Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal alguém sabe ou já ligou o interruptor SONOFF T1 US em uma lampada 2 fases (220v), como não sou da área (sou de Telecom), gostaria de saber qual é a maneira correta de ligar 1 lampada 220 v, tenho de instalar tanto com interruptor simples, como 2 interruptores  em paralelo. Pois não quero deixar uma das fases ligada direta no bocal da lampada, (como muitas vezes em 110 v é feito com o neutro) e a ligação que vi no manual do SONOFF T1 ele usa só uma fase para fazer a interrupção (chave) e não é como aqueles interruptores bipolares, se puderem desenhar o circuito com base na imagem Wiring que anexei, ficarei grato, pois minha preocupação é de um circuito que use corretamente as conexões, baseado nas ligações deste equipamento especifico.

Atenção: Não é o SONOFF basic, e sim aquele touch com um 1 interruptor apenas. Se puderem dar uma olhada no site da ITEAD

https://sonoff.itead.cc/en/products/residential/sonoff-t1-us

A imagem WIRING que está anexo é de um que usa 3 saidas (3 interruptores em um só espelho) para ligar ou desligar 3 lampadas independentemente. Creio que o de 1 que eu comprei só deva ter só uma saida (L1) para 1 lampada.

SONOFF T1.jpg

wiring-1.jpg

Postado

Não tem como. Ele é feito pra cortar somente uma fase. 

Uma solução pra cortar as duas fases, seria o uso de um relé auxiliar com duplo contato. A bobina dele deve ser para 220Vac. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Se eu fosse você nem leria o que vem a seguir...

Como são 3 relés, uma alternativa muito lôca seria você desmontar, cortar trilhas e ligar a outra fase em outro relé (e perder um controle). Mas isso não é pra qualquer um muito menos pra você que não é do ramo.

Ah tá... o seu não é de 3...fui pela imagem (que vale + que mil palavras)... pelo menos avisei pra não ler...

Vá de@Renato.88 mesmo com relé 220 de 2 polos

produtoArquivo_16771_3280_orig.jpg

ou contator

Postado
8 horas atrás, Renato.88 disse:

Não tem como. Ele é feito pra cortar somente uma fase. 

Uma solução pra cortar as duas fases, seria o uso de um relé auxiliar com duplo contato. A bobina dele deve ser para 220Vac. 

se eu usar este esquema da imagem abaixo será que funciona?

3 way 220v.jpg

Postado
1 hora atrás, Claudemar Paulino disse:

se eu usar este esquema da imagem abaixo será que funciona?

Funciona, mas não é recomendado. 

Existe risco de curto circuito em caso do interruptores derem problema. 

E ainda não resolve o problema de deixar as duas fases desligadas. 

A solução para esse caso são os mais caros interruptores bipolares. 

Postado

Entendido.  É meu amigo,  enquanto não voltarem a fazer novos testes com energia ressonante por um só fio,  (esta mesma não funciona pela lei de Ohm conhecida)  e também a energia sem fio,  pelo ar,  como Tesla estava tentando,  não vamos evoluir,  mas isto é assunto para outro tópico. Valeu. 

16 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Se eu fosse você nem leria o que vem a seguir...

Como são 3 relés, uma alternativa muito lôca seria você desmontar, cortar trilhas e ligar a outra fase em outro relé (e perder um controle). Mas isso não é pra qualquer um muito menos pra você que não é do ramo.

Ah tá... o seu não é de 3...fui pela imagem (que vale + que mil palavras)... pelo menos avisei pra não ler...

Vá de@Renato.88 mesmo com relé 220 de 2 polos

produtoArquivo_16771_3280_orig.jpg

ou contator

É valido sim, eu entendo de eletrônica, sou formado como Técnico eletrônico e em Automação,  isto que você comentou eu entendi, o que eu disse que não era do ramo, é sobre projetos elétricos residenciais, como nunca fui muito fã, e como há varias gambiarras nesta área, eu quis uma opinião de alguém que conheça melhor da área. obrigado, vou pesquisar melhor.

adicionado 2 minutos depois
11 horas atrás, Renato.88 disse:

Funciona, mas não é recomendado. 

Existe risco de curto circuito em caso do interruptores derem problema. 

E ainda não resolve o problema de deixar as duas fases desligadas. 

A solução para esse caso são os mais caros interruptores bipolares. 

ok, valeu. Analisando melhor realmente pode  dar problema . Obrigado de novo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!