Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Novo computador: até R$5.000,00


Posts recomendados

Boa noite, pessoal.

 

Eu tenho uma máquina Dell antiga na qual fiz uns upgrades. É um i5 750 2.67GHz, 16GB RAM, eu coloquei uma Nvidia 550ti, um SSD Samsung 750 240GB, um HD HGST 2TB, e uma fonte Corsair CX500.

 

Agora estou querendo uma máquina nova, para trabalho como desenvolvedor e também para jogar. No meu trabalho preciso de performance single thread, mas às vezes uso a GPU. Meus jogos são na maioria simuladores com gargalo na CPU e pouca demanda de vídeo.

 

O meu orçamento é R$6000, mas quero que sobre uns R$1500 para um monitor ultra-wide de 29". O processador tem que ser Intel, a melhor performance single thread dentro do orçamento, pelo menos 16GB de RAM, mas 32GB se couber no orçamento, e vídeo Nvidia, pelo suporte melhor a Linux.

 

Pesquisando cheguei na seguinte configuração:

  • Processador Core i7 8700 3.2GhZ
  • placa-mãe H370 Aorus Gaming 3 Lga1151
  • Memória Kingston 16gb Ddr4 2400mhz Hyper Fury
  • Placa De Video Galax Gtx 1060 6gb Oc Exoc 192 Bits

 

Meu plano é montar essa máquina nova no gabinete da Dell antiga, aproveitando fonte, HD e SSD, e passar o hardware antigo para outra máquina que tenho e uso como headless server.

 

Minhas dúvidas:


1. Algo de errado nessa configuração? Alguma coisa que devo trocar por outra de melhor custo-benefício?
2. A fonte Corsair de 500W vai dar conta ou preciso comprar uma nova? Montei a configuração no pcpartpicker.com e deu estimativa de 226W. É menos da metade, mas fico com um pouco de receio por ser uma fonte com uns 4 anos de uso. Tenho outra Corsair de 400W com menos de 1 ano.

3. Qual cooler recomendam usar para esse processador, considerando que não planejo fazer overclock. 

4. Posso aproveitar o gabinete Dell ou devo comprar um novo? Recomendam algum, de preferência com aparência mais profissional e menos "gamer".


Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marcio Lopez disse:

1. Algo de errado nessa configuração? Alguma coisa que devo trocar por outra de melhor custo-benefício?

Coloque o link com o preço, talvez a galera saiba de alguma promo melhor.

 

1 hora atrás, Marcio Lopez disse:

2. A fonte Corsair de 500W vai dar conta ou preciso comprar uma nova? Montei a configuração no pcpartpicker.com e deu estimativa de 226W. É menos da metade, mas fico com um pouco de receio por ser uma fonte com uns 4 anos de uso. Tenho outra Corsair de 400W com menos de 1 ano.

Dá e sobra, relaxa.

 

1 hora atrás, Marcio Lopez disse:

3. Qual cooler recomendam usar para esse processador, considerando que não planejo fazer overclock. 

Apesar de não fazer OC, esse I7 costuma ser um pouco esquentado.
Mas o principal aqui é saber a altura de Cooler que o seu gabinete comporta. VERIFIQUE ISSO COM URGÊNCIA.

Esse Cooler PCYES Zero KZ4, tem uma boa performance em comparação ao seu valor.

 

1 hora atrás, Marcio Lopez disse:

4. Posso aproveitar o gabinete Dell ou devo comprar um novo? Recomendam algum, de preferência com aparência mais profissional e menos "gamer"

Mano...isso é muito pessoal mas entendo o seu gosto, pois possuo o mesmo.

Eu opto sempre pela sobriedade, por isso escolhi Sharkoon AM5 Silent, pois além de ele ser sóbrio ele é revestido por um manta acústica que segura muito o som. Mas cuidado, pois isso tem um preço que é a pouco circulação de ar dentro do gabinete e maior aquecimento.

 

1 hora atrás, Marcio Lopez disse:

placa-mãe H370 Aorus Gaming 3 Lga1151

Realmente é necessário uma H370? Preço?

Talvez uma H310 ou B360 seja útil, leve em consideração slots de RAM, Audio, USB e demais itens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pietro Luigi Obrigado pela resposta

 

10 horas atrás, Pietro Luigi disse:

Mas o principal aqui é saber a altura de Cooler que o seu gabinete comporta. VERIFIQUE ISSO COM URGÊNCIA.

 

Tem como medir isso ou é especificado pelo fabricante? Pelos comentários que estou achando sobre outros upgrades, parece que a Dell fabrica as placas-mãe e gabinetes casados para o modelo. 

 

10 horas atrás, Pietro Luigi disse:

Realmente é necessário uma H370? Preço?

 

Não sei, essa é uma dúvida. Eu fiquei entre a H370 e a B360. Escolhi a H370 pensando a longo prazo, para ter mais opções de upgrade, mas pensando no assunto acho que dificilmente vou precisar de mais de um PCI-E e com uma B360 com 4 slots de RAM dá pra economizar uns R$300.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Marcio Lopez disse:

Tem como medir isso ou é especificado pelo fabricante?

Tem como medir manualmente...masssssssss...eu vou pelas especificações da fabricante, o que pode ser meio chato de achar as vezes.

 

47 minutos atrás, Marcio Lopez disse:

Não sei, essa é uma dúvida. Eu fiquei entre a H370 e a B360. Escolhi a H370 pensando a longo prazo, para ter mais opções de upgrade, mas pensando no assunto acho que dificilmente vou precisar de mais de um PCI-E e com uma B360 com 4 slots de RAM dá pra economizar uns R$300.

Pega as opções que tem disponíveis q coloca no papel pra ver todas as especificações de cada, a partir dai você pesa p/ ver se p/ você vale a pena investir esses R$300 por X ou Y em tal chipset, ou vale a pena investir essa grana em + RAM e etc.


