos atrás, Darius Oliveira disse:

@PedraX A Bios da minha placa-mãe não esta desatualizada, muito pelo contrario. a minha placa-mãe esta na REV 2.2 e a bios dela esta bi beta desde 2015. 

Com ele disse q ficava normal. eu estou começando a achar q o problema é a placa-mãe mesmo

Minha BIOS de acordo com a Gigabyte esta atualizada. e no site da giga eles possui uma lista da qual mostra todos os processadores suportados pela H61. Segue Anexos Abaixo

Screenshot_7.png

Screenshot_8.png

Screenshot_9.png

https://www.tudocelular.com/windows/noticias/n117133/falha-intel-deixara-computadores-30-mais-lento.html

Postado

@junior-silva Eu li a Respeito. Mas hoje eu notei algo estranho. Minha CPU Finalmente começou a ficar com 3.4ghz nativo. Mas após eu abrir o League of Legends ele ficou Travado de volta no 1.6Ghz Gravei até outro video mostrando mais.

adicionado 0 minutos depois
1 minuto atrás, junior-silva disse:

Eu estava acompanhando seu posto e vi que um brother comentou sobre isso tambem. mas seria isso a influencia ?

Postado

@Darius Oliveira

ola exatamente, veja la no meu topico, minha cpu chegou a chegar no windows a 95 % mais ao usar o stress ele ficou a 2.6 GHZ, quando fui pro linux ficou normal todo tempo quando necessário ficava a 2.93 ghz pois ainda não tem essa update pro linux , no meu poste coloquei imagens , mais vou por aqui também. la tem mais detalhes dos procedimento que fiz.

confere o terminal esta como 2.935 MHz = 2,93 GHz, e no windows nao importa o que eu faça nao chega no total, mesmo com overclock.

tente formata o pc pra antes da update creio eu que se for o problema da atualização volte ao normal embora que nao perderia segurança por desempenho.

save.png

5.png

3.png

Postado

@rodrigops

3 minutos atrás, rodrigops disse:

@junior-silva desconsidere esse valor de clock mostrado no Gerenciador de Tarefas do Windows. Sempre mostra um clock mais baixo em alguns processadores.

antigamente mostrava tudo, bem certinho fora que quando fiz overclock mostrou um melhor desempenho como tinha dito, e a temperatura monitorada nao aumentou consideravelmente se mantendo estavel, sendo assim nao e o gerenciador de tarefas, e no linux como nao tem update ainda pra correçao eu ate desabilitei o "ovoerclock" ele deu os 2,93GHZ.

mais bem diga um app pra gerencia a frequencia no windows para eu testa aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!