Qualquer dúvida posta ae...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pietro Luigi

 

Fiz a comparação que você recomendou e resolvi ficar com a Gigabyte B360 Aorus Gaming 3. A B360M D3H economizaria uns R$180, mas não gostei de algumas coisas dela. O engraçado é que ela tem até um slot PCI, porta serial e paralela, então acho que é mais voltada para empresas e corporativo. 

 

Comprei um kit fechado com a placa, processador e 16GB de memória por R$3350, com frete grátis. O vendedor já vai enviar tudo montado e testado, é uma dor de cabeça a menos para mim. 

 

Comprei o cooler que você recomendou e resolvi comprar o gabinete de uma vez e deixar pra lá essa ideia de aproveitar o antigo, mas não achei o que você recomendou. Achei esse Bluecase BG-015, bem recomendado como opção de bom custo benefício, e está bem no estilo que eu gosto.

 

A placa de vídeo está com uma promoção legal na terabyte, até compensaria ter comprado ela e o cooler por lá, no mesmo frete, mas comprei pelo ML mesmo, com frete grátis deu pouca diferença.

 

No final das contas, tudo ficou em R$4940, bem no orçamento. Não deu pra chegar nos 32GB de RAM, mas não é tão crítico agora.

 

Agora é esperar chegar e montar tudo. Quando estiver pronto eu posto o resultado aqui. Obrigado pela ajuda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Marcio Lopez disse:

Fiz a comparação que você recomendou e resolvi ficar com a Gigabyte B360 Aorus Gaming 3. A B360M D3H economizaria uns R$180, mas não gostei de algumas coisas dela. O engraçado é que ela tem até um slot PCI, porta serial e paralela, então acho que é mais voltada para empresas e corporativo. 

Eu achei ela muito interessante, tem até o USB C que somente as 2 mais caras tem.

Mas a H370 tem um excelente CODEC de áudio.

 

21 horas atrás, Marcio Lopez disse:

A placa de vídeo está com uma promoção legal na terabyte, até compensaria ter comprado ela e o cooler por lá, no mesmo frete, mas comprei pelo ML mesmo, com frete grátis deu pouca diferença. 

Eu olharia com carinho p/ promos da RX580 8Gb, da pra economizar uma graninha, ela tem um desempenho um pouco superior e possui 8Gb de VRAM.

 

21 horas atrás, Marcio Lopez disse:

Comprei o cooler que você recomendou e resolvi comprar o gabinete de uma vez e deixar pra lá essa ideia de aproveitar o antigo, mas não achei o que você recomendou. Achei esse Bluecase BG-015, bem recomendado como opção de bom custo benefício, e está bem no estilo que eu gosto.

Mano, testa 1° com seu gabinete antigo, se der certo é mais uma graninha economizada que você pode investir em hardware.
Meu cunhado montou uma bela máquina(R7 1800+32Gb e etc) p/ trabalho num gabinete da positivo que está sendo 100% funcional.

 

Tem esse Aerocool Aero 500 por R$199 com controlador de fan, pessoal fala muito bem dele mas não achei a informação da altura do cooler.

 

E tem esse Sharkoon AM5 Silent por R$190 quase igual ao meu(tenho o Azul). Se a cor te irritou não se preocupe, pois ali é somente propaganda, quando o meu chegou fiquei bem aliviado porque é bem escura a tampa, nem no sol fica claro.

 

 

Mas enfim, veja bem as suas prioridades, dai você economiza um pouco aqui, um pouco ali e consegue os R$500 p/ colocar +16Gb.

 

Eu pelo menos prefiro 1° o investimento no hardware principal(CPU+GPU+RAM+MOBO) do que gabinete, teclado, headset e etc.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Pietro Luigi disse:

Eu olharia com carinho p/ promos da RX580 8Gb, da pra economizar uma graninha, ela tem um desempenho um pouco superior e possui 8Gb de VRAM.

 

Sim, mas isso em Windows e DirectX. Para mim o que importa é a performance com X11 + OpenGL no Linux, e a GTX 1060 é bem melhor. Suporte da AMD para OpenGL sempre foi capenga, e agora abandonaram de vez para focar em Vulkan e Wayland. Pode ser que a longo prazo fique melhor, mas para mim no momento não compensa. Meus jogos nem rodam direito com Vulkan.

 

Quem é mais ideológico em relação a open-source pode até preferir AMD no Linux porque estão investindo mais no driver open-source e as distribuições mais recentes já vêm com o driver no kernel, enquanto a Nvidia nunca colaborou muito. Não é o meu caso. 

 

1 hora atrás, Pietro Luigi disse:

Mano, testa 1° com seu gabinete antigo, se der certo é mais uma graninha economizada que você pode investir em hardware.

 

Não sei... o gabinete antigo não tem nem ventilação direito, só tem lugar para um cooler traseiro. No começo eu queria usar ele, mas acho que não vai ficar legal. Vamos ver. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No final das contas o gabinete Dell nem serviu. A placa simplesmente não cabe nele. Acabei montando em um gabinete ATX antigão que eu tinha aqui, e ficou até legalzinho. Ele tem 3 baias de 5 1/4, acho que vou cortá-las e colocar um cooler de 120mm na frente. Está com 2 de 90mm, um na lateral e um atrás. Mesmo jogando ainda não vi nada passar de 65º C, com temperatura ambiente de 22º C.

 

A montagem foi super-tranquila, o único problema foi precisar atualizar a BIOS para reconhecer a GTX 1060. 

 

Ainda não tentei rodar o Windows, estou só no Linux, mas desconfio que o Windows 7 OEM da Dell vai reconhecer a mudança de hardware e não vai gostar. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...